quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Hécate

     Hécate (em grego antigo: Εκάτη, Hekátē "a distante" (embora alguns atribuam a origem do nome à palavra egípcia Hekat que significaria "Todo o poder"),na mitologia grega, é uma deusa,filha dos titãs Perses e Astéria.
    Era conhecida como a mais próxima dos humanos,pois se acreditava que, nas noites de lua nova, ela aparecia com sua horrível matilha de cachorros fantasmas diante dos viajantes que por ali cruzavam.Ela enviava aos humanos os terrores nocturnos e aparições de fantasmas espectros.Também era considerada a deusa da magia e da noite, mas em suas vertentes mais terríveis e obscuras.Era associada a Ártemis,mas havia a diferença de que Ártemis representava a luz lunar e o esplendor da noite.Também era associada à deusa Perséfone,a rainha dos infernos,lugar onde Hécate vivia.
    Dada a relação entre os feitiços e a obscuridade,os magos e bruxas da Antiga Grécia lhe faziam oferendas com cachorros e cordeiros negros no final de cada lua nova.Era representada com três corpos e três cabeças, ou um corpo e três cabeças.Levava sobre a testa o crescente lunar (tiara chamada de pollos),uma ou duas tochas nas mãos e com serpentes enroladas em seu pescoço.Os romanos assimilaram Hécate a Trívia, deusa das encruzilhadas,embora a relação dada entre ambas não seja tão perfeita como em outros casos da mitologia.Os marinheiros consideravam-na sua deusa titular e pediam-lhe que lhes assegurasse boas travessias. Hécate era uma divindade tripla:lunar,infernal e marinha.
     Hécate uniu-se a Eetes(),de quem gerou a feiticeira Circe.O cipreste estava associado a Hécate.Seus animais eram os cachorros,lobos e ovelhas negras.Suas três faces simbolizam a virgem, a mãe e a senhora. Ela transmite o poder de olhar para três direcções ao mesmo tempo. Esta deusa sugere que algo no passado está amarrando o presente e prejudicando planos futuros.
      Nos mitos,seu papel foi sempre secundário. Participou da Titanomaquia ao lado de Zeus,ajudou Deméter a procurar sua filha Perséfone quando esta foi raptada por Hades e combateu Hércules quando ele tentou enfrentar Cérbero,seu cão de companhia no mundo subterrâneo.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Gnomos

Imagem retirada de misteriosfantasticos.blogspot.com.br
     A origem das lendas dos gnomos provavelmente surgiu no oriente e influenciado de forma decisiva a cultura antiga da Escandinávia.Os gnomos são espíritos de pequena estatura amplamente conhecidos e descritos entre os seres elementais da terra,ou seja,eles cuidam e protegem a natureza,ajuda-a a desenvolver.Seu nome vem do grego genomos, que significa subterrâneo ou em baixo da terra.
    Conhecem os maiores segredos e tesouros da natureza,não aceitam falar com os seres humanos,pois eles os rejeitam por degradarem a natureza,se movem através da terra solida assim como os humanos se movem através do ar,com isso,eles se introduzem nas profundas raízes das montanhas,e exploram os mais diversos tipos de minérios e tesouros existentes.
     Com a evolução do mito,os gnomos são frequentemente descritos como anões(como é o caso da mitologia nórdica) ou como um ser muito pequeno com poucos centímetros,usando barretes vermelhos e barbas brancas, trajando por vezes túnicas azuis ou de cores suaves.Com exceção dos Gnomos mals que são das cores cinza e preta,e dizem as lendas que é um ótimo lutador e faz estragos que podem até matar.
      Simbolizam o ser invisível que através do inconsciente ou da imaginação e visão onírica tornam visíveis os objectos e materiais desejados pela cobiça humana.São os guardiões de tesouros íntimos da humanidade. Por vezes um gnomo capturado pode conceder desejos a um humano que o capture,mas na maioria das vezes o desejo realizado pode acabar se tornando uma maldição.Isso porque o  gnomo castiga cruelmente o ser que odeia e,por isso,na imaginação popular da cultura europeia mediterrânea o gnomo é feio,disforme e malicioso.
      Dizem que,quem consegue conversar com um gnomo, passa a ter muita sorte,e há pessoas que afirmam que se eles gostarem realmente do individuo que tem o dialogo certo com eles,pode até ganhar um dos tesouros que possuem.
                                             Gnomos na crança Wicca
    Na mitologia criacionista neopagã são os responsáveis pela solidificação de toda matéria.Todos os itens ligados à terra (terra, areia, argila, pedras, plantas…) são a eles.No corpo humano, agem principalmente nos ossos e nos sais minerais.

