quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Incuo e súcubo

     Ambos os nomes, Incubus e Sucubus, têm origem latina. Incubus vem do verbo incubare que significa "deitar-se sobre" e Sucubus vem do verbo succubare que significa "deitar-se em baixo de"e também é uma alteração do antigo latim succuba significando prostituta.Assim sendo,Incubus são demonios machos que visitam mulheres mortais e têm sexo com elas,enquanto Sucubus são a versão feminina e atacam homens.
           São criaturas descritas desde a Antiguidade Clássica,mas que tiveram seu apogeu de acordo com relatos na Idade Média que segundo a lenda eram homens e mulheres extremamente bonitos que provocavam padres,monges e freiras.Aparece em sonhos que a vítima está sentindo prazer , tomando a forma mais atraente para a vítima,atraindo-a para si com seu magnetismo,sugando a energia sexual da vitima.Estão associados a casos de doenças e tormentos psicológicos de origem sexual, pois após os ataques se seguiam pesadelos e poluções noturnas(ejaculação involuntária que ocorre durante o sono) nas vítimas.De acordo com a mitologia, são seres que podem viver aproximadamente 750 anos.
            De acordo com o Malleus Maleficarum, ou "Código Penal das Bruxas", os succubi recolhem sêmen dos homens com os quais copulam para que um íncubo possa, então, posteriormente, engravidar mulheres. Crianças assim nascidas eram para ser supostamente mais suscetíveis às influências de demônios.
            Existem muitas lendas que relatam acontecimentos ou encontros com estes demônios, cada um influenciado pela sua cultura e contexto sócio-político.Na era medieval acreditava-se que esta terrível criatura sugava a força vital da vítima,o que naqueles tempos representava a alma.Portanto pensava-se que os Sucubus e Incubus roubavam almas.Mas com o passar dos séculos os hábitos destes seres mudaram muito drasticamente.Começaram a assediar e a consumar atos sexuais,sendo considerado um pecado contra Deus.Estas lendas medievais provavelmente devem vir do antigo mito grego de Empusae,que eram demônios e filhas da  deusa Hecate.Podiam transformar-se em cadelas,vacas ou belas donzelas e deitavam-se com os homens de noite,sugando a sua forca vital até á morte.
           Em muitas historias dizem ser filhos de Lilith que segundo as antigas lendas Hebraicas,foi a primeira mulher de Adão,feita apartir do mesmo barro que ele.Ela deixou Adão porque durante o ato sexual,ele deitava-se sempre por cima dela e como ela achava-se igual a ele,o ato devia se consumado com ambos deitados de lado.Após não ter o que queria,Lilith decidiu deixar o Eden e foi em direção o Mar Vermelho,para onde iam os demônios.Então,Deus enviou três anjos para trazê-la de volta.Lilith se negou a voltar ao Eden e em consequência do seu ato ela foi amaldiçoada.Começou a copular com anjos caídos e teve diversos filhos demônios que seduziam os fracos mortais no silêncio da noite.
            Muitos historiadores afirmam que os Incubos são anjos caídos em que o seu único proposito é ter filhos mortais.Estes demônios não tinham corpos e para atacarem tinham ou de animar um cadaver ou manipular um pedaço de carne humana e fazer dele o seu corpo. Tambem é referido noutras lendas que estes demônios podiam assumir a aparência de pessoas que a vitima conhecia bem,como o marido ou um vizinho.
Dica:Série- Lost girl:Na série a protagonista Bo e sua mãe são súcubo
               Animes-Rosário + Vampire
           
            
         

