domingo, 16 de setembro de 2012

Serpentes

      É representada como símbolo de regeneração e Imortalidade,é também um claro símbolo da unidade em tudo e todos, a totalidade da existência em algumas regiões é o simbolo da sabedoria.
      Em muitas culturas é um deus ou deusa muitas vezes benevolentes outras vezes malévolos.Alguns deuses que estam relacionados com as serpentes são:
      Na mitologia egipcia Aton"oposto a Rá ou de Amon" foi associado com os animais da terra, incluindo a serpente.Ainda na mitologia egipcia temos Nehebkau,era o deus da serpente que guardava a entrada do mundo subterrâneo e supostamente filho de Renenutet deusa da nutrição e da colheita foi idealizada,em especial na arte,como uma cobra,ou como uma mulher com a cabeça de uma cobra.Seu suposto marido Geb(deus da terra) as vezes era representado como uma cobra.Ka-en-Ankh Nereru é, na mitologia egípcia, a serpente cósmica que cobria o firmamento.Apep é um monstro em forma de serpente que combatia o deus Rá(deus do Sol) ao cair de cada noite, sendo sempre morta, mas sempre ressuscitando.Apep é uma criatura maligna do submundo e um inimigo dos deuses (embora às vezes seja aliado de Seth). Ele é a personificação do próprio caos, destruição e do mal.
     Nas ilhas Fiji,temos o deus Ratu-mai-mbula ou Ratumaibula,é um deus de grande importância, que preside a agricultura. No mês chamado Vula-i-Ratumaibulu, ele vem de Bula, o mundo dos espíritos, para trazer o pão, fruto, outras árvores frutíferas, flor e o rendimento dos frutos. Ele diz-se ser um deus serpent , governa o mundo subterrâneo (e faz a energia vital fluir).Na mitologia Fiji, Degei (pronunciado Ndengei) é um deus cobra. Ele é um juiz das almas recém-mortas, depois que eles passam por uma das duas cavernas: Cibaciba ou Drakulu.Degei chocou um ovo do qual o primeiro homem veio a Terra. Ele é proeminente no kalou-vu, o Fiji pantheon.
     Durante escavações da civilização minóica,foi encontrada uma figura feminina ou uma mulher segurando uma serpente em cada mão,datando de aproximadamente 1.600 a.C e ficou conhecida como Deusa das serpentes.
     Na mitologia Grega Ladon é a serpente-dragão guardião da macieira dos frutos de ouro,morreu por um flecha de Hércules que precisava de uma maçã de ouro para completar uma das doze tarefas.Equidna(do grego Ἔχιδνα, a víbora)era uma criatura monstruosa da mitologia grega,com tronco de uma bela mulher(ou ninfa) e cauda de serpente,divergem bastante quanto à sua origem. Segundo Hesíodo era filha de Forcis(divindade marinha) e Ceto(uma das divindades marinhas), e portanto neta de Ponto(deus grego pré-olímpico dos mares) e Gaia(deusa grega da Terra).Em outras versões seria descendente de Tártaro(inferno grego) e Gaia ou ainda de Crisaor(gigante, filho de Poseidon e Medusa) e Calírroe(Oceânides).Equidna, em função da própria monstruosidade, casou-se com o horrendo deus Tifão(deus da mitologia a quem imputavam os gregos a paternidade dos ventos ferozes e violentos), tornando-se a "mãe de todos os monstros".Um desses monstros era a Hidra de Lerna,que tinha corpo de dragão e nove cabeças de serpente(algumas versões falam em sete cabeças e outras em números muito maiores)cujo hálito era venenoso e que podiam se regenerar foi derrotada por Héracles(Hércules, na mitologia romana).Na mitologia grega Lâmia era uma rainha da Líbia que tornou-se um demônio devorador de crianças,filha de Poseidon(deus do mar), onde seu corpo, abaixo da cintura, tem a forma de uma cauda de serpente . Medusa no lugar de cabelo ela tinha serpentes.Píton, na mitologia grega, é uma serpente gigantesca, que nasceu do lodo na Terra após o grande dilúvio. Foi mandada por Hera para perseguir Leto. A serpente foi morta a flechadas por Apolo e seu corpo foi dividido.As serpentes são figuras proeminente em mitos gregos muito arcaicos: o mito-elemento de Laocoonte,a serpente do mais velho oráculo de Delfos,Hércules também manuseara duas serpentes que "o ameaçaram" no berço,entre outras.Eurínome(odeanida)tinha um templo em Arcádia de difícil acesso que era aberto apenas uma vez por ano. Se peregrinos penetrassem no santuário, iriam encontrar a imagem da Deusa como uma mulher com um rabo de serpente, presa com correntes de ouro. Nesta forma, Eurínome do Mar era considerada a mãe de todos os prazeres.
    Entretanto sob uma outra árvore do Iluminação, está o Buda sentado em posição de meditação. Quando uma tempestade se levantou, o oderoso da serpente levantou-se acima da caverna subterrânea e envolveu o Buda em sete espirais por sete dias, para não interromper o estado de meditação.
     A grande Deusa mãe minoica, Potnia Theron pode manusear uma serpente em uma das mãos, talvez evocando o papel como a fonte da sabedoria.
     A imagem da serpente como a incorporação da sabedoria transmitida pela deusa Sophia é um emblema usado pelo gnosticismo, especialmente as seitas mais ortodoxas caracterizadas como Ofídeas, ("Homens Serpente").
     Na Mitologia nórdica, Jormungand, a serpente de Midgard, abraça o mundo no abismo do oceano.É filho de Loki com a gigante Angrboda.
      Na mitologia romana Angitia era uma deusa serpente. As serpentes eram associadas às artes curativas na antiga mitologia romana e Angita é associada principalmente à uma deusa da cura.Ela tinha poderes de bruxaria e fazia milagres e curas com ervas, especialmente no que se referia a mordidas de serpentes. A ela atribui-se também uma variedade de poderes sobre serpentes, incluindo poderes para matar uma serpente com apenas um toque.
     Na mitologia hindu e budista,Naga é um grupo de divindades que tem a forma de uma enorme cobra-real, com uma ou várias cabeças.Os Nagas tendem a ser apresentados como seres negativos, perseguidos por Garuda, o homem-pássaro, ou vítimas merecedoras de sacrifícios a deuses-serpente.Um Naga feminino é um nagi ou nagini.O rei dos Naga é Shesha e sustenta o mundo em suas muitas cabeças.Vasuki também é citado como um rei dos Naga.Kaliya era o nome de um venenoso Naga vivem no rio Yamuna.A mãe de todos os Naga é Kadru.Manasa é uma deusa hindu das cobras,é adorada principalmente em Bengala e outras partes do norte e nordeste do Brasil , principalmente para a prevenção e cura de picada de cobra e também para a fertilidade e prosperidade.
     Na mitologia Asteca,Mesoamérica,toltecas e maias cutuavam o deus Quetzalcóatl,quetzal, que é uma ave de formosa plumagem que habita a selva centroamericana e cóatl, "serpente" e é usualmente traduzida como "Serpente Emplumada", "Pássaro Serpente", ou "Pássaro Serpente da Guerra";Quetzalcoatl representa as energias telúricas que ascendem, daí a sua representação como uma serpente emplumada. Neste sentido, representa a vida, a abundância da vegetação, o alimento fisico e espiritual para o povo que a cultua ou o indivíduo que tenta uma ascese espiritual.Entre seus sacrificios estava o sacrificio humano.Seu irmão gêmeo Xolotl é o deus que guia as almas durante sua jornada por Mictlan(nível inferior da terra dos mortos).Era encarnado como uma salamandra.
     Tiamat é uma deusa das mitologias babilônica e sumérica. Na maioria das vezes, Tiamat é descrita como uma serpente marinha ou um dragão, mas nenhum texto foi encontrado nos quais contenham uma associação clara com essas criaturas.Descrevem-na com uma cauda (rabo), coxas, "partes baixas", abdômen, tórax, pescoço e cabeça, olhos, narinas, boca e lábios. E por dentro coração, artérias e sangue.
      Na Mitologia Yoruba,Oshumare é do mesmo modo uma serpente mítica regenerada serpente da visão. É também um símbolo da ressureição na Mitologia Maya.Ele é o senhor de tudo que é alongado e representa também a riqueza e a fortuna.
     Na religião católica e evangélica as serpentes também estão presentes,como é o caso da serepente do paraiso,que enganou Adão e Eva,e os leviatãs que geralmente são de grandes proporções, bastante comum no imaginário dos navegantes europeus da Idade Moderna. Há referências, contudo, ao longo de toda a história, sendo um caso recente o do Monstro de Lago Ness.No Antigo Testamento,é retratada pela primeira vez no Livro de Jó, capítulo 41,com uma breve passagem.Foi considerado pela Igreja Católica durante a Idade Média, como o demônio representante do quinto pecado, a Inveja, também sendo tratado com um dos sete príncipes infernais.No Antigo Testamento ele é caracterizado sob diferentes formas, uma vez que funde-se com outros animais. Formas como a de dragão marinho, serpente e polvo.
     A serpente é a manifesta personificação da desobediência e da provocação a Deus. Por este motivo foi sempre associada a uma representação das forças do mal.E foram as suas palavras as primeiras mentiras relatadas na bíblia. "...certamente não morrereis...".
    Na África, o principal centro de culto serpente era Daomé.Em Uidá, o principal centro, há um templo serpente, ocupado por cerca de cinquenta cobras. Cada python do tipo DANH-gbi devem ser tratados com respeito,se matar uma,a pessoa e julgada em pena de morte.
     Ningishzida é uma deidade mesopotâmica do submundo,é representado como uma serpente com uma cabeça humana.
 

