Hécate (em grego antigo: Εκάτη, Hekátē "a distante" (embora alguns atribuam a origem do nome à palavra egípcia Hekat que significaria "Todo o poder"),na mitologia grega, é uma deusa,filha dos titãs Perses e Astéria.
Era conhecida como a mais próxima dos humanos,pois se acreditava que, nas noites de lua nova, ela aparecia com sua horrível matilha de cachorros fantasmas diante dos viajantes que por ali cruzavam.Ela enviava aos humanos os terrores nocturnos e aparições de fantasmas espectros.Também era considerada a deusa da magia e da noite, mas em suas vertentes mais terríveis e obscuras.Era associada a Ártemis,mas havia a diferença de que Ártemis representava a luz lunar e o esplendor da noite.Também era associada à deusa Perséfone,a rainha dos infernos,lugar onde Hécate vivia.
Dada a relação entre os feitiços e a obscuridade,os magos e bruxas da Antiga Grécia lhe faziam oferendas com cachorros e cordeiros negros no final de cada lua nova.Era representada com três corpos e três cabeças, ou um corpo e três cabeças.Levava sobre a testa o crescente lunar (tiara chamada de pollos),uma ou duas tochas nas mãos e com serpentes enroladas em seu pescoço.Os romanos assimilaram Hécate a Trívia, deusa das encruzilhadas,embora a relação dada entre ambas não seja tão perfeita como em outros casos da mitologia.Os marinheiros consideravam-na sua deusa titular e pediam-lhe que lhes assegurasse boas travessias. Hécate era uma divindade tripla:lunar,infernal e marinha.
Hécate uniu-se a Eetes(),de quem gerou a feiticeira Circe.O cipreste estava associado a Hécate.Seus animais eram os cachorros,lobos e ovelhas negras.Suas três faces simbolizam a virgem, a mãe e a senhora. Ela transmite o poder de olhar para três direcções ao mesmo tempo. Esta deusa sugere que algo no passado está amarrando o presente e prejudicando planos futuros.
Nos mitos,seu papel foi sempre secundário. Participou da Titanomaquia ao lado de Zeus,ajudou Deméter a procurar sua filha Perséfone quando esta foi raptada por Hades e combateu Hércules quando ele tentou enfrentar Cérbero,seu cão de companhia no mundo subterrâneo.
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
Gnomos
Imagem retirada de misteriosfantasticos.blogspot.com.br |
Conhecem os maiores segredos e tesouros da natureza,não aceitam falar com os seres humanos,pois eles os rejeitam por degradarem a natureza,se movem através da terra solida assim como os humanos se movem através do ar,com isso,eles se introduzem nas profundas raízes das montanhas,e exploram os mais diversos tipos de minérios e tesouros existentes.
Com a evolução do mito,os gnomos são frequentemente descritos como anões(como é o caso da mitologia nórdica) ou como um ser muito pequeno com poucos centímetros,usando barretes vermelhos e barbas brancas, trajando por vezes túnicas azuis ou de cores suaves.Com exceção dos Gnomos mals que são das cores cinza e preta,e dizem as lendas que é um ótimo lutador e faz estragos que podem até matar.
Simbolizam o ser invisível que através do inconsciente ou da imaginação e visão onírica tornam visíveis os objectos e materiais desejados pela cobiça humana.São os guardiões de tesouros íntimos da humanidade. Por vezes um gnomo capturado pode conceder desejos a um humano que o capture,mas na maioria das vezes o desejo realizado pode acabar se tornando uma maldição.Isso porque o gnomo castiga cruelmente o ser que odeia e,por isso,na imaginação popular da cultura europeia mediterrânea o gnomo é feio,disforme e malicioso.
Dizem que,quem consegue conversar com um gnomo, passa a ter muita sorte,e há pessoas que afirmam que se eles gostarem realmente do individuo que tem o dialogo certo com eles,pode até ganhar um dos tesouros que possuem.
Gnomos na crança Wicca
Na mitologia criacionista neopagã são os responsáveis pela solidificação de toda matéria.Todos os itens ligados à terra (terra, areia, argila, pedras, plantas…) são a eles.No corpo humano, agem principalmente nos ossos e nos sais minerais.
Signos ligados a terra como Touro,Capricórnio e Virgem tem uma grande ligação com esses seres mágicos,absorvendo portanto,em maior quantidade,as características relacionadas a eles.
Todos os gnomos são regidos pelo Rei Ghob, a quem os praticantes de magia invocam durante os rituais com esse elemento. Já os magistas angelicais geralmente invocam o arcanjo Uriel para lhes auxiliar nessas práticas.O Rei Ghob fornece os poderes mágicos aos gnomos, e a força para que eles consigam proteger os tesouros secretos da humanidade. Era poderoso e comanda todo o mundo místico dos gnomos e duendes. Na mitologia celta, seu equivalente é a rainha Mabi. Ghob, é o Rei da Terra, e mostra-se solidamente. É atarracado, pesado e denso; aparece na imagem tradicional do gnomo, ou “goblin”, transparecendo idade avançada, força animal e uma grande sensação de “peso” intrínseco.
*Direção: norte.
*Símbolo no hermetismo: quadrado amarelo.
*Cores esotéricas: marrom e o verde.
*Instrumentos de invocação na Wicca: o Pentáculo.
A Estátua
No ano de 1200 a.d. o sueco Frederick Ugarph encontrou uma estatua em madeira, muito bem conservada, na casa de um pescador na cidade de Nidaros (atualmente Trondhein), Noruega. A estátua de 15 cm de altura, sem contar o pedestal, trazia gravadas as seguintes palavras:NISSE Rikitg Stɸrrelse que significa “Gnomo, estatura real”.
A estátua estava em poder da família do pescador há muitos anos e Ugarph encontrou muita dificuldade ao tentar comprá-la, o que somente ocorreu após muitos dias de negociações. A estátua tem mais de 2.000 anos e que deve ter sido entalhada na raiz de uma arvore já extinta, cuja madeira é incrivelmente resistente. Segundo consta a inscrição no pedestal foi feita a muitos séculos após a estatua ter sido esculpida. A descoberta dessa estátua serve para ilustrar aquilo que os gnomos sempre afirmaram: que suas origens são escandinavas.
Foi somente após a Grande Migração dos Povos, no a.D. 395, que os Gnomos começaram a aparecer nos Países Baixos, provavelmente por volta do ano 449, quando o posto avançado romano na Britânia caiu sobre o julgo dos anglo-saxões e dos juntos. Existem evidencia a esse respeito numa carta escrita por Publius Octavus, sargento romano aposentado, dono de uma “Villa” e de algumas terras nos arredores da Lugdunum (atualmente Leiden, na Holanda) Publius não voltara a Roma por ter se casado com uma moça da cidade. Foi por muita sorte que sua propriedade não caiu nas mãos dos Bárbaros. Em sua carta, do ano 470, Publius Octavius disse:
“Hoje tive a oportunidade de ver uma criatura minúscula com meus próprios olhos. Usava um chapéu vermelho e camisa azul.Tinha barbas brancas e usava calças verdes. Disse que morava nessas terras a 20 anos. Falava a nossa língua, misturada com algumas palavras esquisitas. Desde então, tem conversado muitas vezes com aquele homenzinho. Disse-me ser descendente de uma raça chamada Kuwalden – uma palavra totalmente desconhecida para nós – e que existem muitos poucas iguais a ele em todo o mundo. Gosto muito de leite.De vez em quando,vejo-o no pasto cuidado dos animais”.
Durante aqueles tempos difíceis, quando Odoacer, rei dos alemães, finalmente conseguiu combater ate o último dos governantes do Império Romano Oriental, os Gnomos devem ter se estabelecido na Europa, na Rússia, na Sibéria, embora não existam informações precisas a esse respeito. Na verdade, os Gnomos não se interessam muito pela historia escrita, ou, pelo menos, assim o dizem. De qualquer forma, acredita-se que eles mantêm alguns arquivos secretos.
No livro de Wunderlich, de 1580, o autor menciona que, naquela época os Gnomos conseguiam manter uma sociedade sem diferença de classe por mais de 1000 anos. Com exceção do rei, que era escolhido pelo povo, não existem Gnomos pobres ou ricos, inferiores ou superiores. Talvez esse seja um dos motivos pelos quais se utilizaram na Grande Migração dos Povos para uma renovação de costumes. Tudo é muito plausível ate o momento de mencionarmos um mapa (atualmente extraviado) a respeito de um reino de Gnomos onde existiam muitas minas de ouro Aparentemente, utilizavam-se, então, de mão-de-obra escrava para a extração de ouro e devem existir registros sobre alguns movimentos de revolta dos Gnomos escravos.
A fazermos o uso de informações esparsas, como as mencionadas acima, podemos concluir que os Gnomos procuravam entrar em contato com as pessoas da sociedade em que viviam e faziam parte integrante da nossa própria sociedade até uns 50 ou 100 anos antes do reinado de Carlos Magno(778-814).
Texto do livro "Gnomos" - Leven En Werken Ven De Kabauter.
Dicas:*Na série de livros de Oz de L. Frank Baum , os Momes (assim escrito), especialmente o seu rei, são os principais adversários do povo de Oz. Ruth Plumly Thompson , que continuou a série após a morte de Baum, revertido para a ortografia tradicional Gnomo.
*Na série de livros As Crônicas de Nárnia de C.S.Lewis eles são conhecidos como Terráqueos que vivem no subterrâneo no Reino de Bismo
*Na série de livros Harry Potter de J. K. Rowling os gnomos são pragas domésticas. Eles são pequenas criaturas com cabeças que parecem batatas em pequenos corpos grossos. Gnomos são considerados inofensivos, mas travesso. E são "degnomizados" o nome que se dá ao lançá-los para um terreno vizinhos
Livros-GNOMOS : Wil Huygen e Rien Poortvliet - Ed. Siciliano
- O LIVRO SECRETO DOS GNOMOS : Wil Huygen e Rien Poortvliet - Ed. Siciliano
- A HISTÓRIA DOS GNOMOS : Molinero
Fonte:pt.wikipedia.org
misteriosfantasticos.blogspot.com.br
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Anjo
Definição
Anjo(do latim angelus e do grego ággelos(ἄγγελος),mensageiro).Conforme relatos bíblicos(Apocalipse 19:10),são criaturas espirituais, conservos de Deus como os homens que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus.Os anjos são mensageiros ou servidores celestiais de Deus(Hb 1:13,14),criados por Deus antes de existir a terra (Jó 38:4?7; Sl 148:2,5; Cl 1:16).
No Apocalipse os anjos são descritos como mensageiros de Deus, questionadores da verdade, libertadores de forças espirituais, guerreiros, portadores de oráculos, guardadores de cidade, soldados nas batalhas espirituais, anunciadores de juízo e adoradores incessantes na presença de Deus.
O principal papel dos anjos é ajudar os seres humanos, e incentivar os homens a evoluir, esse papel sempre apareceu nas historias da bíblia e existem vários tipos de ordem celestiais.
Pesquisando encontrei essa definição:Os Anjos também podem ser considerados escravos de Deus no que tange ao sentido lato da palavra escravo, isto é, o que vive em absoluta sujeição a outrem.E também podem igualmente serem considerados escravos porque não recebem nenhuma remuneração por seu trabalho e estão a mercê da vontade Divina, podendo Deus dispor a Seu critério do Anjo sem que ele possa exercer qualquer direito e/ou objeção pessoal ou legal.
Descrição
São descrito com asas parecidas com as de um pássaro(mais precisamente um pombo),uma auréola,são de uma beleza delicada e de um forte brilho,e também são representados como uma criança, por terem inocência e virtude.Sua descricão muda de acordo com sua categoria.
Relatos bíblicos contam que os anjos muitas vezes foram autores de fenômenos miraculosos, e a crença corrente nesta tradição é que uma de suas missões é ajudar a humanidade em seu processo de aproximação a Deus.
Anjo mal
Também conhecidos como;anjo caido ou dêmonio,resaltando que todos os anjos foram criados bons,alguns passaram para o lado de Lúcifer,que foi o primeiro anjo a ''cair''.
Hierarquia angélical
No Cristianismo os anjos foram estudados de acordo com diversos sistemas de classificação em coros ou hierarquias angélicas. A mais influente de tais classificações foi estabelecida pelo Pseudo-Dionísio, o Areopagita entre os séculos IV e V, em seu livro De Coelesti Hierarchia.
As classificações propostas na Idade Média são as seguintes:
*São Clemente, em Constituições Apostólicas, século I:
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Éons, 4. Hostes, 5. Potestades, 6. Autoridades, 7. Principados, 8. Tronos, 9. Arcanjos, 10. Anjos, 11. Dominações.
*Santo Ambrósio, em Apologia do Profeta David, século IV:1. Serafins, 2. Querubins, 3. Dominações, 4. Tronos, 5. Principados, 6. Potestades, 7. Virtudes, 8. Anjos, 9. Arcanjos.
*São Jerônimo, século IV:1. Serafins, 2. Querubins, 3. Potestades, 4. Dominações, 5. Tronos, 6. Arcanjos, 7. Anjos.
*Pseudo-Dionísio, o Areopagita, em De Coelesti Hierarchia, c. século V:1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
*São Gregório Magno, em Homilia, século VI:
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Principados, 6. Potestades, 7. Virtudes, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
*Santo Isidoro de Sevilha, em Etymologiae, século VII:1. Serafins, 2. Querubins, 3. Potestades, 4. Principados, 5. Virtudes, 6. Dominações, 7. Tronos, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
*João de Damasco, em De Fide Orthodoxa, século VIII:1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Potestades, 6. Autoridades (Virtudes), 7. Governantes (Principados), 8. Arcanjos, 9. Anjos.
*São Tomás de Aquino, em Summa Theologica, (1225-1274): 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
*Dante Alighieri, na Divina Comédia (1308-1321): 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Arcanjos, 8. Principados, 9. Anjos.
A classificação mais corrente,são de Pseudo-Dionísio e de Tomás de Aquino,que divide os anjos em nove coros,agrupados em três trìades:
1°Triade:É composta pelos anjos mais próximos de Deus, que desempenham suas funções diante do Pai . São:
*Serafins:do hebreu saraf (שרף), e do grego, séraph, que significam "abrasar, queimar, consumir". Também foram chamados de ardentes ou de serpentes de fogo. É a ordem mais elevada da esfera mais alta. São os anjos mais próximos de Deus e emanam a essência divina em mais alto grau. Assistem ante o Trono de Deus e é seu privilégio estar unido a Deus de maneira mais íntima, e são descritos em Isaías como cantando perpetuamente o louvor de Deus e tendo seis asas.
*Querubins:Do hebreu כרוב - keruv, ou do plural כרובים - keruvim, os querubins são seres misteriosos, descritos tanto no Cristianismo como em tradições mais antigas às vezes mostrando formas híbridas de homem e animal.No Gênesis aparece um querubim como guardião do Jardim do Éden, expulsando Adão e Eva após o pecado original.Ezequiel os descreve como guardiães do trono de Deus e diz que o ruflar de suas asas enchia todo o templo da divindade e se parecia com som de vozes humanas; a cada um estava ligada uma roda, e se moviam em todas as direções sem se voltar, pois possuíam quatro faces: leão,(O leão sempre foi reconhecido como forte, feroz, majestoso, ele é o rei dos animais e essa face simboliza então sua força). touro, (o touro é reconhecido como um animal que trabalha pacientemente para seu dono.Ele é forte, podendo carregar um urso, e conhece o seu dono). águia, (como um anjo, este pássaro voa acima das tempestades, enquanto abaixo delas existem tristezas, perigos, e angústias.Um pássaro ligeiro e poderoso, elegante, incansável) e homem, Esta face fala da mente, razão, afeições,e todas as coisas que envolvem a natureza humana, isso, para alguns estudiosos, significa que eles assim como os homens possuem o livre arbítrio. E eram inteiramente cobertos de olhos, significando a sua onisciência.Mas as imagens querubins que Moisés colocou sobre a Arca da Aliança tinham forma humana, embora com asas.Satanás é descrito como o querubim ungido, sendo chamado antes pelo nome de Lúcifer ou Belial.
*Tronos ou Ofanins:Os Tronos têm seu nome derivado do grego thronos, que significa "anciãos". São chamados também de erelins ou ofanins, ou algumas vezes de Sedes Dei(Trono de Deus), e são identificados com os 24 anciãos que perpetuamente se prostram diante de Deus e a Seus pés lançam suas coroas.São os símbolos da autoridade divina e da humildade, e da perfeita pureza, livre de toda contaminação.
2° Triade:É composta pelos Príncipes da Corte celestial.
*Dominações:As Dominações ou Domínios (do latim dominationes) têm a função de regular as atividades dos anjos inferiores, distribuem aos outros anjos as funções e seus mistérios, e presidem os destinos das nações. Crê-se que as Dominações possuam uma forma humana alada de beleza inefável, e são descritos portando orbes de luz e cetros indicativos de seu poder de governo. Sua liderança também é afirmada na tradução do termo grego kyriotes [küriotés], que significa "senhor", aplicado a esta classe de seres.São anjos que auxiliam nas emergências ou conflitos que devem ser resolvidos logo. Também atuam como elementos de integração entre os mundos materiais e espirituais, embora raramente entrem em contato com as pessoas.
*Virtudes:São os responsáveis pela manutenção do curso dos astros para que a ordem do universo seja preservada. Seu nome está associado ao grego dunamis, significando "poder" ou "força", e traduzido como "virtudes" em Efésios 1:21, e seus atributos são a pureza e a fortaleza. O Pseudo-Dionísio diz que eles possuem uma virilidade e poder inabaláveis, buscando sempre espelhar-se na fonte de todas as virtudes e as transmitindo aos seus inferiores.Orientam as pessoas sobre sua missão. São encarregados de eliminar os obstáculos que se opõe ao cumprimento das ordens de Deus, afastando os anjos maus que assediam as nações para desviá-las de seu fim, e mantendo assim as criaturas e a ordem da Divina providência. Eles são particularmente importantes porque têm a capacidade de transmitir grande quantidade de energia divina. Imersas na força de Deus, as Virtudes derramam bênçãos do alto, frequentemente na forma de milagres. São sempre associados com os heróis e aqueles que lutam em nome de Deus e da verdade. São chamados quando se necessita de coragem.