    Signos ligados a terra como Touro,Capricórnio e Virgem tem uma grande ligação com esses seres mágicos,absorvendo portanto,em maior quantidade,as características relacionadas a eles.

    Todos os gnomos são regidos pelo Rei Ghob, a quem os praticantes de magia invocam durante os rituais com esse elemento. Já os magistas angelicais geralmente invocam o arcanjo Uriel para lhes auxiliar nessas práticas.O Rei Ghob fornece os poderes mágicos aos gnomos, e a força para que eles consigam proteger os tesouros secretos da humanidade. Era poderoso e comanda todo o mundo místico dos gnomos e duendes. Na mitologia celta, seu equivalente é a rainha Mabi. Ghob, é o Rei da Terra, e mostra-se solidamente. É atarracado, pesado e denso; aparece na imagem tradicional do gnomo, ou “goblin”, transparecendo idade avançada, força animal e uma grande sensação de “peso” intrínseco.
*Direção: norte.

*Símbolo no hermetismo: quadrado amarelo.

*Cores esotéricas: marrom e o verde.

*Instrumentos de invocação na Wicca: o Pentáculo.
                                                              A Estátua
    No ano de 1200 a.d. o sueco Frederick Ugarph encontrou uma estatua em madeira, muito bem conservada, na casa de um pescador na cidade de Nidaros (atualmente Trondhein), Noruega. A estátua de 15 cm de altura, sem contar o pedestal, trazia gravadas as seguintes palavras:NISSE Rikitg Stɸrrelse que significa “Gnomo, estatura real”.
     A estátua estava em poder da família do pescador há muitos anos e Ugarph encontrou muita dificuldade ao tentar comprá-la, o que somente ocorreu após muitos dias de negociações. A estátua tem mais de 2.000 anos e que deve ter sido entalhada na raiz de uma arvore já extinta, cuja madeira é incrivelmente resistente. Segundo consta a inscrição no pedestal foi feita a muitos séculos após a estatua ter sido esculpida. A descoberta dessa estátua serve para ilustrar aquilo que os gnomos sempre afirmaram: que suas origens são escandinavas.
     Foi somente após a Grande Migração dos Povos, no a.D. 395, que os Gnomos começaram a aparecer nos Países Baixos, provavelmente por volta do ano 449, quando o posto avançado romano na Britânia caiu sobre o julgo dos anglo-saxões e dos juntos. Existem evidencia a esse respeito numa carta escrita por Publius Octavus, sargento romano aposentado, dono de uma “Villa” e de algumas terras nos arredores da Lugdunum (atualmente Leiden, na Holanda) Publius não voltara a Roma por ter se casado com uma moça da cidade. Foi por muita sorte que sua propriedade não caiu nas mãos dos Bárbaros. Em sua carta, do ano 470, Publius Octavius disse:
   “Hoje tive a oportunidade de ver uma criatura minúscula com meus próprios olhos.                                    Usava um chapéu vermelho e camisa azul.Tinha barbas brancas e usava calças verdes.                            Disse que morava nessas terras a 20 anos. Falava a nossa língua, misturada com algumas                        palavras esquisitas. Desde então, tem conversado muitas vezes com aquele homenzinho.                            Disse-me ser descendente de uma raça chamada Kuwalden – uma palavra totalmente                                  desconhecida para nós – e que existem muitos poucas iguais a ele em todo o mundo.                                  Gosto muito de leite.De vez em quando,vejo-o no pasto cuidado dos animais”.
  Durante aqueles tempos difíceis, quando Odoacer, rei dos alemães, finalmente conseguiu combater ate o último dos governantes do Império Romano Oriental, os Gnomos devem ter se estabelecido na Europa, na Rússia, na Sibéria, embora não existam informações precisas a esse respeito. Na verdade, os Gnomos não se interessam muito pela historia escrita, ou, pelo menos, assim o dizem. De qualquer forma, acredita-se que eles mantêm alguns arquivos secretos.