6 comentários:

  1. É muito interessante tudo isto e muito difícil de ser visto como realidade pelas pessoas, no entanto, após eu passar por todo o processo do despertar da Energia Kundalini, certo dia recebí a visita de uma serpente gigante, muito grande mesmo, apresentando-se muito mansa como um cão brincalhão, mas rígida e tenaz ao mesmo tempo. Processou o que tinha de processar, ensinou o que tinha que ensinar e se foi. Experiência de uma realidade fantástica que me fez entender como surgiu as mitologias, sempre com um fundo de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola joao me interessei mt sobre esse assunto q vc falou gostaria de manter contato pra uns esclarecimento,,,,, sem mais Nariseu

      Excluir
  2. Excelente Postagem o Texto Acima!!!
    Não são lendas ou alegorias! Esses deuses vieram a existir quando O Deus Infinito criou cada um deles. O Deus Infinito Manifestou-se em uma Forma Humana: Yaveh Yeshua Ha Mashyiach (O SENHOR JESUS CRISTO).

    Combatente Anti-Trevas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguém te perguntou sobre a sua medíocre crença?

      Excluir
    2. Em momento algum houve proselitismo, muito pelo contrário, ele enalteceu a publicação...

      "Excelente Postagem o Texto Acima!!!
      Não são lendas ou alegorias! Esses deuses vieram a existir"

      Medíocre é quem não tem capacidade de interpretação de texto.

      Excluir

Se gostou,odiou ou quer dar sugestões,comentem