*Potestades:As Potestades ou Potências são também chamadas de "condutores da ordem sagrada". Executam as grandes ações que tocam no governo universal. Eles são os portadores da consciência de toda a humanidade, os encarregados da sua história e de sua memória coletiva, estando relacionados com o pensamento superior - ideais, ética, religião e filosofia, além da política em seu sentido abstrato.Também são descritos como anjos guerreiros completamente fiéis a Deus. Seus atributos de organizadores e agentes do intelecto iluminado são enfatizados pelo Pseudo-Dionísio, e acrescenta que sua autoridade é baseada no espelhamento da ordem divina e não na tirania. Eles têm a capacidade de absorver e armazenar e transmitir o poder do plano divino, donde seus nomes.Os anjos do nascimento e da morte pertencem a essa categoria. São também os guardiões dos animais.
3°Triade:É composta pelos anjos ministrantes, que são encarregados dos caminhos das nações e dos homens e estão mais intimamente ligados ao mundo material.
*Principados:do latim principatus, são os anjos encarregados de receber as ordens das Dominações e Potestades e transmití-las aos reinos inferiores, e sua posição é representada simbolicamente pela coroa e cetro que usam. Guardam as cidades e os países. Protegem também a fauna e a flora. Como seu nome indica, estão revestidos de uma autoridade especial: são os que presidem os reinos, as províncias, e as dioceses, e velam pelo cultivo de sementes boas no campo das ideologias, da arte e da ciência.
*Arcanjos:vem do grego αρχάγγελος, arkangélos, que significa "anjo principal" ou "chefe", pela combinação de archō, o primeiro ou principal governante, e άγγελος, aggělǒs, que quer dizer "mensageiro". Este título é mencionado no Novo Testamento por duas vezes e a esta ordem pertencem os únicos anjos cujos nomes são conhecidos através da Bíblia: Miguel, Rafael e Gabriel. Miguel é especificamente citado como "O" arcanjo,ao passo que, embora se presuma pela tradição que Gabriel também seja um arcanjo, não há referências sólidas a respeito. Rafael descreve a si mesmo como um dos sete que estão diante do Senhorclasse de seres mencionada também no Apocalipse.Considerado canônico somente pela Igreja Ortodoxa da Etiópia, o Livro de Enoque fala de mais quatro arcanjos, Uriel, Ituriel, Amitiel e Samuel, responsáveis pela vigilância universal durante o perído dos Nefilim, os "anjos caídos". Contudo em outras fontes apócrifas estes são por vezes ditos como querubins. A igreja Ortodoxa faz de Uriel um arcanjo e o festeja com Rafael, Gabriel e Miguel na Synaxis de Miguel e os outros Poderes Incorpóreos, em 21 de novembro.
Seu caráter de mensageiros, ou intermediários, é assinalada pelo seu papel de elo entre os Principados e os Anjos, interpretando e iluminando as ordens superiores para seus subordinados, além de inspirar misticamente as mentes e corações humanos para execução de atos de acordo com a vontade divina .Atuam assim como arautos dos desígnios divinos, tanto para os Anjos como para os homens, como foi no caso de Gabriel na Anunciação a Maria.A cultura popular faz deles protetores dos bons relacionamentos, da sabedoria e dos estudos, e guerreiros contra as ações do Diabo.
*Anjos:Os anjos são os seres angélicos mais próximos do reino humano, o último degrau da hierarquia angélica acima descrita e pertencentes à sua terceira tríade.A tradição hebraica, de onde nasceu a Bíblia, está cheia de alusões a seres celestiais identificados como anjos,e que ocasionalmente aparecem aos seres humanos trazendo ordens divinas.São citados em vários textos místicos judeus,especialmente nos ligados à tradição Merkabah.Na Bíblia são chamados de מלאך אלהים (mensageiros de Deus), מלאך יהוה (mensageiros do Senhor), בני אלוהים (filhos de Deus) e הקדושים (santos).São dotados de vários poderes supernaturais, como o de se tornarem visíveis e invisíveis à vontade,voar,operar milagres diversos e consumir sacrifícios com seu toque de fogo.Feitos de luz e fogo sua aparição é imediatamente reconhecida como de origem divina também por sua extraordinária beleza.Segundo a tradição católica os anjos(mensageiros) são designações de cargos, não de natureza.Para Deus,apesar dos vários cargos angelicais,todos são anjos e todos são iguais perante Ele.
Anjos em outras tradições
Os anjos são ainda figuras importantes em muitas outras tradições religiosas do passado e do presente, e o nome de "anjo" é dado amiúde indistintamente a todas as classes de seres celestes. Os muçulmanos, zoroastrianos, espíritas, hindus e budistas, todos aceitam como fato sua existência, dando-lhes variados nomes, mas às vezes são descritos como tendo características e funções bem diferentes daquelas apontadas pela tradição judaico-cristã, esta mesma apresentando contradições e inconsistências.
*No Budismo e Hinduísmo-O Budismo e o Hinduísmo descrevem os anjos, ou devas, como os chamam, de maneira semelhante às outras religiões ocidentais. Seu nome deriva da raiz sânscrita div, que significa "brilhar", e seu nome significa, então, os "seres brilhantes" ou "autoluminosos". Dizem que alguns deles comem e bebem, e podem construir formas ilusórias para poderem se manifestar em planos de existência diferentes dos seus próprios. O Budismo estabelece uma categorização bastante completa para os seus devas, em grande parte herdada da tradição Hinduísta.
*Islamismo-Divide os anjos em dois partidos principais, os bons, fiéis a Deus, e os maus, cujo chefe é Iblis ou Ash-Shaytan, privados da graça divina por terem se recusado a prestar homenagens a Adão.Por outro lado, existe também no Islamismo uma categorização hierárquica. Em primeiro lugar estão os quatro Tronos de Deus, com formas de leão, touro, águia e homem. Em seqüência, vêm o querubim, e logo os quatro arcanjos: Jibril ou Jabra'il, o revelador, intermediário entre Deus e os profetas e constante auxiliador de Maomé; Mikal ou Mika'il, o provedor, citado apenas uma vez no Corão (2:98) e quem, segundo a tradição, ficou tão horrorizado com a visão do inferno quando este foi criado que jamais pôde falar de novo; Izrail, o anjo da morte, uma criatura espantosa de dimensões cósmicas, quatro mil asas e um corpo formado de tantos olhos e línguas quantas são as pessoas da Terra, que se posta com um pé no sétimo céu e outro no limite entre o paraíso e o inferno; e Israfil, o anjo do julgamento, aquele que tocará a trombeta no Juízo Final; tem um corpo cheio de pelos e feitos de inumeráveis línguas e bocas, quatro asas e uma estatura que vai desde o trono de Deus até o sétimo céu.Por fim, os demais anjos. Como uma classe à parte estão os gênios, ou djins, que possuem muitas características humanas, como a capacidade de se alimentar, propagar a espécie, e morrer, e cujo caráter é ambíguo.
*Espiritismo-os anjos seriam os espíritos elevados de benignidade superior que são protetores dos necessitados e mensageiros do amor.Seriam, portanto, aqueles que trazem mensagens do mundo incorpóreo. Por este motivo seriam chamados de anjos, palavra que significa mensageiros, os quais aparecem inúmeras vezes nos textos sagrados de religiões judaico-cristãs, indicando a comunicabilidade entre vivos e mortos. Ainda segundo o Espiritismo, os anjos, em sua concepção mais comumente conhecida e aceita - criaturas perfeitas, a serviço direto de Deus - seriam os espíritos que já alcançaram a perfeição passível de ser alcançada pelas criaturas. Estes, ao fazê-lo, passariam a dedicar a sua existência a fazer cumprir a vontade de Deus na Criação, por serem capazes de compreendê-la completamente. Que haja seres dotados de todas as qualidades atribuídas aos anjos, não restam dúvidas. A revelação espírita neste ponto confirma a crença de todos os povos, fazendo-nos conhecer ao mesmo tempo a origem e natureza de tais seres.
Anjos Especiais
Anjo da Guarda:chamado fravashi pelos seguidores de Zoroastro, e ao anjo da guarda, como o nome diz, é confiada individualmente cada pessoa ao nascer, protegendo-a do mal até onde a ordem divina o permita, fortalencendo corpo e alma e inspirando-a à prática das boas ações.
Anjo registador:É o anjo encarregado de servir uma determinada alma, e que toma nota de todas as suas ações, palavras, obras, sentimentos, pensamentos - em suma, de tudo o que ocorre durante a sua passagem pelos planos da Matéria. O anjo registador toma nota dos acontecimentos de cada dia e comunica-os ao Guardião dos Pergaminhos, que é o chefe da legião de anjos chamados "anjos do registro", bem como de todos os anjos registadores encarregados de servir os grupos de almas que evoluem no tempo e no espaço.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
Um anjo anunciou o nascimento de João (Lc l:1-17);
E deu-lhe o nome ( Lc 1:13);
Um anjo anunciou a Maria o nascimento de Jesus (Lc 1:26-37);
Um anjo anunciou a José esse mesmo nascimento (Mt 1:20,21 );
E deu-lhe o nome (Mt 1:21);
Anjos anunciaram aos pastores o nascimento de Jesus (Lc 2:8-15 )
E cantaram aleluias (Lc 2:13,14);
Um anjo dirigiu Sua fuga para o Egito e no regresso (Mt 2:13-20);
Anjos serviram a Jesus depois da tentação (Mt4:11; Mc 1:13);
Um anjo esteve com Jesus, na agonia do Getsémane (Lc 22:43 );
Um anjo removeu a pedra do sepulcro (Mt 28:2);
E anunciou a ressurreição ás mulheres (Mt 28:5-7 );
Dois anjos apresentaram o Salvador ressurreto a Maria Madalena (Jo 20:11-14).
NO LIVRO DOS ATOS
Um anjo abriu as portas da prisão aos apóstolos (At 5:19);
Um anjo encaminhou Filipe ao oficial etíope (At 8:26 );
Um anjo soltou Pedro da prisão (At 12:7-9);
E foi chamado “seu” anjo, (At 12:15), anjo da guarda de Pedro;
Um anjo feriu Herodes de Morte (At 12:23 );
Um anjo orientou Cornélio em mandar buscar Pedro (At 10:3);
Um anjo esteve com Paulo, durante a tempestade (At 27;23 )
3.4 – ANJOS NO ANTIGO TESTAMENTO
Um anjo socorreu Hagar (Gn 16:7-12);
Anjos anunciaram o nascimento de Isaque (Gn 18 -15 );
E a destruição de Sodoma (Gn 18:16-33);
Anjos destruíram Sodoma e salvaram Ló (Gn 19:1-19);
Um anjo impediu a morte de Isaque (Gn 22:11,12);
Anjos guardaram Jacó (Gn 28:12; 31:1 l; 32: l; 48:16);
Um anjo comissionou Moisés a redimir Israel (Êx 3:2);
Um anjo guiou Israel no deserto (Êx 14:19; 23:20-23; 32:34);
Um anjo dirigiu os esponsais (contrato de noivado) de Isaque e Rebeca (Gn 24:7);
A Lei foi dada por anjos (At 7:38,53; Gl 3:19; Hb 2:2);
Um anjo repreendeu Balaão (Nm 22:31-35 );
Um “príncipe do exército do Senhor”apareceu a Josué (Js 5:13-15);
Um anjo repreendeu os israelitas por sua idolatria (Jz 2:1-5);
Um anjo comissionou Gideão a livrar Israel (Jz 6:11-40);
Um anjo anunciou o nascimento de Sansão (Jz 13);
Um anjo feriu o exército assírio (II Rs 19:35; Is 37:36);
Um anjo acudiu Elias quando este fugia de Jezabel (I Rs 19:5-8);
Eliseu esteve cercado de anjos invisíveis (II Rs 6:14-17);
Um anjo livrou Daniel dos leões (Dn 6:22);
Anjos acamparam-se em redor do povo de Deus (Sl 34:7; 91:11);
Anjos ajudaram Zacarias a escrever (Zc 1:9; 2:3; 4:5) etc.,
ANJOS NAS EPÍSTOLAS E NO APOCALIPSE
Há anjos eleitos (I Tm 5:21);
Os anjos são “inumeráveis” (Hb 12:22; Ap 5:11);
Ministram a favor dos herdeiros da salvação (Hb 1:13,14);
Virão com Jesus em chama de fogo (II Ts 1:7);
Um anjo dirigiu a redenção do Apocalipse (Ap 1:1);
As Igrejas têm anjos que as aguardam (Ap 1:20; 2:8,12,18; 3:1,7,14);
O livro do Apocalipse em grande parte é um drama de anjos. Os anjos não devem ser adorados (Cl 2:18; Ap 22:8,9 );
Há diferentes ordens de anjos com diferentes categorias e dignidades.
São organizados em “principados, poderes, tronos, domínios”(Rm 8:38; Ef 1:21; 3:10; Cl 1:16; 2:15;1 Pe 3:22);
Ocasionalmente a palavra “anjo” parece se referir a forças da natureza. Mas em geral significa inequivocamente personalidades do mundo invisível. Tanto se fala na Bíblia a respeito do ministério dos anjos que somos constrangidos a crer que Deus se serve deles, em parte, para executar a Sua vontade no governo do universo.
Dicas:Esta presente na série Sobrenatural
Filmes:Legião,Constantine,Cidade dos anjos,A Felicidade Não se Compra,Sem Notícias de Deus,As Asas do Desejo,Michael - um Anjo Sedutor(parece nome de filme pôrno ruim),Dogma(com Alanis Morisette interpretando Deus,recomendo é um filme ótimo),Barbarella,Uma Vida Menos Ordinária,Anjos Rebeldes , Gabriel - A Vingança de Um Anjo,Tão longe tão perto,Asas do Desejo,Minha Garota é um Anjo,ANJOS EXTERMINADORES
Anjo(do latim angelus e do grego ággelos(ἄγγελος),mensageiro).Conforme relatos bíblicos(Apocalipse 19:10),são criaturas espirituais, conservos de Deus como os homens que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus.Os anjos são mensageiros ou servidores celestiais de Deus(Hb 1:13,14),criados por Deus antes de existir a terra (Jó 38:4?7; Sl 148:2,5; Cl 1:16).
imagem retirada de:fabiomarcio7.wordpress.com |
O principal papel dos anjos é ajudar os seres humanos, e incentivar os homens a evoluir, esse papel sempre apareceu nas historias da bíblia e existem vários tipos de ordem celestiais.
Pesquisando encontrei essa definição:Os Anjos também podem ser considerados escravos de Deus no que tange ao sentido lato da palavra escravo, isto é, o que vive em absoluta sujeição a outrem.E também podem igualmente serem considerados escravos porque não recebem nenhuma remuneração por seu trabalho e estão a mercê da vontade Divina, podendo Deus dispor a Seu critério do Anjo sem que ele possa exercer qualquer direito e/ou objeção pessoal ou legal.
Descrição
São descrito com asas parecidas com as de um pássaro(mais precisamente um pombo),uma auréola,são de uma beleza delicada e de um forte brilho,e também são representados como uma criança, por terem inocência e virtude.Sua descricão muda de acordo com sua categoria.
Relatos bíblicos contam que os anjos muitas vezes foram autores de fenômenos miraculosos, e a crença corrente nesta tradição é que uma de suas missões é ajudar a humanidade em seu processo de aproximação a Deus.
Anjo mal
Também conhecidos como;anjo caido ou dêmonio,resaltando que todos os anjos foram criados bons,alguns passaram para o lado de Lúcifer,que foi o primeiro anjo a ''cair''.
Hierarquia angélical
No Cristianismo os anjos foram estudados de acordo com diversos sistemas de classificação em coros ou hierarquias angélicas. A mais influente de tais classificações foi estabelecida pelo Pseudo-Dionísio, o Areopagita entre os séculos IV e V, em seu livro De Coelesti Hierarchia.
As classificações propostas na Idade Média são as seguintes:
*São Clemente, em Constituições Apostólicas, século I:
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Éons, 4. Hostes, 5. Potestades, 6. Autoridades, 7. Principados, 8. Tronos, 9. Arcanjos, 10. Anjos, 11. Dominações.
*Santo Ambrósio, em Apologia do Profeta David, século IV:1. Serafins, 2. Querubins, 3. Dominações, 4. Tronos, 5. Principados, 6. Potestades, 7. Virtudes, 8. Anjos, 9. Arcanjos.
*São Jerônimo, século IV:1. Serafins, 2. Querubins, 3. Potestades, 4. Dominações, 5. Tronos, 6. Arcanjos, 7. Anjos.
*Pseudo-Dionísio, o Areopagita, em De Coelesti Hierarchia, c. século V:1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
*São Gregório Magno, em Homilia, século VI:
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Principados, 6. Potestades, 7. Virtudes, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
*Santo Isidoro de Sevilha, em Etymologiae, século VII:1. Serafins, 2. Querubins, 3. Potestades, 4. Principados, 5. Virtudes, 6. Dominações, 7. Tronos, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
*João de Damasco, em De Fide Orthodoxa, século VIII:1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Potestades, 6. Autoridades (Virtudes), 7. Governantes (Principados), 8. Arcanjos, 9. Anjos.
*São Tomás de Aquino, em Summa Theologica, (1225-1274): 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
*Dante Alighieri, na Divina Comédia (1308-1321): 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Arcanjos, 8. Principados, 9. Anjos.
A classificação mais corrente,são de Pseudo-Dionísio e de Tomás de Aquino,que divide os anjos em nove coros,agrupados em três trìades:
1°Triade:É composta pelos anjos mais próximos de Deus, que desempenham suas funções diante do Pai . São:
*Serafins:do hebreu saraf (שרף), e do grego, séraph, que significam "abrasar, queimar, consumir". Também foram chamados de ardentes ou de serpentes de fogo. É a ordem mais elevada da esfera mais alta. São os anjos mais próximos de Deus e emanam a essência divina em mais alto grau. Assistem ante o Trono de Deus e é seu privilégio estar unido a Deus de maneira mais íntima, e são descritos em Isaías como cantando perpetuamente o louvor de Deus e tendo seis asas.