   No livro de Wunderlich, de 1580, o autor menciona que, naquela época os Gnomos conseguiam manter uma sociedade sem diferença de classe por mais de 1000 anos. Com exceção do rei, que era escolhido pelo povo, não existem Gnomos pobres ou ricos, inferiores ou superiores. Talvez esse seja um dos motivos pelos quais se utilizaram na Grande Migração dos Povos para uma renovação de costumes. Tudo é muito plausível ate o momento de mencionarmos um mapa (atualmente extraviado) a respeito de um reino de Gnomos onde existiam muitas minas de ouro Aparentemente, utilizavam-se, então, de mão-de-obra escrava para a extração de ouro e devem existir registros sobre alguns movimentos de revolta dos Gnomos escravos.
      A fazermos o uso de informações esparsas, como as mencionadas acima, podemos concluir que os Gnomos procuravam entrar em contato com as pessoas da sociedade em que viviam e faziam parte integrante da nossa própria sociedade até uns 50 ou 100 anos antes do reinado de Carlos Magno(778-814).
                              Texto do livro "Gnomos" - Leven En Werken Ven De Kabauter.
Dicas:*Na série de livros de Oz de L. Frank Baum , os Momes (assim escrito), especialmente o seu rei, são os principais adversários do povo de Oz. Ruth Plumly Thompson , que continuou a série após a morte de Baum, revertido para a ortografia tradicional Gnomo.

*Na série de livros As Crônicas de Nárnia de C.S.Lewis eles são conhecidos como Terráqueos que vivem no subterrâneo no Reino de Bismo

*Na série de livros Harry Potter de J. K. Rowling os gnomos são pragas domésticas. Eles são pequenas criaturas com cabeças que parecem batatas em pequenos corpos grossos. Gnomos são considerados inofensivos, mas travesso. E são "degnomizados" o nome que se dá ao lançá-los para um terreno vizinhos
Livros-GNOMOS : Wil Huygen e Rien Poortvliet - Ed. Siciliano
- O LIVRO SECRETO DOS GNOMOS : Wil Huygen e Rien Poortvliet - Ed. Siciliano
- A HISTÓRIA DOS GNOMOS : Molinero
   
 Fonte:pt.wikipedia.org      
            misteriosfantasticos.blogspot.com.br
   
     