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Ninfa

   Ninfa deriva do grego nimphe (Νύμφε),que significa "noiva", "velado", "botão de rosa", dentre muitos outros significados.As ninfas são espíritos,habitantes dos lagos e riachos, bosques,florestas,prados e montanhas.
       Presentes na mitologia grega,as ninfas são qualquer membro de uma grande categoria de deusa,espíritos naturais femininos,às vezes ligados a um local ou objeto particular. Muitas vezes,as ninfas compõem o aspecto de variados deuses e deusas.São frequentemente alvo da luxúria dos sátiros(um ser da natureza com o corpo metade humano e metade de bodes).Em outros resumos as ninfas seriam fadas sem asas, leves e delicadas.
       São frequentemente associadas a deuses e deusas maiores,como a caçadora Ártemis, ao aspecto profético de Apolo,ao deus das árvores e da loucura Dionísio,ao aspecto pastoreador de Hermes.
       Segundo Homero(poeta épico da Grécia Antiga),as Melíades descendentes de Urano (personificação do céu) são as ninfas mais antigas.As Meliades são nascidas do freixo - árvore que simboliza a durabilidade e a firmeza. Essas ninfas eram beliciosas, isto é, tinham uma vontade nata de guerrear. Nasceram do esperma de Urano, juntamente com Afrodite, as Erínias e os gigantes quando o filho de Urano, Cronos, castrou seu pai e jogou seus genitais ao mar, muito embora Afrodite tenha surgido de forma diferente dos demais, que nasceram das gotas do falo de Urano ao caírem na terra, enquanto a deusa nascera do resto de esperma em contato com a espuma de Pontos (as Ondas do mar). Algumas das Melíades são:
*Ide (visão)
*Adrastéia (inescapável)
*Amaltéia (alívio)
*Adamantéia (indomável)
*Kinosoure (guardar)
*Helike (circular)
*Melisse (doçura)
      Enquanto as demais ninfas são normalmente filhas de Zeus.
      Apesar de serem consideradas divindades menores,espíritos da menstruação,as ninfas são divindades às quais todo o mundo Helénico prestava grande devoção e homenagem,e mesmo temor.Não podemos esquecer que,de acordo com a mitologia grega,Hérmia era a rainha das fadas e ninfas.Embora não fossem imortais,as ninfas tinham vida muito longa e não envelheciam.Quando alegres,propiciavam tudo aos homens e à natureza.Tinham ainda o dom de profetizar,curar e nutrir.
                                                                      Classes
       Encontramos vários tipos ou classes de Ninfas conforme o seu alito, ou as diferentes esferas naturais a que estão associadas.Entre as mais populares, classificamos:

*Epigeias - Ninfas da terra ou cultivo. 
*Agrónomides - associadas aos campos cultivados
*Alseídes - associadas à natureza toda
*Antríades - associadas às cavernas
*Auloníades - associadas a pastos
*Dríades - associadas a árvores (carvalhos) 
*Hamadríades - associadas a outras árvores
*Leimáquides ou Limounídes - associadas a campinas e os prados
*Melíades - associadas à árvore do freixo
*Oréades ou Orestíades - associadas a montanhas
*Napéias - associadas a vales
*Efidríades - Ninfas da água:
*Oceânidas - filhas de Oceanus, qualquer corpo de água, normalmente água salgada.
*Nereidas - filhas de Nereu, associadas ao Mar Mediterrâneo, aos mares calmos e às águas litorâneas.
*Híades - filhas de Apolo e Cirene, irmãs de Faetonte, foram as responsáveis pelos cuidados de Dionísio,ninfas do rio.
*Plêiades - filhas de Atlas e Pleione, ninfas da chuva e irmãs de Hías.
*Corícias ou Coricídes - ninfas das covas ou cavernas nas montanhas, outro nome das Musas.
*Neféles - filhas de Hemera, por si só, ou junto a Éter, ninfas das nuvens
*Náiades - associadas à água doce. 
*Crineias ou Crinaias- associadas a fontes.
*Pegeias - associadas a fontes.
*Potâmides - associadas a rios.
*Limnátides ou Limneidas - associadas a lagos perigosos e pântanos.
Outros tipos de ninfa:
*As musas - filhas de Zeus e Mnemosine, ou de Uranus e Gaia, passaram a compor o séquito de Apolo durante a era olímpica: 
*Calíope - poesia épica
*Clio - história
*Erato - poesia lírica ou erótica
*Euterpe - música
*Melpômene - tragédia
*Polímnia - poesia sacra
*Tália - comédia
*Terpsícore - dança
*Urânia - astrologia
*Scylla - A ninfa que virou monstro devido a um feitiço da bruxa Circe.
*Perimélides - ninfas associadas ao gado.
*Epimélides - ninfas associadas às ovelhas.
*Trías - ninfas associadas às abelhas.
*Lâmpades - associadas ao submundo, compõem o séquito de Hécate.
*Hespérides - guardiãs do Jardim das Hespérides, onde cresciam maçãs de ouro que davam a imortalidade a quem as comesse.
*Thêmides-As têmides eram ninfas filhas de Zeus e da titânide Têmis, que viviam em uma caverna do rio Erídano; Personificavam as leis divinas e eram as guardiãs de importantes artefatos dos deuses.