*Querubins:Do hebreu כרוב - keruv, ou do plural כרובים - keruvim, os querubins são seres misteriosos, descritos tanto no Cristianismo como em tradições mais antigas às vezes mostrando formas híbridas de homem e animal.No Gênesis aparece um querubim como guardião do Jardim do Éden, expulsando Adão e Eva após o pecado original.Ezequiel os descreve como guardiães do trono de Deus e diz que o ruflar de suas asas enchia todo o templo da divindade e se parecia com som de vozes humanas; a cada um estava ligada uma roda, e se moviam em todas as direções sem se voltar, pois possuíam quatro faces: leão,(O leão sempre foi reconhecido como forte, feroz, majestoso, ele é o rei dos animais e essa face simboliza então sua força). touro, (o touro é reconhecido como um animal que trabalha pacientemente para seu dono.Ele é forte, podendo carregar um urso, e conhece o seu dono). águia, (como um anjo, este pássaro voa acima das tempestades, enquanto abaixo delas existem tristezas, perigos, e angústias.Um pássaro ligeiro e poderoso, elegante, incansável) e homem, Esta face fala da mente, razão, afeições,e todas as coisas que envolvem a natureza humana, isso, para alguns estudiosos, significa que eles assim como os homens possuem o livre arbítrio. E eram inteiramente cobertos de olhos, significando a sua onisciência.Mas as imagens querubins que Moisés colocou sobre a Arca da Aliança tinham forma humana, embora com asas.Satanás é descrito como o querubim ungido, sendo chamado antes pelo nome de Lúcifer ou Belial.
*Tronos ou Ofanins:Os Tronos têm seu nome derivado do grego thronos, que significa "anciãos". São chamados também de erelins ou ofanins, ou algumas vezes de Sedes Dei(Trono de Deus), e são identificados com os 24 anciãos que perpetuamente se prostram diante de Deus e a Seus pés lançam suas coroas.São os símbolos da autoridade divina e da humildade, e da perfeita pureza, livre de toda contaminação.
2° Triade:É composta pelos Príncipes da Corte celestial.
*Dominações:As Dominações ou Domínios (do latim dominationes) têm a função de regular as atividades dos anjos inferiores, distribuem aos outros anjos as funções e seus mistérios, e presidem os destinos das nações. Crê-se que as Dominações possuam uma forma humana alada de beleza inefável, e são descritos portando orbes de luz e cetros indicativos de seu poder de governo. Sua liderança também é afirmada na tradução do termo grego kyriotes [küriotés], que significa "senhor", aplicado a esta classe de seres.São anjos que auxiliam nas emergências ou conflitos que devem ser resolvidos logo. Também atuam como elementos de integração entre os mundos materiais e espirituais, embora raramente entrem em contato com as pessoas.
*Virtudes:São os responsáveis pela manutenção do curso dos astros para que a ordem do universo seja preservada. Seu nome está associado ao grego dunamis, significando "poder" ou "força", e traduzido como "virtudes" em Efésios 1:21, e seus atributos são a pureza e a fortaleza. O Pseudo-Dionísio diz que eles possuem uma virilidade e poder inabaláveis, buscando sempre espelhar-se na fonte de todas as virtudes e as transmitindo aos seus inferiores.Orientam as pessoas sobre sua missão. São encarregados de eliminar os obstáculos que se opõe ao cumprimento das ordens de Deus, afastando os anjos maus que assediam as nações para desviá-las de seu fim, e mantendo assim as criaturas e a ordem da Divina providência. Eles são particularmente importantes porque têm a capacidade de transmitir grande quantidade de energia divina. Imersas na força de Deus, as Virtudes derramam bênçãos do alto, frequentemente na forma de milagres. São sempre associados com os heróis e aqueles que lutam em nome de Deus e da verdade. São chamados quando se necessita de coragem.
*Potestades:As Potestades ou Potências são também chamadas de "condutores da ordem sagrada". Executam as grandes ações que tocam no governo universal. Eles são os portadores da consciência de toda a humanidade, os encarregados da sua história e de sua memória coletiva, estando relacionados com o pensamento superior - ideais, ética, religião e filosofia, além da política em seu sentido abstrato.Também são descritos como anjos guerreiros completamente fiéis a Deus. Seus atributos de organizadores e agentes do intelecto iluminado são enfatizados pelo Pseudo-Dionísio, e acrescenta que sua autoridade é baseada no espelhamento da ordem divina e não na tirania. Eles têm a capacidade de absorver e armazenar e transmitir o poder do plano divino, donde seus nomes.Os anjos do nascimento e da morte pertencem a essa categoria. São também os guardiões dos animais.
3°Triade:É composta pelos anjos ministrantes, que são encarregados dos caminhos das nações e dos homens e estão mais intimamente ligados ao mundo material.
*Principados:do latim principatus, são os anjos encarregados de receber as ordens das Dominações e Potestades e transmití-las aos reinos inferiores, e sua posição é representada simbolicamente pela coroa e cetro que usam. Guardam as cidades e os países. Protegem também a fauna e a flora. Como seu nome indica, estão revestidos de uma autoridade especial: são os que presidem os reinos, as províncias, e as dioceses, e velam pelo cultivo de sementes boas no campo das ideologias, da arte e da ciência.
*Arcanjos:vem do grego αρχάγγελος, arkangélos, que significa "anjo principal" ou "chefe", pela combinação de archō, o primeiro ou principal governante, e άγγελος, aggělǒs, que quer dizer "mensageiro". Este título é mencionado no Novo Testamento por duas vezes e a esta ordem pertencem os únicos anjos cujos nomes são conhecidos através da Bíblia: Miguel, Rafael e Gabriel. Miguel é especificamente citado como "O" arcanjo,ao passo que, embora se presuma pela tradição que Gabriel também seja um arcanjo, não há referências sólidas a respeito. Rafael descreve a si mesmo como um dos sete que estão diante do Senhorclasse de seres mencionada também no Apocalipse.Considerado canônico somente pela Igreja Ortodoxa da Etiópia, o Livro de Enoque fala de mais quatro arcanjos, Uriel, Ituriel, Amitiel e Samuel, responsáveis pela vigilância universal durante o perído dos Nefilim, os "anjos caídos". Contudo em outras fontes apócrifas estes são por vezes ditos como querubins. A igreja Ortodoxa faz de Uriel um arcanjo e o festeja com Rafael, Gabriel e Miguel na Synaxis de Miguel e os outros Poderes Incorpóreos, em 21 de novembro.
Seu caráter de mensageiros, ou intermediários, é assinalada pelo seu papel de elo entre os Principados e os Anjos, interpretando e iluminando as ordens superiores para seus subordinados, além de inspirar misticamente as mentes e corações humanos para execução de atos de acordo com a vontade divina .Atuam assim como arautos dos desígnios divinos, tanto para os Anjos como para os homens, como foi no caso de Gabriel na Anunciação a Maria.A cultura popular faz deles protetores dos bons relacionamentos, da sabedoria e dos estudos, e guerreiros contra as ações do Diabo.
*Anjos:Os anjos são os seres angélicos mais próximos do reino humano, o último degrau da hierarquia angélica acima descrita e pertencentes à sua terceira tríade.A tradição hebraica, de onde nasceu a Bíblia, está cheia de alusões a seres celestiais identificados como anjos,e que ocasionalmente aparecem aos seres humanos trazendo ordens divinas.São citados em vários textos místicos judeus,especialmente nos ligados à tradição Merkabah.Na Bíblia são chamados de מלאך אלהים (mensageiros de Deus), מלאך יהוה (mensageiros do Senhor), בני אלוהים (filhos de Deus) e הקדושים (santos).São dotados de vários poderes supernaturais, como o de se tornarem visíveis e invisíveis à vontade,voar,operar milagres diversos e consumir sacrifícios com seu toque de fogo.Feitos de luz e fogo sua aparição é imediatamente reconhecida como de origem divina também por sua extraordinária beleza.Segundo a tradição católica os anjos(mensageiros) são designações de cargos, não de natureza.Para Deus,apesar dos vários cargos angelicais,todos são anjos e todos são iguais perante Ele.
Anjos em outras tradições
Os anjos são ainda figuras importantes em muitas outras tradições religiosas do passado e do presente, e o nome de "anjo" é dado amiúde indistintamente a todas as classes de seres celestes. Os muçulmanos, zoroastrianos, espíritas, hindus e budistas, todos aceitam como fato sua existência, dando-lhes variados nomes, mas às vezes são descritos como tendo características e funções bem diferentes daquelas apontadas pela tradição judaico-cristã, esta mesma apresentando contradições e inconsistências.
*No Budismo e Hinduísmo-O Budismo e o Hinduísmo descrevem os anjos, ou devas, como os chamam, de maneira semelhante às outras religiões ocidentais. Seu nome deriva da raiz sânscrita div, que significa "brilhar", e seu nome significa, então, os "seres brilhantes" ou "autoluminosos". Dizem que alguns deles comem e bebem, e podem construir formas ilusórias para poderem se manifestar em planos de existência diferentes dos seus próprios. O Budismo estabelece uma categorização bastante completa para os seus devas, em grande parte herdada da tradição Hinduísta.
*Islamismo-Divide os anjos em dois partidos principais, os bons, fiéis a Deus, e os maus, cujo chefe é Iblis ou Ash-Shaytan, privados da graça divina por terem se recusado a prestar homenagens a Adão.Por outro lado, existe também no Islamismo uma categorização hierárquica. Em primeiro lugar estão os quatro Tronos de Deus, com formas de leão, touro, águia e homem. Em seqüência, vêm o querubim, e logo os quatro arcanjos: Jibril ou Jabra'il, o revelador, intermediário entre Deus e os profetas e constante auxiliador de Maomé; Mikal ou Mika'il, o provedor, citado apenas uma vez no Corão (2:98) e quem, segundo a tradição, ficou tão horrorizado com a visão do inferno quando este foi criado que jamais pôde falar de novo; Izrail, o anjo da morte, uma criatura espantosa de dimensões cósmicas, quatro mil asas e um corpo formado de tantos olhos e línguas quantas são as pessoas da Terra, que se posta com um pé no sétimo céu e outro no limite entre o paraíso e o inferno; e Israfil, o anjo do julgamento, aquele que tocará a trombeta no Juízo Final; tem um corpo cheio de pelos e feitos de inumeráveis línguas e bocas, quatro asas e uma estatura que vai desde o trono de Deus até o sétimo céu.Por fim, os demais anjos. Como uma classe à parte estão os gênios, ou djins, que possuem muitas características humanas, como a capacidade de se alimentar, propagar a espécie, e morrer, e cujo caráter é ambíguo.
*Espiritismo-os anjos seriam os espíritos elevados de benignidade superior que são protetores dos necessitados e mensageiros do amor.Seriam, portanto, aqueles que trazem mensagens do mundo incorpóreo. Por este motivo seriam chamados de anjos, palavra que significa mensageiros, os quais aparecem inúmeras vezes nos textos sagrados de religiões judaico-cristãs, indicando a comunicabilidade entre vivos e mortos. Ainda segundo o Espiritismo, os anjos, em sua concepção mais comumente conhecida e aceita - criaturas perfeitas, a serviço direto de Deus - seriam os espíritos que já alcançaram a perfeição passível de ser alcançada pelas criaturas. Estes, ao fazê-lo, passariam a dedicar a sua existência a fazer cumprir a vontade de Deus na Criação, por serem capazes de compreendê-la completamente. Que haja seres dotados de todas as qualidades atribuídas aos anjos, não restam dúvidas. A revelação espírita neste ponto confirma a crença de todos os povos, fazendo-nos conhecer ao mesmo tempo a origem e natureza de tais seres.
Anjos Especiais
Anjo da Guarda:chamado fravashi pelos seguidores de Zoroastro, e ao anjo da guarda, como o nome diz, é confiada individualmente cada pessoa ao nascer, protegendo-a do mal até onde a ordem divina o permita, fortalencendo corpo e alma e inspirando-a à prática das boas ações.
Anjo registador:É o anjo encarregado de servir uma determinada alma, e que toma nota de todas as suas ações, palavras, obras, sentimentos, pensamentos - em suma, de tudo o que ocorre durante a sua passagem pelos planos da Matéria. O anjo registador toma nota dos acontecimentos de cada dia e comunica-os ao Guardião dos Pergaminhos, que é o chefe da legião de anjos chamados "anjos do registro", bem como de todos os anjos registadores encarregados de servir os grupos de almas que evoluem no tempo e no espaço.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
Um anjo anunciou o nascimento de João (Lc l:1-17);
E deu-lhe o nome ( Lc 1:13);
Um anjo anunciou a Maria o nascimento de Jesus (Lc 1:26-37);
Um anjo anunciou a José esse mesmo nascimento (Mt 1:20,21 );
E deu-lhe o nome (Mt 1:21);
Anjos anunciaram aos pastores o nascimento de Jesus (Lc 2:8-15 )
E cantaram aleluias (Lc 2:13,14);
Um anjo dirigiu Sua fuga para o Egito e no regresso (Mt 2:13-20);
Anjos serviram a Jesus depois da tentação (Mt4:11; Mc 1:13);
Um anjo esteve com Jesus, na agonia do Getsémane (Lc 22:43 );
Um anjo removeu a pedra do sepulcro (Mt 28:2);
E anunciou a ressurreição ás mulheres (Mt 28:5-7 );
Dois anjos apresentaram o Salvador ressurreto a Maria Madalena (Jo 20:11-14).
NO LIVRO DOS ATOS
Um anjo abriu as portas da prisão aos apóstolos (At 5:19);
Um anjo encaminhou Filipe ao oficial etíope (At 8:26 );
Um anjo soltou Pedro da prisão (At 12:7-9);
E foi chamado “seu” anjo, (At 12:15), anjo da guarda de Pedro;
Um anjo feriu Herodes de Morte (At 12:23 );
Um anjo orientou Cornélio em mandar buscar Pedro (At 10:3);
Um anjo esteve com Paulo, durante a tempestade (At 27;23 )
3.4 – ANJOS NO ANTIGO TESTAMENTO
Um anjo socorreu Hagar (Gn 16:7-12);
Anjos anunciaram o nascimento de Isaque (Gn 18 -15 );
E a destruição de Sodoma (Gn 18:16-33);
Anjos destruíram Sodoma e salvaram Ló (Gn 19:1-19);
Um anjo impediu a morte de Isaque (Gn 22:11,12);
Anjos guardaram Jacó (Gn 28:12; 31:1 l; 32: l; 48:16);
Um anjo comissionou Moisés a redimir Israel (Êx 3:2);
Um anjo guiou Israel no deserto (Êx 14:19; 23:20-23; 32:34);
Um anjo dirigiu os esponsais (contrato de noivado) de Isaque e Rebeca (Gn 24:7);
A Lei foi dada por anjos (At 7:38,53; Gl 3:19; Hb 2:2);
Um anjo repreendeu Balaão (Nm 22:31-35 );
Um “príncipe do exército do Senhor”apareceu a Josué (Js 5:13-15);
Um anjo repreendeu os israelitas por sua idolatria (Jz 2:1-5);
Um anjo comissionou Gideão a livrar Israel (Jz 6:11-40);
Um anjo anunciou o nascimento de Sansão (Jz 13);
Um anjo feriu o exército assírio (II Rs 19:35; Is 37:36);
Um anjo acudiu Elias quando este fugia de Jezabel (I Rs 19:5-8);
Eliseu esteve cercado de anjos invisíveis (II Rs 6:14-17);
Um anjo livrou Daniel dos leões (Dn 6:22);
Anjos acamparam-se em redor do povo de Deus (Sl 34:7; 91:11);
Anjos ajudaram Zacarias a escrever (Zc 1:9; 2:3; 4:5) etc.,
ANJOS NAS EPÍSTOLAS E NO APOCALIPSE
Há anjos eleitos (I Tm 5:21);
Os anjos são “inumeráveis” (Hb 12:22; Ap 5:11);
Ministram a favor dos herdeiros da salvação (Hb 1:13,14);
Virão com Jesus em chama de fogo (II Ts 1:7);
Um anjo dirigiu a redenção do Apocalipse (Ap 1:1);
As Igrejas têm anjos que as aguardam (Ap 1:20; 2:8,12,18; 3:1,7,14);
O livro do Apocalipse em grande parte é um drama de anjos. Os anjos não devem ser adorados (Cl 2:18; Ap 22:8,9 );
Há diferentes ordens de anjos com diferentes categorias e dignidades.
São organizados em “principados, poderes, tronos, domínios”(Rm 8:38; Ef 1:21; 3:10; Cl 1:16; 2:15;1 Pe 3:22);
Ocasionalmente a palavra “anjo” parece se referir a forças da natureza. Mas em geral significa inequivocamente personalidades do mundo invisível. Tanto se fala na Bíblia a respeito do ministério dos anjos que somos constrangidos a crer que Deus se serve deles, em parte, para executar a Sua vontade no governo do universo.
Dicas:Esta presente na série Sobrenatural
Filmes:Legião,Constantine,Cidade dos anjos,A Felicidade Não se Compra,Sem Notícias de Deus,As Asas do Desejo,Michael - um Anjo Sedutor(parece nome de filme pôrno ruim),Dogma(com Alanis Morisette interpretando Deus,recomendo é um filme ótimo),Barbarella,Uma Vida Menos Ordinária,Anjos Rebeldes , Gabriel - A Vingança de Um Anjo,Tão longe tão perto,Asas do Desejo,Minha Garota é um Anjo,ANJOS EXTERMINADORES
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Prostituta Sagrada
Também conhecida como Mulher Escarlate,Babylon,Babalon,etc.
Principais aparições:
Apocalipse 17: 3
"Então o anjo me levou em espírito a um deserto, e vi uma mulher montada numa besta escarlate, que estava cheia de nomes de blasfêmia,e tinha sete cabeças e dez chifres."
