terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Gnomos

Imagem retirada de misteriosfantasticos.blogspot.com.br
     A origem das lendas dos gnomos provavelmente surgiu no oriente e influenciado de forma decisiva a cultura antiga da Escandinávia.Os gnomos são espíritos de pequena estatura amplamente conhecidos e descritos entre os seres elementais da terra,ou seja,eles cuidam e protegem a natureza,ajuda-a a desenvolver.Seu nome vem do grego genomos, que significa subterrâneo ou em baixo da terra.
    Conhecem os maiores segredos e tesouros da natureza,não aceitam falar com os seres humanos,pois eles os rejeitam por degradarem a natureza,se movem através da terra solida assim como os humanos se movem através do ar,com isso,eles se introduzem nas profundas raízes das montanhas,e exploram os mais diversos tipos de minérios e tesouros existentes.
     Com a evolução do mito,os gnomos são frequentemente descritos como anões(como é o caso da mitologia nórdica) ou como um ser muito pequeno com poucos centímetros,usando barretes vermelhos e barbas brancas, trajando por vezes túnicas azuis ou de cores suaves.Com exceção dos Gnomos mals que são das cores cinza e preta,e dizem as lendas que é um ótimo lutador e faz estragos que podem até matar.
      Simbolizam o ser invisível que através do inconsciente ou da imaginação e visão onírica tornam visíveis os objectos e materiais desejados pela cobiça humana.São os guardiões de tesouros íntimos da humanidade. Por vezes um gnomo capturado pode conceder desejos a um humano que o capture,mas na maioria das vezes o desejo realizado pode acabar se tornando uma maldição.Isso porque o  gnomo castiga cruelmente o ser que odeia e,por isso,na imaginação popular da cultura europeia mediterrânea o gnomo é feio,disforme e malicioso.
      Dizem que,quem consegue conversar com um gnomo, passa a ter muita sorte,e há pessoas que afirmam que se eles gostarem realmente do individuo que tem o dialogo certo com eles,pode até ganhar um dos tesouros que possuem.
                                             Gnomos na crança Wicca
    Na mitologia criacionista neopagã são os responsáveis pela solidificação de toda matéria.Todos os itens ligados à terra (terra, areia, argila, pedras, plantas…) são a eles.No corpo humano, agem principalmente nos ossos e nos sais minerais.

    Signos ligados a terra como Touro,Capricórnio e Virgem tem uma grande ligação com esses seres mágicos,absorvendo portanto,em maior quantidade,as características relacionadas a eles.

    Todos os gnomos são regidos pelo Rei Ghob, a quem os praticantes de magia invocam durante os rituais com esse elemento. Já os magistas angelicais geralmente invocam o arcanjo Uriel para lhes auxiliar nessas práticas.O Rei Ghob fornece os poderes mágicos aos gnomos, e a força para que eles consigam proteger os tesouros secretos da humanidade. Era poderoso e comanda todo o mundo místico dos gnomos e duendes. Na mitologia celta, seu equivalente é a rainha Mabi. Ghob, é o Rei da Terra, e mostra-se solidamente. É atarracado, pesado e denso; aparece na imagem tradicional do gnomo, ou “goblin”, transparecendo idade avançada, força animal e uma grande sensação de “peso” intrínseco.
*Direção: norte.

*Símbolo no hermetismo: quadrado amarelo.

*Cores esotéricas: marrom e o verde.