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Deusa Sulis

     Sulis ou Suilead é a Deusa Celta da cura,das aguas termais e curativas,é muito cultuada pelos povos britânicos no sul da Inglaterra,seu nome significa sol e olho.
           Sol é devido ao fato de ser representada como alguém que nada nas aguas termais rumo à luz do sol. Isso ocorre, pois ela sai da “escuridão” enfrenta suas mazelas, seus medos e os cura indo em direção a luz. Já a parte do nome que significa “olho” vem devido ao fato dessa deusa estar ligada a agua doce, e quando vemos uma nascente d’agua, a chamamos de olho d’água. Além disso, significa também que Sulis é o próprio olho d’agua, por isso seu templo possui aguas mornas já que tal agua vem de dentro da terra. Já sua variante de nome, Suilead, significa sabedoria.
           Sulis possuía um SPA-santuário e um altar em Bath onde permitia as pessoas visitá-la e invocá-la pelos seus dons de cura e saúde. Sulis então é considerada uma Deusa Solar. Através de suas águas Ela é capaz de promover a cura e trazer saúde e bem estar para os seus devotos seus símbolos são tanto a água quanto o sol, um purifica e o outro consagra.E em seu templo residia um fogo perpétuo.
            Quando os romanos invadiram a Inglaterra acharam um lugar de agua termais onde era realizado cultos a Deusa Sulis. Pouco tempo depois da chegada dos romanos eles perceberam que a agua que se encontrava no templo da Deusa era curativa, medicinal e milagrosa.Eles comparavam Sulis a sua Deusa Minerva.