Apocalipse.17: 4
"A mulher estava vestida de púrpura e escarlate,com ouro,pedras preciosas,e pérolas.Tinha na mão um cálice de ouro cheia das abominações e da imundície da sua prostituição. E na testa estava escrito:Mistérios,
a grande Babilônia,a mãe das prostituições e das abomin- ações da terra."
Apocalipse. 17:18
"E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra."
Definições:
Pesquisando encontrei várias definições sobre o que é ou o que seria essa prostituta.Veja algumas:
''Babylon''O termo é derivado de 'Babel', e significa confusão. É empregado nas Escrituras para designar as várias formas de religião falsa ou apóstata . " "A mensagem de Apocalipse 14, anunciando a queda de Babilônia deve aplicar-se organizações religiosas que antes eram pura e tornaram-se corruptos . " O Conflito dos Séculos , página 381, 383.
retirada de:cursodeestudoon-line.blogspot.com.br
"Babalon" em enoquiano significa "perversa" e "prostituta" é "babalond".Umas das interpretações reside na representação um conceito feminino: O conceito da Liberdade da Libido, ação e poder da mulher..."
retirado de:deusadasartes.blogspot.com.br
Em alguns blogs e sites,notei que certas religiões dizem que a prostituta seria a igreja católica outros o próprio Papa.Rebatendo essa teória o site macabeus .no.comunidades.net , públicou o seguinte:"A mulher vestida de púrpura e escarlate, mais um grande absurdo na interpretação deturpada do Apocalipse Protestante, segundo os hereges, essa mulher se trata da Igreja Católica porque as vestes dos Cardeais Católicos são da cor púrpura e escarlate, mas existe uma contradição nessa interpretação, pois os mesmos dizem ser o papado a Besta, sendo assim, a veste do Santo Padre deveria ser da cor púrpura e escarlate e não as vestes dos cardeais. Lendo os textos do Apocalipse referentes a tais características, podemos observar no versículo quatro do capítulo dezessete que uma mulher estava vertida de púrpura e escarlate, já no versículo dezesseis do capítulo dezoito observamos que essa mulher era a (Grande Cidade)".
Principais aparições:
Apocalipse 17: 3
"Então o anjo me levou em espírito a um deserto, e vi uma mulher montada numa besta escarlate, que estava cheia de nomes de blasfêmia,e tinha sete cabeças e dez chifres."
Apocalipse.17: 4
"A mulher estava vestida de púrpura e escarlate,com ouro,pedras preciosas,e pérolas.Tinha na mão um cálice de ouro cheia das abominações e da imundície da sua prostituição. E na testa estava escrito:Mistérios,
a grande Babilônia,a mãe das prostituições e das abomin- ações da terra."
Apocalipse. 17:18
"E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra."
Definições:
Pesquisando encontrei várias definições sobre o que é ou o que seria essa prostituta.Veja algumas:
''Babylon''O termo é derivado de 'Babel', e significa confusão. É empregado nas Escrituras para designar as várias formas de religião falsa ou apóstata . " "A mensagem de Apocalipse 14, anunciando a queda de Babilônia deve aplicar-se organizações religiosas que antes eram pura e tornaram-se corruptos . " O Conflito dos Séculos , página 381, 383.
retirada de:cursodeestudoon-line.blogspot.com.br
"Babalon" em enoquiano significa "perversa" e "prostituta" é "babalond".Umas das interpretações reside na representação um conceito feminino: O conceito da Liberdade da Libido, ação e poder da mulher..."
retirado de:deusadasartes.blogspot.com.br
Em alguns blogs e sites,notei que certas religiões dizem que a prostituta seria a igreja católica outros o próprio Papa.Rebatendo essa teória o site macabeus .no.comunidades.net , públicou o seguinte:"A mulher vestida de púrpura e escarlate, mais um grande absurdo na interpretação deturpada do Apocalipse Protestante, segundo os hereges, essa mulher se trata da Igreja Católica porque as vestes dos Cardeais Católicos são da cor púrpura e escarlate, mas existe uma contradição nessa interpretação, pois os mesmos dizem ser o papado a Besta, sendo assim, a veste do Santo Padre deveria ser da cor púrpura e escarlate e não as vestes dos cardeais. Lendo os textos do Apocalipse referentes a tais características, podemos observar no versículo quatro do capítulo dezessete que uma mulher estava vertida de púrpura e escarlate, já no versículo dezesseis do capítulo dezoito observamos que essa mulher era a (Grande Cidade)".
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Hellhound (cão do inferno)
É um cão sobrenatural encontrado no folclore.Uma grande variedade de sinistros ou cães infernal ocorrem em mitologias de todo o mundo.São descritos com pêlo preto,olhos amarelos ou vermelhos,super força , super velocidade,
características
fantasmagóricas,odor desagradável,e às vezes até mesmo a capacidade de falar.
A lenda diz que se alguém olhar para os seus olhos três vezes ou mais,a pessoa vai certamente morrer. Em culturas que associam a vida após a morte com o fogo, hellhounds pode ter habilidades e aparência baseadas no fogo.Eles são frequentemente atribuídos a guardar nas entradas para o mundo dos mortos, como cemitérios e crematórios, ou realizar outras tarefas relacionadas com a vida após a morte ou o sobrenatural,tais como a caça almas perdidas ou guarda um tesouro sobrenatural. Em lendas européias, vendo um cão do inferno ou ouvindo uivar tanto pode ser um presságio de morte ou até mesmo a causa da morte.Alguns cães sobrenaturais,como o galês CWN Annwn,foram, na verdade, acredita ser benigno. No entanto, encontrá-los ainda era considerado um sinal de morte iminente.
Hellhounds também são famosos por aparecer na mitologia e folclore da Europa do Norte como parte do Wild Hunt(é um mito popular antiga prevalente em todo Norte, Europa Ocidental e Central. A premissa fundamental em todas as instâncias é a mesma: um grupo,fantasmagórico espectral de caçadores com os apetrechos de caça,com cavalos e cães em perseguição louca através dos céus ou ao longo do chão,ou logo acima).A estes cães são dados vários nomes diferentes no folclore local, mas eles apresentam características típicas.
Exemplares:
O cão do inferno mais famoso é provavelmente Cerberus da mitologia grega.
Moddey Dhoo ou Mauthe Doog é um cão preto presente no folclore da Ilha de Man,que supostamente assombra Peel Castle,na costa oeste da Ilha de Man.É descrito como "tão grande quanto um bezerro e com os olhos como pratos de estanho"(Killip 1976).
O gwyllgi é um mítico cão de Gales,que aparece como uma terrível aparição de um mastiff(raça de cão inglês de grande porte)com a respiração funesta e com olhos vermelhos.É muitas vezes referida como "The Dog of Darkness" ou "The Black Hound of Destiny".Gosta de aparecer em estradas solitárias à noite.
No México e no sul da América Central,a Cadejo é um grande cão preto que assombra os viajantes que caminham à noite em estradas rurais.
Barghest,Bargtjest,Bargest ou Barguest é o nome dado frequentemente no norte da Inglaterra,a um monstruoso lendário cão preto com dentes e garras enormes,embora em outros casos,o nome pode se referir a um fantasma ou elfo doméstico.
Black Shuck ou Old Shuck é o nome dado a um fantasmagórico cão preto que é dito para percorrer a Norfolk,Essex e Suffolk.Black Shuck é por vezes referido como o cão de Doom.A lendas de Shuck diz que durante séculos,os habitantes da Inglaterra disseram contos de um cachorro grande e preto com olhos flamejantes malévolos(ou em algumas variantes da lenda de um único olho) que são vermelhas ou alternativamente verde.Eles são descritos como sendo "como discos''. Segundo os relatos,a besta varia em tamanho e estatura da de simplesmente um grande cão de ser do tamanho de um cavalo.Diz-se que sua aparência é um mau presságio para quem vê,mas nem sempre.Mais frequentemente do que não,as histórias falam que Black Shuck aterrorizando suas vítimas,mas deixando-os vivos para continuar com suas vidas normais,em alguns casos, supostamente aconteceu antes parentes próximos para o observador morrer ou ficar doente. Em outros contos ele é considerado relativamente benigno e disse que acompanha as mulheres até em casa protegendo-as,em vez de um presságio de mau agouro.As vezes ele aparece sem cabeça,e em outros momentos ele parece flutuar sobre um tapete de névoa.De acordo com o folclore,o espectro muitas vezes assombra cemitérios,encruzilhadas,e florestas escuras.
Um dos relatórios mais notáveis do Black Shuck é de sua aparição nas igrejas de Bungay e Blythburgh em Suffolk.Em 4 de Agosto de 1577,em Blythburgh,dissem que Black Shuck estorou as portas da igreja.Ele correu por toda congregação,matando um homem e menino e causando na torre da igreja um colapso através do telhado.Ele deixou marcas de queimaduras na porta norte,que pode ser visto na igreja até hoje.Dois homens foram tocados pela besta e cairam mortos.O encontro,no mesmo dia em Bungay foi descrito em "A Straunge and Terrible Wunder",pelo reverendo Abraham Fleming em 1577:
"Este cão preto,ou o divel em tal linenesse(Deus sabe hee al que opera tudo),runing o tempo todo para baixo do corpo da igreja com swiftnesse grande,e a pressa incrível,entre o povo,em uma fourm visível e forma, passou entre duas pessoas, como eles estavam ajoelhados uppon seus joelhos,e ocupado em oração como parecia, torcia os pescoços deles bothe menos um clene instante para trás, em somuch que mesmo em um mome [n] t, onde se ajoelhou, eles stra [ n] gely tingido."
O aparecimento em Chignal St James / Chignal Smealy , pequenas aldeias perto de Chelmsford , Essex diz-se que ocorreu há muitos anos.Todos aqueles disse ter visto o cão diabo são rumores de ter encontrado um fim prematuro dentro de um ano de ver o cão demônio de olhos vermelhos, combinando com a lenda de que tudo o que ver Shuck Preto perecerá dentro de um ano de olhar em seus olhos.Estes são,naturalmente,todos os rumores e superstições,no entanto,existem muitos sites atuando como diretórios de avistamento de Black Shuck,e estes podem ser facilmente encontrado nos motores de busca populares.
No mito de Catalão,Dip é um cão mal,preto,peludo,um emissário do Diabo,que suga o sangue das pessoas. Como outras figuras associadas com demônios no mito Catalão,ele é manco de uma perna. Dip é retratado no brasão de Pratdip.
Na mitologia galesa,CWN Annwn,eram os cães espectrais de Annwn que era essencialmente um mundo de delícias e eterna juventude,onde a doença não e comida era sempre abundante,mais tarde se tornou cristianizado e passou a ser o mundo dos mortos do mito galês.No País de Gales,eles foram associados com a migração dos gansos,supostamente porque seu buzinado na noite é uma reminiscência de cães latindo.Eles caçam em noites específicas(as vésperas de São João,St.Martin, São Miguel Arcanjo,Todos os Santos,Natal,Ano Novo,Santa Inês,David Saint,e Sexta-feira Santa), ou apenas no outono e inverno.O Annwn CWN também chegou a ser considerado como a escolta das almas em sua viagem para o outro mundo.Os cães são,por vezes acompanhado por uma bruxa terrível chamado Mallt-y-Nos,"Matilda da Noite".Um nome alternativo no folclore galês é CWN Mamau ("Mãe dos Hounds").Campos de caça para a Annwn CWN são ditos incluem a montanha de Cadair Idris , onde acredita-se que "o uivo desses cães enormes predisse a morte a qualquer um que ouvi-los".
O yeth hound,também chamado de cão grito é um cão preto encontrado no folclore Devon. Segundo o Dicionário de cerveja da frase e Fable, o cão é um cão yeth sem cabeça, que dizem ser o espírito de uma criança não batizada, que divaga pela floresta durante a noite fazendo ruídos das Lamentações. O yeth hound também é mencionado no trato Denham.
O Church Grim, Kirk Grim,é uma figura do folclore Inglês e escandinavo.Eles seriam os espíritos assistentes de igrejas,supervisionando o bem-estar de seu especial igreja.Church Grim Inglesa são ditos em voz alta para desfrutar tocar os sinos . Eles podem aparecer como cães pretos ou como pequenas,deformadas,pessoas de pele escura.
O Kyrkogrim sueca seriam os espíritos de animais sacrificados por cristãos na construção de uma nova igreja.Em partes da Europa,incluindo a Grã-Bretanha e Escandinávia,um cão completamente negro seria enterrado vivo no lado norte da fundamentos de uma igreja recém-construída, criando um espírito guardião,a igreja sombria, a fim de proteger a igreja do diabo.
O Gytrash,um lendário cão preto conhecido no norte da Inglaterra,foi dito a assombrar estradas solitárias aguardam viajantes.Aparecendo em forma de cavalos,mulas,ou cães,a Gytrash assombra estradas solitários e leva as pessoas ao erro.Eles geralmente são temidos,mas eles também podem ser benevolentes,orientando os viajantes perdidos para o caminho certo.
Em outras tradições semelhantes cães espectrais são encontrados,por exemplo,Gabriel Hounds (Inglaterra),Catracas(Inglaterra),Hounds Yell(Ilha de Man), referente ao Herne o Caçador de cães's, que fazem parte do Wild Hunt.
Dicas:Música-"Hellhound on My Trail" de Robert Johnson.
Anime e mangá-*No Berserk manga, o lado escuro ou sombra da personalidade Guts é representada como um cão do inferno ou cão preto.
*Alucard da série de mangá Hellsing pode se transformar em um cão do inferno.
*No mangá japonês One Piece , a Marinha Almirante Akainu pode usar uma habilidade magma baseado chamado Meigou. Meigou traduz em Dark Dog, mas a tradução oficial Inglês chama
Hellhound.
Filme-*Um Hellhound chamado Sammael é um dos principais antagonistas no primeiro filme Hellboy.
*Hellhounds aparecem no filme A Profecia .
*Hellhounds aparecer no filme Percy Jackson e os Olimpianos:O Ladrão de Raios,como animais de estimação de Perséfone e Hades,diferindo da interpretação dos livros deles.
*Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban,Sibila Trelawney,a professora de adivinhação no chá. Harry sai com a Grim,que ela chama de "um cachorro preto que assombra cemitérios".
Jogos-*Em Call of Duty:World at War,no pacote de mapas 2 e 3 do modo Zombie nazista, Shi No Numa e Der Riese,Hellhounds aparecer e tentar matar os jogadores a cada 4-5 rodadas, a partir de rodadas 5,6 ou 7. Eles têm olhos brilhantes, são bastante rápida e explodiu em chamas quando avistou. Estes Hellhounds voltar ao Call of Duty: Black Ops Zombie níveis Kino Der Toten e Moon.
*Em Heroes of Might and III Magia,o cão do inferno é uma unidade de 3 º nível recrutável da cidade Inferno que pode ser atualizado para um cerberus .
*Hellhound também é uma criatura de caos no jogo Master of Magic .
*Em Neverwinter Nights,o cão do inferno está disponível como um familiar para bruxos e feiticeiros.
*No vídeo do jogo NiGHTS:Journey of Dreams,um dos chefes de sonho de Will é chamado Cerberus e é,como afirma Reala,um cão do inferno.
*Houndour e Houndoom,dois dos Pokémon,são baseados no conceito de um cão do inferno.
*Na MMORPG RuneScape,existem muitos Hellhounds.
*No vídeo game The Witcher o Hellhound é um monstro.
*Hellhounds aparecem em Dawnguard,o primeiro DLC para Skyrim .
*Em War Commander (Real-Time Strategy-jogo) no Facebook,Hellhounds refere-se a uma facção desonestos (computador AI).
*Em Dungeon Keeper,Hellhounds são uma espécie de criatura que podem ser atraídos para o seu calabouço, por meio da Sala de Scavenger. Disse que estão a ser guardas úteis e boas em localizar inimigos. Eles são interpretados como tendo duas cabeças ea capacidade de cuspir fogo.
*Em Dogma do Dragão,cuspidores de fogo Hellhounds começam a aparecer em terra depois de derrotar o dragão.
Literatura-*Em Piers Anthony's romance de fantasia em um cavalo pálido,Satanás envia hellhounds para atacar Zane (Morte) e trazê-lo de volta ao inferno.Os cães são imortais,mas são despachados pelo foice mágica da Morte.
*Hellhounds são os animais de estimação de Harpias em Anne Bishop Série A 's Jóias Preto, e hellhounds (chamados cães de Sombra) aparecem em Tir Anne Bishop Alainn trilogia.
*Arthur Conan Doyle 's The Hound of the Baskervilles
*Hellhounds apresentam em Laurell K. Hamilton 's Merry Gentry série.
*Em Anthony Horowitz o livro Portão do Corvo , o protagonista, Matt, é perseguido através de uma floresta por caninos demoníacos, depois de ser descoberto escutas em um ritual de bruxaria. Os cães são descritos como tendo carne podre, e emergir fogueira da bruxa.
*Hellhounds (chamados darkhounds ) aparecem várias vezes em Robert Jordan 's série de livros de fantasia da roda do tempo . Darkhounds são uma forma particularmente desagradável de Shadowspawn. Eles se parecem com cães muito grandes ou lobos. Sua saliva é um veneno mortal - uma gota sobre a pele pode matar. Eles são extremamente difíceis de matar e uma vez que sentir a sua presa nunca desistir. A única coisa que impede é a chuva ou água corrente. Eles deixam pegadas na pedra, mas nenhum em solo macio.
*Frank Belknap longo do Cthulhu Mythos relacionados conto " Hounds of Tindalos ".
*Em Christopher Moore é um trabalho sujo , Charlie Asher, que se torna um colecionador alma, adota dois cães infernais para proteger sua filha Sophie.
*Hellhounds recurso no Rick Riordan "da série, Percy Jackson e os Olimpianos , primeiro aparecendo quando se ataca Percy depois de sua primeira captura a bandeira jogo. O personagem Daedalus mantém um como animal de estimação, nomeando- a Sra. O'Leary .