*Instrumentos de invocação na Wicca: o Pentáculo.
                                                              A Estátua
    No ano de 1200 a.d. o sueco Frederick Ugarph encontrou uma estatua em madeira, muito bem conservada, na casa de um pescador na cidade de Nidaros (atualmente Trondhein), Noruega. A estátua de 15 cm de altura, sem contar o pedestal, trazia gravadas as seguintes palavras:NISSE Rikitg Stɸrrelse que significa “Gnomo, estatura real”.
     A estátua estava em poder da família do pescador há muitos anos e Ugarph encontrou muita dificuldade ao tentar comprá-la, o que somente ocorreu após muitos dias de negociações. A estátua tem mais de 2.000 anos e que deve ter sido entalhada na raiz de uma arvore já extinta, cuja madeira é incrivelmente resistente. Segundo consta a inscrição no pedestal foi feita a muitos séculos após a estatua ter sido esculpida. A descoberta dessa estátua serve para ilustrar aquilo que os gnomos sempre afirmaram: que suas origens são escandinavas.
     Foi somente após a Grande Migração dos Povos, no a.D. 395, que os Gnomos começaram a aparecer nos Países Baixos, provavelmente por volta do ano 449, quando o posto avançado romano na Britânia caiu sobre o julgo dos anglo-saxões e dos juntos. Existem evidencia a esse respeito numa carta escrita por Publius Octavus, sargento romano aposentado, dono de uma “Villa” e de algumas terras nos arredores da Lugdunum (atualmente Leiden, na Holanda) Publius não voltara a Roma por ter se casado com uma moça da cidade. Foi por muita sorte que sua propriedade não caiu nas mãos dos Bárbaros. Em sua carta, do ano 470, Publius Octavius disse:
   “Hoje tive a oportunidade de ver uma criatura minúscula com meus próprios olhos.                                    Usava um chapéu vermelho e camisa azul.Tinha barbas brancas e usava calças verdes.                            Disse que morava nessas terras a 20 anos. Falava a nossa língua, misturada com algumas                        palavras esquisitas. Desde então, tem conversado muitas vezes com aquele homenzinho.                            Disse-me ser descendente de uma raça chamada Kuwalden – uma palavra totalmente                                  desconhecida para nós – e que existem muitos poucas iguais a ele em todo o mundo.                                  Gosto muito de leite.De vez em quando,vejo-o no pasto cuidado dos animais”.
  Durante aqueles tempos difíceis, quando Odoacer, rei dos alemães, finalmente conseguiu combater ate o último dos governantes do Império Romano Oriental, os Gnomos devem ter se estabelecido na Europa, na Rússia, na Sibéria, embora não existam informações precisas a esse respeito. Na verdade, os Gnomos não se interessam muito pela historia escrita, ou, pelo menos, assim o dizem. De qualquer forma, acredita-se que eles mantêm alguns arquivos secretos.

   No livro de Wunderlich, de 1580, o autor menciona que, naquela época os Gnomos conseguiam manter uma sociedade sem diferença de classe por mais de 1000 anos. Com exceção do rei, que era escolhido pelo povo, não existem Gnomos pobres ou ricos, inferiores ou superiores. Talvez esse seja um dos motivos pelos quais se utilizaram na Grande Migração dos Povos para uma renovação de costumes. Tudo é muito plausível ate o momento de mencionarmos um mapa (atualmente extraviado) a respeito de um reino de Gnomos onde existiam muitas minas de ouro Aparentemente, utilizavam-se, então, de mão-de-obra escrava para a extração de ouro e devem existir registros sobre alguns movimentos de revolta dos Gnomos escravos.
      A fazermos o uso de informações esparsas, como as mencionadas acima, podemos concluir que os Gnomos procuravam entrar em contato com as pessoas da sociedade em que viviam e faziam parte integrante da nossa própria sociedade até uns 50 ou 100 anos antes do reinado de Carlos Magno(778-814).
                              Texto do livro "Gnomos" - Leven En Werken Ven De Kabauter.
Dicas:*Na série de livros de Oz de L. Frank Baum , os Momes (assim escrito), especialmente o seu rei, são os principais adversários do povo de Oz. Ruth Plumly Thompson , que continuou a série após a morte de Baum, revertido para a ortografia tradicional Gnomo.

*Na série de livros As Crônicas de Nárnia de C.S.Lewis eles são conhecidos como Terráqueos que vivem no subterrâneo no Reino de Bismo

*Na série de livros Harry Potter de J. K. Rowling os gnomos são pragas domésticas. Eles são pequenas criaturas com cabeças que parecem batatas em pequenos corpos grossos. Gnomos são considerados inofensivos, mas travesso. E são "degnomizados" o nome que se dá ao lançá-los para um terreno vizinhos
Livros-GNOMOS : Wil Huygen e Rien Poortvliet - Ed. Siciliano
- O LIVRO SECRETO DOS GNOMOS : Wil Huygen e Rien Poortvliet - Ed. Siciliano
- A HISTÓRIA DOS GNOMOS : Molinero
   
 Fonte:pt.wikipedia.org      
            misteriosfantasticos.blogspot.com.br
   
     

3 comentários:

Se gostou,odiou ou quer dar sugestões,comentem