Os símbolos de Sulis são: mar, plantas , sol, fonte

As cores de Sulis são, Branco, verde claro e azul claro

Os aromas de Alecrim, arruda e flor de laranjeira

Os dias de Sulis são: Domingo e sexta-feir

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Seres mitologicos da água

retirada do site:mitologiadna.blogspot.com.br
Hipocampo:
O Hipocampo(Grego:hippos = cavalo,kampi = monstro),é uma criatura mitológica partilhada pela mitologia Fenícia e Grega.É descrito como cavalo na parte anterior do seu corpo como peixe na parte posterior como a cauda de um peixe escamoso, como um cavalo-marinho,outros dizem ter a forma de cavalo na metade anterior e de peixe, dragão ou serpente na posterior.Sua cor varia entre verde e azul.
      Na mitologia grega, o hipocampo servia de companhia e montaria às nereidas(filhas do deus Nereu,e compartilhavam com ele o mar Egeu) e de animal de tração ao carro de Poseidon(deus dos mares).Seres com características semelhantes aparecem na arte de outras culturas, inclusive a Mesopotâmia e a Índia. Também foi representado em bronzes, prataria e pinturas da Antiguidade romana ao período barroco.Na heráldica européia,o hipocampo é representado com cabeça e torso de cavalo, mas com uma barbatana de peixe no lugar da crina,pés com membranas no lugar de cascos, cauda de peixe e,às vezes,asas de peixe-voador.
retirada do site:mitologiamaniacos.blogspot.com.br
      Criados por Poseidon a partir da espuma do mar, são animais com caudas de peixe brilhantes, semelhantes ao arco-íris, e a parte frontal de seus corpos são de corcel branco. Os hipocampos são as montarias do exército de Poseidon. Homero associa Poseidon, que era o deus dos cavalos, tremores na terra e no mar, causados pelos cascos de bronze dos cavalos sobre a superfície do mar, e Apolónio de Rodes, sendo conscientemente arcaico em Argonautica, descreve o cavalo de Poseidon que emerge do mar e galopando para longe do outro lado das areias líbias. Em imagens helenísticas e romanas , no entanto, Poseidon (ou Netuno) muitas vezes leva uma carruagem marítima puxada por hipocampos. Assim, hipocampos são associados com esse deus em ambas as representações antigas e as mais modernas, como nas águas do século 18 na Fonte de Trevi em Roma.
         Eles podem viver em água doce e salgada e pode até mesmo respirar o ar, mas precisa ser perto da água para não ressecado. Eles são herbívoros e se alimentam de algas e vegetação macia.São muito dóceis mesmo quando atacados.
Kraken:
O Kraken é um lendário monstro marinho de proporção gigantesca,que habita nas costas da Noruega e da Groenlândia.Tem a aparência de uma lula ou de um polvo gigante com uma armadura impenetrável que ameaçava os navios no folclore nórdico.Este cefalópode tinha o tamanho de uma ilha e cem braços,acreditava-se que habitava as águas profundas do Mar da Noruega,que separa a Islândia das terras Escandinavas,mas poderia migrar por todo o Atlântico Norte.O Kraken tinha fama de destruir navios,mas só destruía aqueles que poluíam o mar e navios piratas.
    A lenda pode realmente ter originado a partir de observações da lula gigante ou lulas colossais que são estimadas a crescer 13-15 m(40-50 pés)de comprimento,incluindo os tentáculos.
Referências ao Kraken:
*Piratas do Caribe:O Baú da Morte,onde ele é um monstro marinho,é o monstro do pirata Davy Jones,que pode arrancar seu rosto e arrastá-lo para as profundezas abissais do mar com sua boca.Ele é invocado quando a tripulação de seu navio,o Holandês Voador,roda um volante com manípulos,que quando chega ao topo bate no casco,vibrando o mar e despertando o Kraken.
*Fúria de Titãs:(de 1981)quando perseu mata kraken,mostrando a cabeça da Medusa o transformando em pedra. Neste filme, que retrata algumas pinceladas da mitologia grega. O Kraken é o ser criado por Cronos com a finalidade de defende-lo quando presente na Terra, momento que ficaria fragilizado.
*Padrinhos Mágicos:no qual Cosmo (uma das fadas e personagens principais do programa) é julgado por ter afundado Atlântida (9 vezes).