*Hellhounds são chamados de "The Grim" em JK Rowling o 's Harry Potter série e têm um papel importante em Harry Potter eo Prisioneiro de Azkaban.
*Hellhounds aparecem em Roger Zelazny O novo romance de onda 1970 fantasia Nove Príncipes em Âmbar.
Televisão-*Na série de televisão animada Liga de super mal , a Liga tem um animal de estimação hellhound (geralmente referido como um cão de Doom) chamado Doomageddon que é normalmente caótica mal e desobedientes, por vezes, a tornar-se uma causa, embora às vezes uma solução para, seus problemas .
*Hellhounds aparecem no seriado Supernatural (por exemplo,no episódio 5.10 " Abandon All Hope "). Eles são usados e controlados por demônios para arrastar as almas para o inferno (geralmente depois de um acordo para a alma da vítima tem acumulado).Somente a pessoa que está sendo atacado pode ver ou ouvir o cão do inferno.Eles nunca são vistos na tela,simplesmente ouvido.
*Em "Haunted Highway" busca dois investigadores para kryptids / espíritos que os moradores chamam de "Hellhounds".
A lenda diz que se alguém olhar para os seus olhos três vezes ou mais,a pessoa vai certamente morrer. Em culturas que associam a vida após a morte com o fogo, hellhounds pode ter habilidades e aparência baseadas no fogo.Eles são frequentemente atribuídos a guardar nas entradas para o mundo dos mortos, como cemitérios e crematórios, ou realizar outras tarefas relacionadas com a vida após a morte ou o sobrenatural,tais como a caça almas perdidas ou guarda um tesouro sobrenatural. Em lendas européias, vendo um cão do inferno ou ouvindo uivar tanto pode ser um presságio de morte ou até mesmo a causa da morte.Alguns cães sobrenaturais,como o galês CWN Annwn,foram, na verdade, acredita ser benigno. No entanto, encontrá-los ainda era considerado um sinal de morte iminente.
Hellhounds também são famosos por aparecer na mitologia e folclore da Europa do Norte como parte do Wild Hunt(é um mito popular antiga prevalente em todo Norte, Europa Ocidental e Central. A premissa fundamental em todas as instâncias é a mesma: um grupo,fantasmagórico espectral de caçadores com os apetrechos de caça,com cavalos e cães em perseguição louca através dos céus ou ao longo do chão,ou logo acima).A estes cães são dados vários nomes diferentes no folclore local, mas eles apresentam características típicas.
Exemplares:
O cão do inferno mais famoso é provavelmente Cerberus da mitologia grega.
Moddey Dhoo ou Mauthe Doog é um cão preto presente no folclore da Ilha de Man,que supostamente assombra Peel Castle,na costa oeste da Ilha de Man.É descrito como "tão grande quanto um bezerro e com os olhos como pratos de estanho"(Killip 1976).
O gwyllgi é um mítico cão de Gales,que aparece como uma terrível aparição de um mastiff(raça de cão inglês de grande porte)com a respiração funesta e com olhos vermelhos.É muitas vezes referida como "The Dog of Darkness" ou "The Black Hound of Destiny".Gosta de aparecer em estradas solitárias à noite.
No México e no sul da América Central,a Cadejo é um grande cão preto que assombra os viajantes que caminham à noite em estradas rurais.
Barghest,Bargtjest,Bargest ou Barguest é o nome dado frequentemente no norte da Inglaterra,a um monstruoso lendário cão preto com dentes e garras enormes,embora em outros casos,o nome pode se referir a um fantasma ou elfo doméstico.
Black Shuck ou Old Shuck é o nome dado a um fantasmagórico cão preto que é dito para percorrer a Norfolk,Essex e Suffolk.Black Shuck é por vezes referido como o cão de Doom.A lendas de Shuck diz que durante séculos,os habitantes da Inglaterra disseram contos de um cachorro grande e preto com olhos flamejantes malévolos(ou em algumas variantes da lenda de um único olho) que são vermelhas ou alternativamente verde.Eles são descritos como sendo "como discos''. Segundo os relatos,a besta varia em tamanho e estatura da de simplesmente um grande cão de ser do tamanho de um cavalo.Diz-se que sua aparência é um mau presságio para quem vê,mas nem sempre.Mais frequentemente do que não,as histórias falam que Black Shuck aterrorizando suas vítimas,mas deixando-os vivos para continuar com suas vidas normais,em alguns casos, supostamente aconteceu antes parentes próximos para o observador morrer ou ficar doente. Em outros contos ele é considerado relativamente benigno e disse que acompanha as mulheres até em casa protegendo-as,em vez de um presságio de mau agouro.As vezes ele aparece sem cabeça,e em outros momentos ele parece flutuar sobre um tapete de névoa.De acordo com o folclore,o espectro muitas vezes assombra cemitérios,encruzilhadas,e florestas escuras.
Um dos relatórios mais notáveis do Black Shuck é de sua aparição nas igrejas de Bungay e Blythburgh em Suffolk.Em 4 de Agosto de 1577,em Blythburgh,dissem que Black Shuck estorou as portas da igreja.Ele correu por toda congregação,matando um homem e menino e causando na torre da igreja um colapso através do telhado.Ele deixou marcas de queimaduras na porta norte,que pode ser visto na igreja até hoje.Dois homens foram tocados pela besta e cairam mortos.O encontro,no mesmo dia em Bungay foi descrito em "A Straunge and Terrible Wunder",pelo reverendo Abraham Fleming em 1577:
"Este cão preto,ou o divel em tal linenesse(Deus sabe hee al que opera tudo),runing o tempo todo para baixo do corpo da igreja com swiftnesse grande,e a pressa incrível,entre o povo,em uma fourm visível e forma, passou entre duas pessoas, como eles estavam ajoelhados uppon seus joelhos,e ocupado em oração como parecia, torcia os pescoços deles bothe menos um clene instante para trás, em somuch que mesmo em um mome [n] t, onde se ajoelhou, eles stra [ n] gely tingido."
O aparecimento em Chignal St James / Chignal Smealy , pequenas aldeias perto de Chelmsford , Essex diz-se que ocorreu há muitos anos.Todos aqueles disse ter visto o cão diabo são rumores de ter encontrado um fim prematuro dentro de um ano de ver o cão demônio de olhos vermelhos, combinando com a lenda de que tudo o que ver Shuck Preto perecerá dentro de um ano de olhar em seus olhos.Estes são,naturalmente,todos os rumores e superstições,no entanto,existem muitos sites atuando como diretórios de avistamento de Black Shuck,e estes podem ser facilmente encontrado nos motores de busca populares.
No mito de Catalão,Dip é um cão mal,preto,peludo,um emissário do Diabo,que suga o sangue das pessoas. Como outras figuras associadas com demônios no mito Catalão,ele é manco de uma perna. Dip é retratado no brasão de Pratdip.
Na mitologia galesa,CWN Annwn,eram os cães espectrais de Annwn que era essencialmente um mundo de delícias e eterna juventude,onde a doença não e comida era sempre abundante,mais tarde se tornou cristianizado e passou a ser o mundo dos mortos do mito galês.No País de Gales,eles foram associados com a migração dos gansos,supostamente porque seu buzinado na noite é uma reminiscência de cães latindo.Eles caçam em noites específicas(as vésperas de São João,St.Martin, São Miguel Arcanjo,Todos os Santos,Natal,Ano Novo,Santa Inês,David Saint,e Sexta-feira Santa), ou apenas no outono e inverno.O Annwn CWN também chegou a ser considerado como a escolta das almas em sua viagem para o outro mundo.Os cães são,por vezes acompanhado por uma bruxa terrível chamado Mallt-y-Nos,"Matilda da Noite".Um nome alternativo no folclore galês é CWN Mamau ("Mãe dos Hounds").Campos de caça para a Annwn CWN são ditos incluem a montanha de Cadair Idris , onde acredita-se que "o uivo desses cães enormes predisse a morte a qualquer um que ouvi-los".
O yeth hound,também chamado de cão grito é um cão preto encontrado no folclore Devon. Segundo o Dicionário de cerveja da frase e Fable, o cão é um cão yeth sem cabeça, que dizem ser o espírito de uma criança não batizada, que divaga pela floresta durante a noite fazendo ruídos das Lamentações. O yeth hound também é mencionado no trato Denham.
O Church Grim, Kirk Grim,é uma figura do folclore Inglês e escandinavo.Eles seriam os espíritos assistentes de igrejas,supervisionando o bem-estar de seu especial igreja.Church Grim Inglesa são ditos em voz alta para desfrutar tocar os sinos . Eles podem aparecer como cães pretos ou como pequenas,deformadas,pessoas de pele escura.
O Kyrkogrim sueca seriam os espíritos de animais sacrificados por cristãos na construção de uma nova igreja.Em partes da Europa,incluindo a Grã-Bretanha e Escandinávia,um cão completamente negro seria enterrado vivo no lado norte da fundamentos de uma igreja recém-construída, criando um espírito guardião,a igreja sombria, a fim de proteger a igreja do diabo.
O Gytrash,um lendário cão preto conhecido no norte da Inglaterra,foi dito a assombrar estradas solitárias aguardam viajantes.Aparecendo em forma de cavalos,mulas,ou cães,a Gytrash assombra estradas solitários e leva as pessoas ao erro.Eles geralmente são temidos,mas eles também podem ser benevolentes,orientando os viajantes perdidos para o caminho certo.
Em outras tradições semelhantes cães espectrais são encontrados,por exemplo,Gabriel Hounds (Inglaterra),Catracas(Inglaterra),Hounds Yell(Ilha de Man), referente ao Herne o Caçador de cães's, que fazem parte do Wild Hunt.
Dicas:Música-"Hellhound on My Trail" de Robert Johnson.
Anime e mangá-*No Berserk manga, o lado escuro ou sombra da personalidade Guts é representada como um cão do inferno ou cão preto.
*Alucard da série de mangá Hellsing pode se transformar em um cão do inferno.
*No mangá japonês One Piece , a Marinha Almirante Akainu pode usar uma habilidade magma baseado chamado Meigou. Meigou traduz em Dark Dog, mas a tradução oficial Inglês chama
Hellhound.
Filme-*Um Hellhound chamado Sammael é um dos principais antagonistas no primeiro filme Hellboy.
*Hellhounds aparecem no filme A Profecia .
*Hellhounds aparecer no filme Percy Jackson e os Olimpianos:O Ladrão de Raios,como animais de estimação de Perséfone e Hades,diferindo da interpretação dos livros deles.
*Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban,Sibila Trelawney,a professora de adivinhação no chá. Harry sai com a Grim,que ela chama de "um cachorro preto que assombra cemitérios".
Jogos-*Em Call of Duty:World at War,no pacote de mapas 2 e 3 do modo Zombie nazista, Shi No Numa e Der Riese,Hellhounds aparecer e tentar matar os jogadores a cada 4-5 rodadas, a partir de rodadas 5,6 ou 7. Eles têm olhos brilhantes, são bastante rápida e explodiu em chamas quando avistou. Estes Hellhounds voltar ao Call of Duty: Black Ops Zombie níveis Kino Der Toten e Moon.
*Em Heroes of Might and III Magia,o cão do inferno é uma unidade de 3 º nível recrutável da cidade Inferno que pode ser atualizado para um cerberus .
*Hellhound também é uma criatura de caos no jogo Master of Magic .
*Em Neverwinter Nights,o cão do inferno está disponível como um familiar para bruxos e feiticeiros.
*No vídeo do jogo NiGHTS:Journey of Dreams,um dos chefes de sonho de Will é chamado Cerberus e é,como afirma Reala,um cão do inferno.
*Houndour e Houndoom,dois dos Pokémon,são baseados no conceito de um cão do inferno.
*Na MMORPG RuneScape,existem muitos Hellhounds.
*No vídeo game The Witcher o Hellhound é um monstro.
*Hellhounds aparecem em Dawnguard,o primeiro DLC para Skyrim .
*Em War Commander (Real-Time Strategy-jogo) no Facebook,Hellhounds refere-se a uma facção desonestos (computador AI).
*Em Dungeon Keeper,Hellhounds são uma espécie de criatura que podem ser atraídos para o seu calabouço, por meio da Sala de Scavenger. Disse que estão a ser guardas úteis e boas em localizar inimigos. Eles são interpretados como tendo duas cabeças ea capacidade de cuspir fogo.
*Em Dogma do Dragão,cuspidores de fogo Hellhounds começam a aparecer em terra depois de derrotar o dragão.
Literatura-*Em Piers Anthony's romance de fantasia em um cavalo pálido,Satanás envia hellhounds para atacar Zane (Morte) e trazê-lo de volta ao inferno.Os cães são imortais,mas são despachados pelo foice mágica da Morte.
*Hellhounds são os animais de estimação de Harpias em Anne Bishop Série A 's Jóias Preto, e hellhounds (chamados cães de Sombra) aparecem em Tir Anne Bishop Alainn trilogia.
*Arthur Conan Doyle 's The Hound of the Baskervilles
*Hellhounds apresentam em Laurell K. Hamilton 's Merry Gentry série.
*Em Anthony Horowitz o livro Portão do Corvo , o protagonista, Matt, é perseguido através de uma floresta por caninos demoníacos, depois de ser descoberto escutas em um ritual de bruxaria. Os cães são descritos como tendo carne podre, e emergir fogueira da bruxa.
*Hellhounds (chamados darkhounds ) aparecem várias vezes em Robert Jordan 's série de livros de fantasia da roda do tempo . Darkhounds são uma forma particularmente desagradável de Shadowspawn. Eles se parecem com cães muito grandes ou lobos. Sua saliva é um veneno mortal - uma gota sobre a pele pode matar. Eles são extremamente difíceis de matar e uma vez que sentir a sua presa nunca desistir. A única coisa que impede é a chuva ou água corrente. Eles deixam pegadas na pedra, mas nenhum em solo macio.
*Frank Belknap longo do Cthulhu Mythos relacionados conto " Hounds of Tindalos ".
*Em Christopher Moore é um trabalho sujo , Charlie Asher, que se torna um colecionador alma, adota dois cães infernais para proteger sua filha Sophie.
*Hellhounds recurso no Rick Riordan "da série, Percy Jackson e os Olimpianos , primeiro aparecendo quando se ataca Percy depois de sua primeira captura a bandeira jogo. O personagem Daedalus mantém um como animal de estimação, nomeando- a Sra. O'Leary .
*Hellhounds são chamados de "The Grim" em JK Rowling o 's Harry Potter série e têm um papel importante em Harry Potter eo Prisioneiro de Azkaban.
*Hellhounds aparecem em Roger Zelazny O novo romance de onda 1970 fantasia Nove Príncipes em Âmbar.
Televisão-*Na série de televisão animada Liga de super mal , a Liga tem um animal de estimação hellhound (geralmente referido como um cão de Doom) chamado Doomageddon que é normalmente caótica mal e desobedientes, por vezes, a tornar-se uma causa, embora às vezes uma solução para, seus problemas .
*Hellhounds aparecem no seriado Supernatural (por exemplo,no episódio 5.10 " Abandon All Hope "). Eles são usados e controlados por demônios para arrastar as almas para o inferno (geralmente depois de um acordo para a alma da vítima tem acumulado).Somente a pessoa que está sendo atacado pode ver ou ouvir o cão do inferno.Eles nunca são vistos na tela,simplesmente ouvido.
*Em "Haunted Highway" busca dois investigadores para kryptids / espíritos que os moradores chamam de "Hellhounds".
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Andrômeda ou Andrómeda
Era filha de Cefeu e Cassiopeia reis da Etiópia.Cassiopeia era muito vaidosa e arrogante,e disse que sua filha era mais bonita que as Nereidas,Ninfas filhas do deus Nereu(deus marinho primitivo), que geralmente é visto acompanhando Poseidon.Para punir a rainha pela sua arrogância, Poseidon deus do Mar, enviou um monstro marinho,Cetus, para atacar a costa da Etiópia e o reino da rainha vaidosa.O rei desesperado consultou Ammon, o oráculo de Zeus, que anunciou que não haveria paz enquanto o Rei não sacrificasse a sua filha virgem Andrômeda para o monstro. O rei não teve outra escolha a não ser sacrificar a filha, e Andrômeda foi acorrentada em um rochedo para que ela fosse devorada.
Perseu, retornando após ter assassinado a górgona Medusa, encontra Andrômeda e mata o monstro Cetus. Libertou-a, e se casou com ela, apesar de Andrômeda tendo sido prometida anteriormente a Phineus. No casamento, ocorreu uma desavença entre os rivais e Phineus foi transformado em pedra por ter visto a cabeça da Górgona.
Andrômeda seguiu o marido para Tirinto,em Argos,e juntos eles se tornaram os ancestrais da família Perseida através da linha de seu filho Perses. Perseus e Andrômeda tiveram seis filhos: Perseides, Perses, Alceu de Mitilene, Heleus, Mestor, Estênelo, e Electrião, e uma filha, Gorgófona. Os seus descendentes governaram Micenas, do baixo electrião até Euristeu.Após sua morte, ela foi colocada por Atena entre as constelações no céu do norte, perto de Perseu e Cassiopeia. Sófocles e Eurípides (e, em tempos mais modernos Corneille) descrevem a história como uma tragédia. A história está representada em numerosas obras de arte antiga.
Cassiopeia também foi transformada em constelação, mas foi castigada pelas ninfas que não tinham esquecido a ofensa, pedindo para que ela fosse colocada no céu perto do pólo, assim toda noite, como forma de humilhação, Cassiopéia abaixa a cabeça, e suas estrelas pouco brilharão.
Dicas:
Filme-Fúria de titans 1 e 2
Dezenho-Cavaleiros do zodiaco
Ataques:
*Corrente de Andrômeda
*Onda Relâmpago
*Defesa Circular
*Teia de Aranha de Andrômeda
*Rede de Andrômeda
*Espiral de Andrômeda
*Bumerangue de Andrômeda
*Armadilha de Andrômeda
*Grande Captura de Andrômeda
*Corrente Nebulosa
*Tempestade Nebulosa
Perseu, retornando após ter assassinado a górgona Medusa, encontra Andrômeda e mata o monstro Cetus. Libertou-a, e se casou com ela, apesar de Andrômeda tendo sido prometida anteriormente a Phineus. No casamento, ocorreu uma desavença entre os rivais e Phineus foi transformado em pedra por ter visto a cabeça da Górgona.
Andrômeda seguiu o marido para Tirinto,em Argos,e juntos eles se tornaram os ancestrais da família Perseida através da linha de seu filho Perses. Perseus e Andrômeda tiveram seis filhos: Perseides, Perses, Alceu de Mitilene, Heleus, Mestor, Estênelo, e Electrião, e uma filha, Gorgófona. Os seus descendentes governaram Micenas, do baixo electrião até Euristeu.Após sua morte, ela foi colocada por Atena entre as constelações no céu do norte, perto de Perseu e Cassiopeia. Sófocles e Eurípides (e, em tempos mais modernos Corneille) descrevem a história como uma tragédia. A história está representada em numerosas obras de arte antiga.
Cassiopeia também foi transformada em constelação, mas foi castigada pelas ninfas que não tinham esquecido a ofensa, pedindo para que ela fosse colocada no céu perto do pólo, assim toda noite, como forma de humilhação, Cassiopéia abaixa a cabeça, e suas estrelas pouco brilharão.
constelação de Andrômeda |
Filme-Fúria de titans 1 e 2
Dezenho-Cavaleiros do zodiaco
SHUN de Andrômeda |
*Corrente de Andrômeda
*Onda Relâmpago
*Defesa Circular
*Teia de Aranha de Andrômeda
*Rede de Andrômeda
*Espiral de Andrômeda
*Bumerangue de Andrômeda
*Armadilha de Andrômeda
*Grande Captura de Andrômeda
*Corrente Nebulosa
*Tempestade Nebulosa
sábado, 20 de outubro de 2012
Cérberus
Filho de Tífon(ou Tifão) e Equídina Cérbero ou Cerberus (em grego, Κέρβερος – Kerberos = "demónio do poço") era um monstruoso cão de múltiplas cabeças e cobras ao redor do pescoço que guardava a entrada do Hades, o reino subterrâneo dos mortos, deixando as almas entrarem, mas jamais saírem e despedaçando os mortais que por lá se aventurassem.
Sua descrição nem sempre é a mesma,mas uma coisa que em todas as fontes está presente é que Cérbero era um cão que guardava as portas do Tártaro, não impedindo a entrada e sim a saída. Quando alguém chegava, Cérbero fazia festa, era uma criatura adorável. Mas quando a pessoa queria ir embora, ele a impedia; tornando-se um cão feroz e temido por todos. Os únicos que conseguiram passar por Cérbero saindo vivos do submundo foram Héracles, Orfeu, Enéias e Psiquê.
Cérbero era um cão com várias cabeças, não se têm um número certo, mas na maioria das vezes é descrito como tricéfalo (três cabeças). Sua cauda também não é sempre descrita da mesma forma, às vezes como de dragão, como de cobra ou mesmo de cão. Às vezes, junto com sua cabeça são encontradas serpentes cuspidoras de fogo saindo de seu pescoço, e até mesmo de seu tronco.
Para acalmar a fúria de Cérbero, os mortos que residiam no submundo jogavam-lhe um bolo de farinha e mel que os seus entes queridos haviam deixado no túmulo.Cérbero,quando a dormir,está com os olhos abertos,porém,quando o mesmo está de olhos fechados,está acordado.
Seu nome, Cérbero, vem da palavra Kroboros, que significa comedor de carne. Cérbero comia as pessoas. Um exemplo disso na mitologia é Pirítoo, que por tentar seduzir Perséfone, a esposa de Hades e filha de Deméter, deusa da fertilidade da Terra, foi entregue ao cão. Como castigo Cérbero comia o corpo dos condenados.
Da sua união com Quimera,nasceram o Leão de Neméia e a Esfinge.Os nomes de suas cabeças são: (da esquerda para a direita) veltesta, tretesta e drittesta.
Sua descrição nem sempre é a mesma,mas uma coisa que em todas as fontes está presente é que Cérbero era um cão que guardava as portas do Tártaro, não impedindo a entrada e sim a saída. Quando alguém chegava, Cérbero fazia festa, era uma criatura adorável. Mas quando a pessoa queria ir embora, ele a impedia; tornando-se um cão feroz e temido por todos. Os únicos que conseguiram passar por Cérbero saindo vivos do submundo foram Héracles, Orfeu, Enéias e Psiquê.
Cérbero era um cão com várias cabeças, não se têm um número certo, mas na maioria das vezes é descrito como tricéfalo (três cabeças). Sua cauda também não é sempre descrita da mesma forma, às vezes como de dragão, como de cobra ou mesmo de cão. Às vezes, junto com sua cabeça são encontradas serpentes cuspidoras de fogo saindo de seu pescoço, e até mesmo de seu tronco.
Para acalmar a fúria de Cérbero, os mortos que residiam no submundo jogavam-lhe um bolo de farinha e mel que os seus entes queridos haviam deixado no túmulo.Cérbero,quando a dormir,está com os olhos abertos,porém,quando o mesmo está de olhos fechados,está acordado.
Seu nome, Cérbero, vem da palavra Kroboros, que significa comedor de carne. Cérbero comia as pessoas. Um exemplo disso na mitologia é Pirítoo, que por tentar seduzir Perséfone, a esposa de Hades e filha de Deméter, deusa da fertilidade da Terra, foi entregue ao cão. Como castigo Cérbero comia o corpo dos condenados.
Da sua união com Quimera,nasceram o Leão de Neméia e a Esfinge.Os nomes de suas cabeças são: (da esquerda para a direita) veltesta, tretesta e drittesta.
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
Deuses gêmeos
Castor e Pólux:Os gêmeos tinham a mesma mãe,mas pais diferentes,são filhos de Leda com Tíndaro e Zeus.Pólux, por ser filho de Zeus, era imortal, enquanto Castor não o era. Com a morte deste, Pólux pediu a seu pai que deixasse seu irmão partilhar da mesma imortalidade,como Zeus, seu pai, não podia convencer Hades, o deus dos mortos a trazer Castor de volta à vida, ficou decidido que os dois irmãos passariam metade do ano nos infernos, e outra metade no Olimpo.Existe outra versão na qual Zeus transforma Castor e Pólux na constelação de Gêmeos.Os dois são tidos como padroeiros dos navegantes, para quem aparecem na forma do fogo de Santelmo.
Érebo e Nix:Érebo(personificação da escuridão, mais precisamente o criador das Trevas) e Nix(personificação da noite,patrona das feiticeiras e bruxas, é a deusa dos segredos e mistérios noturnos, rainha dos astros da noite)São filhos de Caos(primeira divindade a surgir no universo),nasceram a partir de "pedaços" de Caos, Érebo e Nix passam a ser os mais velhos imortais do universo, logo após Caos.Nix, assim como Hades, possuía um capuz que a tornava invisível a todos,Zeus tem um enorme respeito e temível pavor de Nix enquanto Érebo foi conhecido por ser um dos maiores inimigos de Zeus.Érebo desposou Nix, gerando mais dois deuses primordiais: o Éter (conhecido como a Luz celestial) e Hemera (o Dia).
Tânato e Hipnos:Tânato(personificação da morte) e Hipnos(personificação do sono, da sonolência).São filhos sem pai de Nix(noite),outras fontes dizem que o pai era o Érebo(treva).Tânatos era conhecido por ter o coração de ferro e as entranhas de bronze.Hipnos é o responsável pelo descanso restaurador de todas as criaturas terrestres é casado com Grácia Pasitea(uma das Cárites ''Graças'',são as deusas do encantamento, da beleza, da natureza, da criatividade humana e da fertilidade da dança)que foi oferecida a ele por Hera(deusa do casamento),com ela tem 4 filhos(Ícelo - criador dos pesadelos;Morfeu - criador dos sonhos;Fântaso - criador dos objetos inanimados que aparecem nos sonhos;Fantasia - única filha, criadora dos monstros, quimeras e devaneios)responsáveis por distribuir os sonhos.Apesar de gêmeos eram muito diferentes,Hipnos costuma ser visto trajando peças douradas, em oposição a seu irmão gêmeo que normalmente usava tons prateados.Mas ambos eram representados por um jovem alado.
Apolo e Ártemis:Apolo(possuía muitos atributos e funções,deus da divina distância, que ameaçava ou protegia deste o alto dos céus, sendo identificado com o sol e a luz da verdade. Fazia os homens conscientes de seus pecados e era o agente de sua purificação; presidia sobre as leis da Religião e sobre as constituições das cidades, era o símbolo da inspiração profética e artística, sendo o patrono do mais famoso oráculo da Antiguidade, o Oráculo de Delfos, e líder das Musas,deus da morte súbita, das pragas e doenças, mas também o deus da cura e da proteção contra as forças malignas,deus da Beleza, da Perfeição, da Harmonia, do Equilíbrio e da Razão, o iniciador dos jovens no mundo dos adultos, estava ligado à Natureza, às ervas e aos rebanhos, e era protetor dos pastores, marinheiros e arqueiros) e Ártemis(deusa da vida selvagem e da caça,deusa da luz da lua e da magia)São filhos de Zeus e Leto(deusa do anoitecer).Enquanto Apolo pegava geral,Ártemis fez até voto de castidade,mesmo assim apaixonou-se perdidamente pelo jovem Orion.Apolo tinha muito ciúmes da irmã.
Na mitologia romana,são chamados de Diana e Febo.
Fobos e Deimos:São filhos de Ares e Afrodite,Fobos( medo,derivado,fobia) e Deimos(personificação do Pânico),acompanhavam seu pai nas batalhas e injetando nos corações dos inimigos a covardia e o medo que fazia-os fugir.
Quetzalcóatl e Xolotl:Quetzalcóatl("Serpente Emplumada", "Pássaro Serpente", ou "Pássaro Serpente da Guerra") é uma divindade das culturas de Mesoamérica, em especial da cultura asteca,representa a vida, a abundância da vegetação, o alimento fisico e espiritual para o povo que a cultua ou o indivíduo que tenta uma ascese espiritual.Xolotl é um deus asteca, irmão gêmeo de Quetzalcoatl, que guia as almas durante sua jornada por Mictlan(nível inferior da terra dos mortos).Era encarnado como uma salamandra.
Xochipilli e Xochiquetzal:Xochipilli ou Macuilxochitl era o deus asteca do amor, dos jogos, das beleza, da dança, da juventude, das flores, do milho e das canções. Era um deus frivolo e belo que fazia nascer as flores. Seu nome deriva de duas palavras do idioma nahualt: Xochi(flores) e pilli (príncipe) assim sendo Príncipe das flores,sua irmã gêmea era Xochiquetzal, da qual era inseparável.
sábado, 13 de outubro de 2012
Daemon ou daimon
Do grego δαίμων, transliteração dáimon, tradução "divindade", "espírito".É um ser que semelhante aos gênios da mitologia árabe.A palavra daimon se originou com os gregos na Antiguidade; no entanto, ao longo da História, surgiram diversas descrições para esses seres. O nome em latim é dæmon, que veio a dar o vocábulo em português demônio.
São intermediários entre os deuses e os homens.Seu temperamento liga-se ao elemento natural ou vontade divina que o origina. Não se fala em "bem" ou "mal". Um mesmo daimon pode apresentar-se "bom" ou "mau" conforme as circunstâncias do relacionamento que estabelece com aquele ou aquilo que está sujeito à sua influência.No plano teleológico, os gregos falavam de eudaimons (eu significando "bom", "favorável") e kakodaimons (kakos significando "mau").Por isso, a palavra grega que designa o fenômeno da felicidade é Eudaimonia. Ser feliz para os gregos é viver sob a influência de um bom daimon.
O conceito original entre os gregos ainda os conecta:
*aos elementos da natureza, surgidos em seguida aos deuses primordiais. Assim, há daimons do fogo, da água, do mar, do ar, da terra, das florestas, etc.
*a espiritos que regem ou protegem um lugar, como uma cidade, fonte, estrada, etc.
*às afetações humanas, de corpo e de espírito, tendo sido estes daimones criados depois. Entre eles estão: Sono, Amor, Alegria, Discórdia, Medo, Morte, Força, Velhice, etc.
Éris(filha primogênita de Nix, a Noite) a deusa que personifica a discórdia,era mãe de muitos daemons como: Ponos (Pena), a Lete (esquecimento) e a Limos (fome) e ao choroso Algos (Dor), também as Hisminas (Disputas), as Macas (Batalhas), as Fonos (Matanças), as Androctasias (Massacres), os Neikea (ódios), os Pseudologos (Mentiras), as Anfilogias (Ambigüidades), a Disnomia (a Desordem) e a Ate (o erro), todos eles companheiros inseparáveis, e a Orco (Juramento), ele que mais problemas causa aos homens da terra cada vez que algum perjura voluntariamente.
São intermediários entre os deuses e os homens.Seu temperamento liga-se ao elemento natural ou vontade divina que o origina. Não se fala em "bem" ou "mal". Um mesmo daimon pode apresentar-se "bom" ou "mau" conforme as circunstâncias do relacionamento que estabelece com aquele ou aquilo que está sujeito à sua influência.No plano teleológico, os gregos falavam de eudaimons (eu significando "bom", "favorável") e kakodaimons (kakos significando "mau").Por isso, a palavra grega que designa o fenômeno da felicidade é Eudaimonia. Ser feliz para os gregos é viver sob a influência de um bom daimon.
O conceito original entre os gregos ainda os conecta:
*aos elementos da natureza, surgidos em seguida aos deuses primordiais. Assim, há daimons do fogo, da água, do mar, do ar, da terra, das florestas, etc.
*a espiritos que regem ou protegem um lugar, como uma cidade, fonte, estrada, etc.
*às afetações humanas, de corpo e de espírito, tendo sido estes daimones criados depois. Entre eles estão: Sono, Amor, Alegria, Discórdia, Medo, Morte, Força, Velhice, etc.
Éris(filha primogênita de Nix, a Noite) a deusa que personifica a discórdia,era mãe de muitos daemons como: Ponos (Pena), a Lete (esquecimento) e a Limos (fome) e ao choroso Algos (Dor), também as Hisminas (Disputas), as Macas (Batalhas), as Fonos (Matanças), as Androctasias (Massacres), os Neikea (ódios), os Pseudologos (Mentiras), as Anfilogias (Ambigüidades), a Disnomia (a Desordem) e a Ate (o erro), todos eles companheiros inseparáveis, e a Orco (Juramento), ele que mais problemas causa aos homens da terra cada vez que algum perjura voluntariamente.
sábado, 6 de outubro de 2012
Eve-A mãe de todos
Na 6° temporada de supernatural,um dos temas abordados foi Eve-A mãe de todos-.Tema esse que gerou muitas polêmicas,como a de quem seria Eve.
Pesquisando o que muita gente deve ter feito,achei a seguinte passagem:
"Pouco se sabe sobre ela até agora, com exceção de que os monstros a chamam de "Mãe" (Mãe de Todos), e ela se chama Eve, provavelmente recebeu esse nome de Eva, que teria dado origem a todos os humanos do mundo. A ultima vez que veio a Terra foi a 10.000 anos atrás e, depois, foi presa no purgatório, para onde as almas dos seres sobrenaturais vão. Apesar de usar uma casca, seu rosto verdadeiro, ou uma parte dele, pode ser revelado na gravação de uma câmera. Ela fazia parte da existência antes dos Anjos, e tem grandes vantagens sobre eles podendo, inclusive, iníbilos usando seus poderes. Ela criou os Alfas, que foram os primeiros monstros de cada espécie. Sua única fraqueza conhecida são as cinzas de uma Fênix. Um de seus poderes e a criação de monstros, podendo criar uma nova espécie quando bem quiser. Pode dar a luz a uma nova espécie ou transformar um ser humano em um monstro de sua escolha."tirada de pt-br.supernatural.wikia.com
onde trazia também um pequeno e na minha opinião incompleto texto de invocação:
"Ego coniuro vos
Insolubiliter ad mei potenciam alligati
Ad mei
Sine prestolacione venire
Debeatis aperiat
Huc sine
Debeatis mater."
Traduzindo...
"Eu conjuro
Indissoluvelmente ligado ao poder do meu
para minha
Sem prestolacione vindo
você deve abrir uma
Isso sem
Mãe deve."
Em certas passagens diz que ela existiu bem antes da criação do mundo.
Curiosidades:
*esteve na terra há 10.000 anos,
*é conhecida como a Mãe de Todos, que se refere a criação de todos os seres sobrenaturais,
*estava no purgatório,onde as almas do sobrenatural ir após a morte,
*foi libertada por dragões,
*um comentário do Vampiro Alpha implica fortemente que Eva foi, pelo menos de alguma forma esta relacionada com os Leviatãs,uma alegação fundamentada pelo fato de que ela é mais velha do que os anjos, é capaz de bloquear seus poderes (semelhante ao Edgar e,presumivelmente,outros Leviatãs),pode mudar de forma (embora Eva não parecem exigir qualquer DNA, a fim de assumir a forma de uma pessoa), e sangra negra sobre sua morte.
*Eve significa Eva em latin,que é a mãe de todos os humanos.
*para enfatizar seu ponto, ela se transforma em Mary Winchester e diz-lhes que toda ação que ela foi tomada por causa do "amor de mãe".
*Um dos motivos para ter saido do purgatório era de que seus filhos começaram a ser capturado e torturado por Crowley.
*Mesmo depois de sua morte, seu corpo ainda produz novos ovos.
Frase de Eve:"Seu pai te fez e depois abandonou você, então você orar. Você vê sinais onde não há nada. Mas a verdade é que o seu apocalipse chegou e passou, e você nem percebeu. Uma mãe nunca iria abandonar seus filhos como ele fez. Você vai ver."