*Ben 10:um monstro que queria proteger os ovos de Jonah Melvile.
*Cavaleiros do Zodíaco:o general marina do Oceano Ártico,Isaac,é representado por Kraken. *Júlio Verne também refere Kraken,por várias vezes,na sua obra Vinte Mil Léguas Submarinas.
*God of War 2 Kratos(o protagonista do jogo)enfrenta Kraken.
 *Tomb Raider: Underworld,Lara Croft encontra Kraken,que ficou preso em uma caverna submersa em Niflheim.
*Ele também aparece no jogo Age of Mythology como uma unidade mítica marinha nórdica e com o nome científico Psychroteuthis Pelagii.
*Ele é tambem um chefão do RPG Earthbound.
*No Mangá/Anime One Piece,o Kraken apararece enquanto a tripulação dos Chapeu de Palha está a caminho da Ilha dos Tritões.Após ser derrotado por Luffy,o Kraken (que recebe o nome de Surume) é domesticado por ele para ajudar a guiar o navio.
Hafgufa:
(do irlandês haf "mar" + Gufa "vapor"),é um enorme monstro marinho relatado ter existido no Mar da Groenlândia que disfarça-se como uma ilha ou um par de pedras no mar e tinha o hábito de naufrágar as embarcações,é melhor explicado cientificamente como uma ilha desaparecendo,e o hábito de arrotar(após o que parece ser chamado) é explicável pela liberação de gases de metano em submarinos vulcânicos eventos.
  No livro norueguês Konungs skuggsjá,Hafgufa(Hafgufu em norueguês idioma antigo)era descrito como um peixe enorme que mais parecia uma ilha do que como uma coisa viva,e descreve como era sua alimentação:"o Hafgufa arrotava,e expulsava tanta comida que atraia todos os peixes nas proximidades.Uma vez que um grande número tinha lotado em sua boca e na barriga,ele fechava a boca e devorava todos de uma vez.
     Na saga irlandesa Orvar-Odds,Hafgufa foi a mãe de todos os monstros do mar e se alimentava de baleias,navios,homens,e qualquer coisa que pegava.Hafgufa vivia debaixo d'água,e quando a maré estava baixa à noite,seu nariz e sua cabeça subia para fora da água.  A única descrição física fornecida na saga é o nariz de fora da água,que foi confundido com duas pedras enormes subindo do mar.
     É também conhecida como:Aspidochelone(uma grande baleia ou grande tartaruga marinha),Lyngbakr(uma enorme baleia)ou até Kraken o polvo.Ou também podem ser vistas como criaturas diferentes mas com as mesmas habilidades.
Akkorokamui:
É um polvo gigantesco presente no folclore Ainu,que supostamente se esconde no Funka Bay ,em Hokkaido. Diz-se que o seu enorme corpo vermelho pode atingir até 120 metros de comprimento.Devido a sua coloração e tamanho imenso, é visível a grandes distâncias.É, possivelmente,uma lula gigante ou um polvo.
Abaia:
Segundo a mitologia da Melanésia o Abaia é um tipo de enguia que vive no fundo dos lagos de água doce no Fiji,Salomão e Vanuatu Ilhas.O Abaia é dito por considerar todas as criaturas no lago seus filhos e os protege furiosamente contra qualquer pessoa que possa prejudicar ou perturbar-los.Diz-se que aqueles que são tolos o suficiente para tentar capturar os peixes de um lago contendo o Abaia são imediatamente dominado por uma grande onda causada pela goleada de cauda poderosa do Abaia.Outra versão da lenda diz que se alguém para prejudicar um criatura viva na casa do Abaia, o Abaia causaria uma tempestade de grande chuva inundando a terra e afogar quem causou o dano.
Dakuwaqa:
Na mitologia Fiji,é um deus tubarão muito respeitado pelos pescadores,porque ele os protegia de qualquer perigo no mar e às vezes os protegia do mal habitantes do mar.Ele já foi ir ao interior para conquistar a ilha Kadavu através do rio quando um outro deus o desafiou,na forma de um polvo . [7] Depois de uma grande batalha, o polvo ganhou(principalmente devido a seus oito braços que permitiu ele para segurar o ataque massivo de Dakuwaqa),forçando Dakuwaqa a promessa de nunca atacar Kadavu novamente.É assim que se tornou o deus Dakuwaqa e protetor de Kadavu.Dakuwaqa também pode mudar de forma em qualquer coisa,mas a sua forma real é a de um homem musculoso com a parte superior do tronco de um tubarão.