- Eve, 6,16 ... And Then There Were None -
Supostas inspirações:
Equidna:(do grego Ἔχιδνα, a víbora), era uma criatura monstruosa da mitologia grega, com tronco de uma bela mulher (ou ninfa) e cauda de serpente em lugar dos membros. Era gigante, como um titã. Por isso era a única capaz de se unir com o horrendo Tifão(é um deus da mitologia a quem imputavam os gregos a paternidade dos ventos ferozes e violentos).
As tradições divergem bastante quanto à sua origem. Segundo Hesíodo era filha de Forcis e Ceto, e portanto neta de Ponto e Gaia.Em outras versões seria descendente de Tártaro e Gaia ou ainda de Crisaor e Calírroe.Equidna, em função da própria monstruosidade, casou-se com o horrendo deus Tifão, tornando-se a "mãe de todos os monstros".
Seus filhos com Tifão foram:
*Cérbero, o cão de três cabeças, que guardava o Hades
*Ortros, o cão de guarda de Gerião, de duas cabeças
*a Hidra de Lerna
*a Quimera, morta por Belerofonte
*Ládon, o dragão de cem cabeças
*Scylla, monstro da lenda de Odisseu também é considerada em algumas versões sua filha com Tifão.
Do seu filho Ortros, Equidna concebeu:
*o Leão de Neméia
*Fix (ou Sfix), a Esfinge de Tebas, derrotada por Édip
Segundo uma lenda do Ponto Euxino ela se uniu a Héracles numa passagem do herói pela Cítia, concebendo desta união:
*Agatirso
*Gélon
*Cites, que deu origem aos Citas
A descendência de Equidna ainda incluía:
*o dragão da Cólquida, que guardava o velocino de ouro
*o dragão que guardava o jardim das Hespérides
*Ethon, a águia que comia o fígado de Prometeu.
Ceto:Divindades marinhas filhas de Pontos, Titã do Mar e de Gaia, a Mãe Terra.O nome Cetus,significa "monstro".Seus filhos são:as Górgonas,as Gréias,o dragão insone Ládon e Equidna.
OBS:Ceto era uma divindade marinha,como vimos em supernatural ela tem uma ligação com os leviatãs que segundo a biblia também eram monstros marinhos.
Tiamat:É uma deusa das mitologias babilônica e sumérica. Na maioria das vezes, Tiamat é descrita como uma serpente marinha ou um dragão, mas nenhum texto foi encontrado nos quais contenham uma associação clara com essas criaturas.No Enuma Elish, sua descrição física contém, uma cauda (rabo), coxas, orgãos sexuais, abdômen, tórax, pescoço e cabeça, olhos, narinas, boca e lábios. E por dentro coração, artérias e sangue.Contudo, há uma etimologia semita que pode ajudar a explicar por que Tiamat é descrita como uma serpente. No mito fragmentado "Astarte e o Tributo do Mar" no inglês Astarte and the Tribute of the Sea, há uma menção de "Ta-yam-t" o que parece ser uma referência de uma serpente (*Ta - *Tan) marítima (*Yam). Se tal etimologia estiver correta irá explicar a conexão entre Tiamat e Lotan (Lo-tan, Leviathan).
Apesar do Enuma Elish descrever que Tiamat deu à luz dragões e serpentes, são incluídos entre eles uma grande lista de monstros como homens escorpiões e as sereias.Assim como Eve,Tiamat também se emraiveseu ao saber que estavam matando seus filhos.
Pesquisando o que muita gente deve ter feito,achei a seguinte passagem:
"Pouco se sabe sobre ela até agora, com exceção de que os monstros a chamam de "Mãe" (Mãe de Todos), e ela se chama Eve, provavelmente recebeu esse nome de Eva, que teria dado origem a todos os humanos do mundo. A ultima vez que veio a Terra foi a 10.000 anos atrás e, depois, foi presa no purgatório, para onde as almas dos seres sobrenaturais vão. Apesar de usar uma casca, seu rosto verdadeiro, ou uma parte dele, pode ser revelado na gravação de uma câmera. Ela fazia parte da existência antes dos Anjos, e tem grandes vantagens sobre eles podendo, inclusive, iníbilos usando seus poderes. Ela criou os Alfas, que foram os primeiros monstros de cada espécie. Sua única fraqueza conhecida são as cinzas de uma Fênix. Um de seus poderes e a criação de monstros, podendo criar uma nova espécie quando bem quiser. Pode dar a luz a uma nova espécie ou transformar um ser humano em um monstro de sua escolha."tirada de pt-br.supernatural.wikia.com
onde trazia também um pequeno e na minha opinião incompleto texto de invocação:
"Ego coniuro vos
Insolubiliter ad mei potenciam alligati
Ad mei
Sine prestolacione venire
Debeatis aperiat
Huc sine
Debeatis mater."
Traduzindo...
"Eu conjuro
Indissoluvelmente ligado ao poder do meu
para minha
Sem prestolacione vindo
você deve abrir uma
Isso sem
Mãe deve."
Em certas passagens diz que ela existiu bem antes da criação do mundo.
Curiosidades:
*esteve na terra há 10.000 anos,
*é conhecida como a Mãe de Todos, que se refere a criação de todos os seres sobrenaturais,
*estava no purgatório,onde as almas do sobrenatural ir após a morte,
*foi libertada por dragões,
*um comentário do Vampiro Alpha implica fortemente que Eva foi, pelo menos de alguma forma esta relacionada com os Leviatãs,uma alegação fundamentada pelo fato de que ela é mais velha do que os anjos, é capaz de bloquear seus poderes (semelhante ao Edgar e,presumivelmente,outros Leviatãs),pode mudar de forma (embora Eva não parecem exigir qualquer DNA, a fim de assumir a forma de uma pessoa), e sangra negra sobre sua morte.
*Eve significa Eva em latin,que é a mãe de todos os humanos.
*para enfatizar seu ponto, ela se transforma em Mary Winchester e diz-lhes que toda ação que ela foi tomada por causa do "amor de mãe".
*Um dos motivos para ter saido do purgatório era de que seus filhos começaram a ser capturado e torturado por Crowley.
*Mesmo depois de sua morte, seu corpo ainda produz novos ovos.
Frase de Eve:"Seu pai te fez e depois abandonou você, então você orar. Você vê sinais onde não há nada. Mas a verdade é que o seu apocalipse chegou e passou, e você nem percebeu. Uma mãe nunca iria abandonar seus filhos como ele fez. Você vai ver."
- Eve, 6,16 ... And Then There Were None -
Supostas inspirações:
Equidna:(do grego Ἔχιδνα, a víbora), era uma criatura monstruosa da mitologia grega, com tronco de uma bela mulher (ou ninfa) e cauda de serpente em lugar dos membros. Era gigante, como um titã. Por isso era a única capaz de se unir com o horrendo Tifão(é um deus da mitologia a quem imputavam os gregos a paternidade dos ventos ferozes e violentos).
As tradições divergem bastante quanto à sua origem. Segundo Hesíodo era filha de Forcis e Ceto, e portanto neta de Ponto e Gaia.Em outras versões seria descendente de Tártaro e Gaia ou ainda de Crisaor e Calírroe.Equidna, em função da própria monstruosidade, casou-se com o horrendo deus Tifão, tornando-se a "mãe de todos os monstros".
Seus filhos com Tifão foram:
*Cérbero, o cão de três cabeças, que guardava o Hades
*Ortros, o cão de guarda de Gerião, de duas cabeças
*a Hidra de Lerna
*a Quimera, morta por Belerofonte
*Ládon, o dragão de cem cabeças
*Scylla, monstro da lenda de Odisseu também é considerada em algumas versões sua filha com Tifão.
Do seu filho Ortros, Equidna concebeu:
*o Leão de Neméia
*Fix (ou Sfix), a Esfinge de Tebas, derrotada por Édip
Segundo uma lenda do Ponto Euxino ela se uniu a Héracles numa passagem do herói pela Cítia, concebendo desta união:
*Agatirso
*Gélon
*Cites, que deu origem aos Citas
A descendência de Equidna ainda incluía:
*o dragão da Cólquida, que guardava o velocino de ouro
*o dragão que guardava o jardim das Hespérides
*Ethon, a águia que comia o fígado de Prometeu.
Ceto:Divindades marinhas filhas de Pontos, Titã do Mar e de Gaia, a Mãe Terra.O nome Cetus,significa "monstro".Seus filhos são:as Górgonas,as Gréias,o dragão insone Ládon e Equidna.
OBS:Ceto era uma divindade marinha,como vimos em supernatural ela tem uma ligação com os leviatãs que segundo a biblia também eram monstros marinhos.
Tiamat:É uma deusa das mitologias babilônica e sumérica. Na maioria das vezes, Tiamat é descrita como uma serpente marinha ou um dragão, mas nenhum texto foi encontrado nos quais contenham uma associação clara com essas criaturas.No Enuma Elish, sua descrição física contém, uma cauda (rabo), coxas, orgãos sexuais, abdômen, tórax, pescoço e cabeça, olhos, narinas, boca e lábios. E por dentro coração, artérias e sangue.Contudo, há uma etimologia semita que pode ajudar a explicar por que Tiamat é descrita como uma serpente. No mito fragmentado "Astarte e o Tributo do Mar" no inglês Astarte and the Tribute of the Sea, há uma menção de "Ta-yam-t" o que parece ser uma referência de uma serpente (*Ta - *Tan) marítima (*Yam). Se tal etimologia estiver correta irá explicar a conexão entre Tiamat e Lotan (Lo-tan, Leviathan).
Apesar do Enuma Elish descrever que Tiamat deu à luz dragões e serpentes, são incluídos entre eles uma grande lista de monstros como homens escorpiões e as sereias.Assim como Eve,Tiamat também se emraiveseu ao saber que estavam matando seus filhos.
domingo, 16 de setembro de 2012
Vampiros
Vampiro é um ser mitológico ou folclórico que se alimenta da essência vital de criaturas vivas (geralmente sob a forma de sangue).Embora entidades vampíricas tenham sido registradas em várias culturas, possivelmente em tempos tão recuados como a pré-história,o termo vampiro apenas se tornou popular no início do século XIX, após um influxo de superstições vampíricas na Europa Ocidental, vindas de áreas onde lendas sobre vampiros eram frequentes, como os Balcãs e a Europa Oriental,embora variantes locais sejam também conhecidas por outras designações, como vrykolakas na Grécia e strigoi na Roménia. Este aumento das superstições vampíricas na Europa levou a uma histeria coletiva, resultando em alguns casos na perfuração de cadáveres com estacas e acusações de vampirismo.
Talvez sua origem seja baseada em um antigo mito de que através do beijo seria possível apoderar-se da vida e da alma de outra pessoa; a exemplo de muitos povos africanos que acreditavam que o beijo era algo diabólico e que a pessoa beijada poderia ter sua alma absorvida se permitisse ser beijada. Entre os antigos astecas havia essa mesma alusão ao beijo, entretanto o mesmo não era considerado demoníaco, e sim uma forma de canibalização que simbolizava a oferta ritual da pessoa a ser sacrificada aos deuses. O sangue também tem um forte valor simbólico em diversas culturas: significa vida, paixão, poder, força, e também carrega consigo uma série de tabus e interditos. É difícil afirmar quando surgiram as primeiras histórias, pois aparecem referências desde a Grécia antiga.
Possuam um vasto leque de aparências físicas, variando de quase humanos até corpos em avançado estado de decomposição.
A noção de vampirismo existe há milénios; culturas como as da Mesopotâmia, Hebraica, da Grécia Antiga, e a romana continham lendas de demónios e espíritos que são considerados percursores dos modernos vampiros.No entanto, apesar da ocorrência de criaturas do tipo dos vampiros nessas civilizações antigas, o folclore da entidade que conhecemos hoje como vampiro teve origem quase exclusivamente no sudeste da Europa no início do século XVIII,quando as tradições orais de muitos grupos étnicos dessa região foram registados e publicados. Em muitos casos, os vampiros são espectros de seres malignos, vítimas de suicídio, ou bruxos, mas podem também ser criados quando um espírito maléfico possui um corpo ou quando se é mordido por um vampiro. A crença em tais lendas penetrou tanto em algumas regiões que causou histeria colectiva e até execuções públicas de pessoas que se acreditavam serem vampiros.
Itens com qualidades apotropaicas, capazes de afastar as almas do outro mundo, são comuns no folclore vampírico. O alho é um exemplo comum,e ramos de roseira silvestre e pilriteiro têm fama de poder ferir vampiros, e na Europa diz-se que espalhar sementes de mostarda no telhado das casas consegue afasta-los. Outros apotropaicos incluem itens sagrados, comocrucifixos, rosários, ou água benta. Diz-se que os vampiros não conseguem pisar chão sagrado, tal como o das igrejas e templos, ou atravessar água corrente.Embora não sejam habitualmente vistos como apotropaicos, os espelhos têm sido usados para afastar vampiros quando colocados em portas, virados para o exterior. Em algumas culturas, os vampiros não possuem reflexo e por vezes não produzem sombra, possivelmente como manifestação da ausência de alma no vampiro.Este atributo, embora não universal (os vrykolakas/tympanios gregos são capazes de gerar tanto reflexo como sombra), foi usado por Bram Stoker em Drácula e permaneceu popular em autores e realizadores de cinema posteriores.Algumas tradições asseguram também que um vampiro não consegue entrar numa casa a menos que seja convidado pelo seu proprietário, embora após o primeiro convite possa entrar e sair sempre que lhes apeteça.Não obstante os vampiros da tradição popular sejam tidos como mais activos à noite, não são geralmente considerados vulneráveis à luz solar.Muitos são os métodos para destruir de vez um vampiro como,estaca no coração,segundo os caçadores o mais eficaz é cortar a cabeça do monstro.
Vampiros pelo mundo
-India-
*Kali-Não é claramente uma vampira,certamente bebe sangue mais por uma sede ''divina'',ela também é por vezes representado com presas.Ela e a deusa Durga lutaram contra o demônio Raktabija que poderia reproduzir-se de cada gota de sangue derramado. Kali bebeu todo seu sangue para que nenhum fosse derramada, assim,matando-o ganhando a batalha.Os ciganos possivelmente descendentes dos dravidianos, povo autóctone, expulso pelos arianos do Norte da Índia deram a Kali o nome de Sara,onde ela, como seu marido Shiva, são retratados em actos vampíricos.
*Baital-Esta raça dos vampiros era de pequena estatura,é metade homem e metade morcego, tendo mais ou menos um metro e meio de altura.
*A Pati Pacu- Considerado como o senhor de todos os seres do mal. Ele é visto durante a noite em cemitérios e locais de execução. O Pisacha, outro nome para a Pati Pacu eram uma raça de comedores de carne. Eles são descritos como vampiros maus que foram criados pelos vícios da humanidade. Embora sua atitude não é geralmente amigável, ele irá curar doenças se atraídos para isso. Seu passa-tempo favorito é o consumo de carne humana. Também estão incluídos nesta espécie o Mmbyu (morte), foi considerado o chefe de todas as criaturas malévolas. Eles eram vampiros de natureza demoníaca que atormentam suas vítimas através de possessões demoníacas.
*Rakshasa-Era um vampiro poderoso e mágico indiano.Eles gostam de confundir aqueles que os rodeiam, aparecendo em forma humana ou com atributos de animais (garras, presas, olhos semicerrados, etc), ou como animais com características humanas (pés, mãos, nariz chato, etc.) O lado animal é muito frequentemente um tigre. Eles são conhecidos por comer carne da vítima, além de beber seu sangue. O Rakshasa são uma espécie de mudança de forma da mitologia hindu que foram originalmente criados pela Brahma para proteger o mar daqueles que queriam roubar o elixir da imortalidade dele. Eles viviam em Lanka (Ceilão) e eram governados por Ravana. Mais tarde, eles se identificaram como criaturas demoníacas que muitas vezes tomam a forma de uma mulher sedutora e atrair os homens para a morte. Em outras contas a essas criaturas viviam nas árvores e causou vómitos e indigestão para aqueles que se desviaram para perto de seu domínio. Dizia-se que as crianças tornam-se uma destas criaturas se eles poderiam ser induzidos a comer cérebros humanos. O Rakshasa já não eram humanos, mas ainda possuía uma natureza física, que gostava de presa para o desamparado. Outra descrição deste vampiro era uma sepultura errante, carne comer, versão beber sangue de elfos esportivos presas e encharcados de sangue. Como você pode ver, existem várias versões diferentes deste vampiro, mas todos eles foram aceitos como realidade pelos hindus, que escreveu de tal criatura nos Vedas. Foi possível para destruir essa criatura pela queima, expondo à luz solar ou exorcismo.
*BrahmarākŞhasa / Brahmaparusha-Uma criatura-vampiro com a cabeça rodeada por intestinos e um crânio de que bebeu sangue.Foi dito no folclore que este espírito maligno apreciado comer seres humanos e que iria beber o sangue das vítimas através do crânio que realizou, então, comer o cérebro das vítimas. Depois seria envolver o intestino da vítima em torno de seu corpo para realizar uma dança ritual. Acreditavam que era um demônio que poderia possuir os vivos e destruí-los lentamente por dentro.Não há proteção contra conhecido esse vampiro sedento de sangue.
*Churel ou (Churail)-É uma mulher fantasma.O espírito é dito ser de uma mulher de casta inferior que morreram ou no parto ou durante a menstruação.Ela aparece tanto como uma criatura horrível com seios caídos e longos cabelos despenteados, ou como uma linda jovem que pode charme qualquer homem. Muitas vezes, os pés são para trás, e ela tem uma língua anormalmente longa e espessa e negra, embora às vezes ela é relatado como tendo nenhuma boca em todos.São mais frequentemente relatados perto cemitérios ou lugares miseráveis.A lenda diz que detêm jovens em cativeiros até que eles são idosos, ou então fazer amor com eles, até que se tornam tão fracos que morrer para se juntar ao espírito.A churel pode ser impedido de formação de enterrar o cadáver de uma mulher que é provável que se torne uma e algumas famílias que polvilhe sementes de mostarda sobre o túmulo para garantir que o churel não visitar a antiga casa de família.No entanto, em alguns casos um exorcismo foi necessária sobre o local do enterro.
*Masani-É uma vampira da Índia, ela se diz ser o espírito dos cemitérios. O Masani é preto na aparência e suas caçadas são realizadas à noite, começando como ela emerge de uma pira funerária. Quem passar o local do enterro será atacado.
*Bhuta-alimentam de fezes e intestinos encontrados em corpos decompostos. E tambémpromovem doenças nos seres humanos, uma forma de gerar o seu alimento. Eles também vivem perto do local de cremação, transformam-se em corujas e morcegos, mas igualmente aos Rakshasas atacam recém-nascidos. Podem obsediar uma pessoa, e a pessoa assim obsediada viria a atacar outras, devorando-as.Os candidatos principais a se tornarem Bhutas eram os que padeciam por morte antinatural, suicídio ou execução; eram loucos, portadores de alguma moléstia ou deformados. Transformavam-se, após a morte, em mortos-vivos. Em certas localidades da Índia, aqueles que morrem de maneira semelhante às descritas são sepultados ao invés de cremados.
*Gayal-Devido a problemas no sepultamento, por ser uma pessoa sem família para zelar por seu funeral, ou se a família por alguma razão não realizou as cerimónias. Ele é enterrado sumariamente sem ritos póstumos. O Gayal ataca seus parentes e os filhos de seus vizinhos. A destruição do Gayal é feita quando lhe fazem os ritos póstumos e lhe queimam o corpo.As pessoas se preveniam de seus ataques usando uma mistura de água do Ganges e leite, na esperança de que ele assim se saciasse.
Curiosamente, vampiros têm um ciclo de vida diferente no hinduísmo do que no cristianismo. No cristianismo são entendidos como uma forma de demônio, que é esperado para viver para sempre, ou seja, até o dia do julgamento, quando, então, (ou se eles são mortos mais cedo) ser sempre mais queimado no fogo do inferno, como qualquer outro demônio . O hinduísmo é menos brutal de seus bichos. Aparentemente, você pode ser capaz de morrer e reencarnar em carne humana mortal. E lembre ... supõe-se que levando uma vida profana ou imoral o pecado, ou o suicídio, vai levar a alma a reencarnar em tais espíritos malignos.
-Roma-
*Strix-Uma bruxa que, em forma de coruja, atacava crianças para sugar seu sangue e se envolvia sexualmente com homens que acabavam drenados.
*Strigoiuls-São muito parecidos com o vampiro original, mas preferem atacar em bando. Eles podem ser destruídos se for posto alho em sua boca ou removendo-se o coração.
Africa: Asanbosam são vampiros arficanos. São vampiros normais exceto o fato de possuírem cascos ao invés de pés. Tendem a morder suas vítimas no polegar.
- Assíria: Ekiiminus são malígnos espíritos assírios, metade a fantasma, metade vampiro, causados por um sepultamento impróprio. Eles são naturalmente invisíveis e são capazes de possuir humanos. Podem ser destruídos sendo usado armas de madeira, ou por exorcismo.
- Bretanha: Baobhan Sith é uma fada demônio celta, que aparece como uma jovem mulher que dançará com o homem que achar até que o mesmo se esgote, para depois se alimentar dele. Pode ser morta por ferro frio. Os espíritos da floresta do balé Giselle parecem ser dessa espécie.
- Bulgária: Os Obours se parecem com vampiros normais mas têm apenas uma narina e a língua longa e pontiaguda. Eles podem ser imobilizados se colocadas rosas em seus sepulcros. Podem ser destruídos se conjurada uma palavra mágica numa garrafa e a mesma atirada numa fogueira.
- China: Ch'Iang Shih são criados quando um gato pula sobre o corpo de um cadáver. Eles matam com um bafo venenoso para então drenar o sangue. Se encontram uma pilha de arroz, tem que contar os grãos antes de passar. Sua forma imaterial é uma esfera de luz.
- Creta: Os vampiros cretas Kathakano são muito parecidos com o original, mas só podem ser mortos se forem decaptados e a cabeça fervida em vinagre.
- Grécia: São esclusivamente fêmeas, sendo geralmente metade humana, metade animal. Elas comem a carne de suas vítimas assim como bebem seu sangue. As lamias podem ser atacadas e destruídas com armas normais.
- Índia: Baital é uma raça de vampiro indiana. Sua forma natural é metade homem, metade morcego, tendo mais ou menos um metro e meio de altura.
- Irlanda: Na Irlanda, muitos druidas falam do Dearg-Dues que têm que ser mortos sendo construído um monte de pedras sobre suas sepulturas. Os Dearg-Dues não mudam de forma.
- Sérvia: Vlokoslak normalmente apresentam-se como pessoas trajadas de branco e o sol não os afeta. Podem assumir a forma de animais e podem ser destruídos se decepados os dedos dos pés, ou com um prego transpassado no pescoço.
- Roma: Strigoiuls são muito parecidos com o vampiro original, mas preferem atacar em bando. Eles podem ser destruídos se for posto alho em sua boca ou removendo-se o coração.
- Russia: Viesczy têm um ferrão sob a língua e só podem ser destruídos por fogo. Quando incendiado, seu corpo explode e dá origem à centenas de larvas e ratos. Se um deles escapar, o espírito retornará para reclamar vingança.
Fonte: Morte Súbita
Talvez sua origem seja baseada em um antigo mito de que através do beijo seria possível apoderar-se da vida e da alma de outra pessoa; a exemplo de muitos povos africanos que acreditavam que o beijo era algo diabólico e que a pessoa beijada poderia ter sua alma absorvida se permitisse ser beijada. Entre os antigos astecas havia essa mesma alusão ao beijo, entretanto o mesmo não era considerado demoníaco, e sim uma forma de canibalização que simbolizava a oferta ritual da pessoa a ser sacrificada aos deuses. O sangue também tem um forte valor simbólico em diversas culturas: significa vida, paixão, poder, força, e também carrega consigo uma série de tabus e interditos. É difícil afirmar quando surgiram as primeiras histórias, pois aparecem referências desde a Grécia antiga.
Supostos vampiros na Bulgária |
A noção de vampirismo existe há milénios; culturas como as da Mesopotâmia, Hebraica, da Grécia Antiga, e a romana continham lendas de demónios e espíritos que são considerados percursores dos modernos vampiros.No entanto, apesar da ocorrência de criaturas do tipo dos vampiros nessas civilizações antigas, o folclore da entidade que conhecemos hoje como vampiro teve origem quase exclusivamente no sudeste da Europa no início do século XVIII,quando as tradições orais de muitos grupos étnicos dessa região foram registados e publicados. Em muitos casos, os vampiros são espectros de seres malignos, vítimas de suicídio, ou bruxos, mas podem também ser criados quando um espírito maléfico possui um corpo ou quando se é mordido por um vampiro. A crença em tais lendas penetrou tanto em algumas regiões que causou histeria colectiva e até execuções públicas de pessoas que se acreditavam serem vampiros.
Itens com qualidades apotropaicas, capazes de afastar as almas do outro mundo, são comuns no folclore vampírico. O alho é um exemplo comum,e ramos de roseira silvestre e pilriteiro têm fama de poder ferir vampiros, e na Europa diz-se que espalhar sementes de mostarda no telhado das casas consegue afasta-los. Outros apotropaicos incluem itens sagrados, comocrucifixos, rosários, ou água benta. Diz-se que os vampiros não conseguem pisar chão sagrado, tal como o das igrejas e templos, ou atravessar água corrente.Embora não sejam habitualmente vistos como apotropaicos, os espelhos têm sido usados para afastar vampiros quando colocados em portas, virados para o exterior. Em algumas culturas, os vampiros não possuem reflexo e por vezes não produzem sombra, possivelmente como manifestação da ausência de alma no vampiro.Este atributo, embora não universal (os vrykolakas/tympanios gregos são capazes de gerar tanto reflexo como sombra), foi usado por Bram Stoker em Drácula e permaneceu popular em autores e realizadores de cinema posteriores.Algumas tradições asseguram também que um vampiro não consegue entrar numa casa a menos que seja convidado pelo seu proprietário, embora após o primeiro convite possa entrar e sair sempre que lhes apeteça.Não obstante os vampiros da tradição popular sejam tidos como mais activos à noite, não são geralmente considerados vulneráveis à luz solar.Muitos são os métodos para destruir de vez um vampiro como,estaca no coração,segundo os caçadores o mais eficaz é cortar a cabeça do monstro.
Vampiros pelo mundo
-India-
*Kali-Não é claramente uma vampira,certamente bebe sangue mais por uma sede ''divina'',ela também é por vezes representado com presas.Ela e a deusa Durga lutaram contra o demônio Raktabija que poderia reproduzir-se de cada gota de sangue derramado. Kali bebeu todo seu sangue para que nenhum fosse derramada, assim,matando-o ganhando a batalha.Os ciganos possivelmente descendentes dos dravidianos, povo autóctone, expulso pelos arianos do Norte da Índia deram a Kali o nome de Sara,onde ela, como seu marido Shiva, são retratados em actos vampíricos.
*Baital-Esta raça dos vampiros era de pequena estatura,é metade homem e metade morcego, tendo mais ou menos um metro e meio de altura.
*A Pati Pacu- Considerado como o senhor de todos os seres do mal. Ele é visto durante a noite em cemitérios e locais de execução. O Pisacha, outro nome para a Pati Pacu eram uma raça de comedores de carne. Eles são descritos como vampiros maus que foram criados pelos vícios da humanidade. Embora sua atitude não é geralmente amigável, ele irá curar doenças se atraídos para isso. Seu passa-tempo favorito é o consumo de carne humana. Também estão incluídos nesta espécie o Mmbyu (morte), foi considerado o chefe de todas as criaturas malévolas. Eles eram vampiros de natureza demoníaca que atormentam suas vítimas através de possessões demoníacas.
*Rakshasa-Era um vampiro poderoso e mágico indiano.Eles gostam de confundir aqueles que os rodeiam, aparecendo em forma humana ou com atributos de animais (garras, presas, olhos semicerrados, etc), ou como animais com características humanas (pés, mãos, nariz chato, etc.) O lado animal é muito frequentemente um tigre. Eles são conhecidos por comer carne da vítima, além de beber seu sangue. O Rakshasa são uma espécie de mudança de forma da mitologia hindu que foram originalmente criados pela Brahma para proteger o mar daqueles que queriam roubar o elixir da imortalidade dele. Eles viviam em Lanka (Ceilão) e eram governados por Ravana. Mais tarde, eles se identificaram como criaturas demoníacas que muitas vezes tomam a forma de uma mulher sedutora e atrair os homens para a morte. Em outras contas a essas criaturas viviam nas árvores e causou vómitos e indigestão para aqueles que se desviaram para perto de seu domínio. Dizia-se que as crianças tornam-se uma destas criaturas se eles poderiam ser induzidos a comer cérebros humanos. O Rakshasa já não eram humanos, mas ainda possuía uma natureza física, que gostava de presa para o desamparado. Outra descrição deste vampiro era uma sepultura errante, carne comer, versão beber sangue de elfos esportivos presas e encharcados de sangue. Como você pode ver, existem várias versões diferentes deste vampiro, mas todos eles foram aceitos como realidade pelos hindus, que escreveu de tal criatura nos Vedas. Foi possível para destruir essa criatura pela queima, expondo à luz solar ou exorcismo.
*BrahmarākŞhasa / Brahmaparusha-Uma criatura-vampiro com a cabeça rodeada por intestinos e um crânio de que bebeu sangue.Foi dito no folclore que este espírito maligno apreciado comer seres humanos e que iria beber o sangue das vítimas através do crânio que realizou, então, comer o cérebro das vítimas. Depois seria envolver o intestino da vítima em torno de seu corpo para realizar uma dança ritual. Acreditavam que era um demônio que poderia possuir os vivos e destruí-los lentamente por dentro.Não há proteção contra conhecido esse vampiro sedento de sangue.
*Churel ou (Churail)-É uma mulher fantasma.O espírito é dito ser de uma mulher de casta inferior que morreram ou no parto ou durante a menstruação.Ela aparece tanto como uma criatura horrível com seios caídos e longos cabelos despenteados, ou como uma linda jovem que pode charme qualquer homem. Muitas vezes, os pés são para trás, e ela tem uma língua anormalmente longa e espessa e negra, embora às vezes ela é relatado como tendo nenhuma boca em todos.São mais frequentemente relatados perto cemitérios ou lugares miseráveis.A lenda diz que detêm jovens em cativeiros até que eles são idosos, ou então fazer amor com eles, até que se tornam tão fracos que morrer para se juntar ao espírito.A churel pode ser impedido de formação de enterrar o cadáver de uma mulher que é provável que se torne uma e algumas famílias que polvilhe sementes de mostarda sobre o túmulo para garantir que o churel não visitar a antiga casa de família.No entanto, em alguns casos um exorcismo foi necessária sobre o local do enterro.
*Masani-É uma vampira da Índia, ela se diz ser o espírito dos cemitérios. O Masani é preto na aparência e suas caçadas são realizadas à noite, começando como ela emerge de uma pira funerária. Quem passar o local do enterro será atacado.
*Bhuta-alimentam de fezes e intestinos encontrados em corpos decompostos. E tambémpromovem doenças nos seres humanos, uma forma de gerar o seu alimento. Eles também vivem perto do local de cremação, transformam-se em corujas e morcegos, mas igualmente aos Rakshasas atacam recém-nascidos. Podem obsediar uma pessoa, e a pessoa assim obsediada viria a atacar outras, devorando-as.Os candidatos principais a se tornarem Bhutas eram os que padeciam por morte antinatural, suicídio ou execução; eram loucos, portadores de alguma moléstia ou deformados. Transformavam-se, após a morte, em mortos-vivos. Em certas localidades da Índia, aqueles que morrem de maneira semelhante às descritas são sepultados ao invés de cremados.
*Gayal-Devido a problemas no sepultamento, por ser uma pessoa sem família para zelar por seu funeral, ou se a família por alguma razão não realizou as cerimónias. Ele é enterrado sumariamente sem ritos póstumos. O Gayal ataca seus parentes e os filhos de seus vizinhos. A destruição do Gayal é feita quando lhe fazem os ritos póstumos e lhe queimam o corpo.As pessoas se preveniam de seus ataques usando uma mistura de água do Ganges e leite, na esperança de que ele assim se saciasse.
Curiosamente, vampiros têm um ciclo de vida diferente no hinduísmo do que no cristianismo. No cristianismo são entendidos como uma forma de demônio, que é esperado para viver para sempre, ou seja, até o dia do julgamento, quando, então, (ou se eles são mortos mais cedo) ser sempre mais queimado no fogo do inferno, como qualquer outro demônio . O hinduísmo é menos brutal de seus bichos. Aparentemente, você pode ser capaz de morrer e reencarnar em carne humana mortal. E lembre ... supõe-se que levando uma vida profana ou imoral o pecado, ou o suicídio, vai levar a alma a reencarnar em tais espíritos malignos.
-Roma-
*Strix-Uma bruxa que, em forma de coruja, atacava crianças para sugar seu sangue e se envolvia sexualmente com homens que acabavam drenados.
*Strigoiuls-São muito parecidos com o vampiro original, mas preferem atacar em bando. Eles podem ser destruídos se for posto alho em sua boca ou removendo-se o coração.
Africa: Asanbosam são vampiros arficanos. São vampiros normais exceto o fato de possuírem cascos ao invés de pés. Tendem a morder suas vítimas no polegar.
- Assíria: Ekiiminus são malígnos espíritos assírios, metade a fantasma, metade vampiro, causados por um sepultamento impróprio. Eles são naturalmente invisíveis e são capazes de possuir humanos. Podem ser destruídos sendo usado armas de madeira, ou por exorcismo.
- Bretanha: Baobhan Sith é uma fada demônio celta, que aparece como uma jovem mulher que dançará com o homem que achar até que o mesmo se esgote, para depois se alimentar dele. Pode ser morta por ferro frio. Os espíritos da floresta do balé Giselle parecem ser dessa espécie.
- Bulgária: Os Obours se parecem com vampiros normais mas têm apenas uma narina e a língua longa e pontiaguda. Eles podem ser imobilizados se colocadas rosas em seus sepulcros. Podem ser destruídos se conjurada uma palavra mágica numa garrafa e a mesma atirada numa fogueira.
- China: Ch'Iang Shih são criados quando um gato pula sobre o corpo de um cadáver. Eles matam com um bafo venenoso para então drenar o sangue. Se encontram uma pilha de arroz, tem que contar os grãos antes de passar. Sua forma imaterial é uma esfera de luz.
- Creta: Os vampiros cretas Kathakano são muito parecidos com o original, mas só podem ser mortos se forem decaptados e a cabeça fervida em vinagre.
- Grécia: São esclusivamente fêmeas, sendo geralmente metade humana, metade animal. Elas comem a carne de suas vítimas assim como bebem seu sangue. As lamias podem ser atacadas e destruídas com armas normais.
- Índia: Baital é uma raça de vampiro indiana. Sua forma natural é metade homem, metade morcego, tendo mais ou menos um metro e meio de altura.
- Irlanda: Na Irlanda, muitos druidas falam do Dearg-Dues que têm que ser mortos sendo construído um monte de pedras sobre suas sepulturas. Os Dearg-Dues não mudam de forma.
- Sérvia: Vlokoslak normalmente apresentam-se como pessoas trajadas de branco e o sol não os afeta. Podem assumir a forma de animais e podem ser destruídos se decepados os dedos dos pés, ou com um prego transpassado no pescoço.
- Roma: Strigoiuls são muito parecidos com o vampiro original, mas preferem atacar em bando. Eles podem ser destruídos se for posto alho em sua boca ou removendo-se o coração.
- Russia: Viesczy têm um ferrão sob a língua e só podem ser destruídos por fogo. Quando incendiado, seu corpo explode e dá origem à centenas de larvas e ratos. Se um deles escapar, o espírito retornará para reclamar vingança.
Fonte: Morte Súbita
Assinar:
Postagens (Atom)