Serpente marinha:
É um monstro marinho mitológico que é retratado em forma de serpente,presente nas lendas dos homens do mar.Segundo tais histórias,a criatura ataca navios em alto-mar,devorando seus tripulantes.Ela surge em histórias como a Odisséia e em textos mais antigos.
Dicas: As Crônicas de NárniaA Viagem do Peregrino da Alvorada,de CS Lewis. O monstro é descrito como um ser maior que o navio, cabeça de cavalo sem orelha, de cores verde e vermelha e repleta de mariscos agarrados à pele.



    








sábado, 2 de fevereiro de 2013

Baobhan Sith

  Pronunciado baa'-van shee,é uma vampira da mitologia escocesa,similar à banshee da Irlanda.Também conhecida como a "Mulher Branca das Terras Altas da Escócia",tem a aparência de uma bela mulher com um vestido verde,que uma vez por ano se ergue da sua sepultura para seduzir jovens viajantes durante a noite e alimentar-se deles,geralmente são encontradas em florestas ou ambientes naturais.Elas caçam em grupos,juntas seduzem as vítimas com sua beleza,convidando os homens a dançar com elas e,eventualmente,bebendo seu sangue.
    Como todo vampiro,elas usam a sedução para ganhar suas vítimas e não toleram a luz do dia.Mas ao invés de usar presas para tirar sangue,parece que elas usam unhas afiadas.  Segundo uma versão da lenda,elas tem casco de cabra no lugar dos pés,que elas escondem sob o vestido.Outra variação diz que uma maneira de impedi-las de sair é a construção de um monte de pedras sobre seu túmulo.
     Existe uma lenda em relação a baobhan sith,onde um grupo de jovens viajantes pararam para passar a noite na colina Highlands escocesas.Eles fizeram uma fogueira e começou a desejar a companhia de belas mulheres.Quatro mulheres deslumbrantes apareceram,e começaram a dançar com os homens.A dança,que começou por diversão, tornou-se duro,e as mulheres rasgavam os homens e beberam seu sangue.Um dos homens saiu correndo de seu abrigo e se escondeu entre dois cavalos.As mulheres circulavam os cavalos,mas não conseguia atravessar para ele. Quando amanheceu,elas desapareceram.  Ele encontrou seus companheiros mortos e sem sangue.Pensa-se que as Sith Baobhan não poderam chegar nele por causa do ferro na ferradura dos cavalos.
fonte:wikipédia.com

Banshee ou Caoneag

   É uma fada da mitologia celta (Irlanda,na mitologia escocesa é conhecida como Bean Nighe.O termo origina-se do irlandês arcaico "Ben Síde",pelo irlandês moderno "Bean sídhe" ou "bean sí",significando algo como "fada mulher" (onde Bean significa mulher,e Sidhe,que é a forma possessiva de fada).
       Diz a lenda que quando alguém avistava uma Banshee sabia  que a morte estava próximo,os dias restantes de sua vida podiam ser contados pelos gritos da Banshee;cada grito era um dia de vida e,se apenas um grito fosse ouvido,naquela mesma noite estaria morto.
        As banshees só podiam lamentar para as cinco maiores famílias irlandesas:os O'Neills, os O'Briens, os O'Connors, os O'Gradys e os Klatte's no caso, uma fada era responsável por cada família.Seria o choro da mulher-fada.Essas mulheres-fadas apareceriam sempre após a morte para chorar no funeral.Conta a lenda que quando um membro de uma dessas famílias morria longe de sua terra,o som da banshee gemendo seria o primeiro aviso da morte . Também se diz que essas mulheres, chamadas de fadas, seriam fantasmas, talvez o espírito de uma mulher assassinada ou uma mulher que morreu ao nascer.
        A fey o Espírito da Vida,são as fadas opostas a Banshee.As banshees aparecem principalmente sob um dos três disfarces: uma jovem, uma mulher ou uma pessoa esfarrapada. Isso representa o aspecto tríplice da deusa Celta da guerra e da morte, chamada Badhbh, Macha e Mor-Rioghain. Ela normalmente usa uma capa com capuz cinza, ou uma roupa esvoaçante ou uma mortalha. Ela também pode surgir como uma lavadeira, e é vista lavando roupas sujas de sangue daqueles que irão morrer. Nesse disfarce ela é conhecida como bean-nighe (a lavadeira). Segundo a mitologia celta, também pode aparecer em forma de uma jovem e bela mulher, ou mesmo de uma velha repugnante. Qualquer que seja a forma, porém, sua face é sempre muito pálida como a morte, e seus cabelos por vezes são negros como a noite ou ruivos como o sol.A banshee também pode aparecer de várias outras formas, como um corvo, um arminho, uma lebre ou uma doninha – animais associados, na Irlanda à bruxaria.
          O gemido da Banshee é um som especialmente triste que parece o som melancólico do uivo do vento e tem o tom da voz humana além de ser audível a grande distância. Embora nem sempre seja vista, seu gemido é ouvido, usualmente a noite quando alguém está prestes a morrer. Em 1437,se aproximou do rei James I da Escócia, uma vidente ou banshee que profetizou o assassinato do rei por instigação do Conde de Atholl. Esse é um exemplo de banshee em forma humana.
Dicas:Harry Potter o bicho-papão de Simas Finnigan é uma Banshee.
            Banshee é o codinome de um dos mutantes dos X-men com poderes sonoros sobre-humanos.
             Na série Loste girl,1°temporada,Episódio 09-Fae Day,uma Banshee lamenta a morte de um fae.