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Anjo

                                                     Definição
       Anjo(do latim angelus e do grego ággelos(ἄγγελος),mensageiro).Conforme relatos bíblicos(Apocalipse 19:10),são criaturas espirituais, conservos de Deus como os homens que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus.Os anjos são mensageiros ou servidores celestiais de Deus(Hb 1:13,14),criados por Deus antes de existir a terra (Jó 38:4?7; Sl 148:2,5; Cl 1:16).
imagem retirada de:fabiomarcio7.wordpress.com
       No Apocalipse os anjos são descritos como mensageiros de Deus, questionadores da verdade, libertadores de forças espirituais, guerreiros, portadores de oráculos, guardadores de cidade, soldados nas batalhas espirituais, anunciadores de juízo e adoradores incessantes na presença de Deus.
       O principal papel dos anjos é ajudar os seres humanos, e incentivar os homens a evoluir, esse papel sempre apareceu nas historias da bíblia e existem vários tipos de ordem celestiais.
       Pesquisando encontrei essa definição:Os Anjos também podem ser considerados escravos de Deus no que tange ao sentido lato da palavra escravo, isto é, o que vive em absoluta sujeição a outrem.E também podem igualmente serem considerados escravos porque não recebem nenhuma remuneração por seu trabalho e estão a mercê da vontade Divina, podendo Deus dispor a Seu critério do Anjo sem que ele possa exercer qualquer direito e/ou objeção pessoal ou legal.
                                                       Descrição   
     São descrito com asas parecidas com as de um pássaro(mais precisamente um pombo),uma auréola,são de uma beleza delicada e de um forte brilho,e também são representados como uma criança, por terem inocência e virtude.Sua descricão muda de acordo com sua categoria.
     Relatos bíblicos contam que os anjos muitas vezes foram autores de fenômenos miraculosos, e a crença corrente nesta tradição é que uma de suas missões é ajudar a humanidade em seu processo de aproximação a Deus.
                                                         Anjo mal
     Também conhecidos como;anjo caido ou dêmonio,resaltando que todos os anjos foram criados bons,alguns passaram para o lado de Lúcifer,que foi o primeiro anjo a ''cair''.

                                                      Hierarquia angélical
      No Cristianismo os anjos foram estudados de acordo com diversos sistemas de classificação em coros ou hierarquias angélicas. A mais influente de tais classificações foi estabelecida pelo Pseudo-Dionísio, o Areopagita entre os séculos IV e V, em seu livro De Coelesti Hierarchia.

      As classificações propostas na Idade Média são as seguintes:

*São Clemente, em Constituições Apostólicas, século I:
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Éons, 4. Hostes, 5. Potestades, 6. Autoridades, 7. Principados, 8. Tronos, 9. Arcanjos, 10. Anjos, 11. Dominações.
*Santo Ambrósio, em Apologia do Profeta David, século IV:1. Serafins, 2. Querubins, 3. Dominações, 4. Tronos, 5. Principados, 6. Potestades, 7. Virtudes, 8. Anjos, 9. Arcanjos.
*São Jerônimo, século IV:1. Serafins, 2. Querubins, 3. Potestades, 4. Dominações, 5. Tronos, 6. Arcanjos, 7. Anjos.
*Pseudo-Dionísio, o Areopagita, em De Coelesti Hierarchia, c. século V:1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
*São Gregório Magno, em Homilia, século VI:
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Principados, 6. Potestades, 7. Virtudes, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
*Santo Isidoro de Sevilha, em Etymologiae, século VII:1. Serafins, 2. Querubins, 3. Potestades, 4. Principados, 5. Virtudes, 6. Dominações, 7. Tronos, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
*João de Damasco, em De Fide Orthodoxa, século VIII:1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Potestades, 6. Autoridades (Virtudes), 7. Governantes (Principados), 8. Arcanjos, 9. Anjos.
*São Tomás de Aquino, em Summa Theologica, (1225-1274): 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
*Dante Alighieri, na Divina Comédia (1308-1321): 1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Arcanjos, 8. Principados, 9. Anjos.
     A classificação mais corrente,são de Pseudo-Dionísio e de Tomás de Aquino,que divide os anjos em nove coros,agrupados em três trìades:
1°Triade:É composta pelos anjos mais próximos de Deus, que desempenham suas funções diante do Pai . São:
*Serafins:do hebreu saraf (שרף), e do grego, séraph, que significam "abrasar, queimar, consumir". Também foram chamados de ardentes ou de serpentes de fogo. É a ordem mais elevada da esfera mais alta. São os anjos mais próximos de Deus e emanam a essência divina em mais alto grau. Assistem ante o Trono de Deus e é seu privilégio estar unido a Deus de maneira mais íntima, e são descritos em Isaías como cantando perpetuamente o louvor de Deus e tendo seis asas.
*Querubins:Do hebreu כרוב - keruv, ou do plural כרובים - keruvim, os querubins são seres misteriosos, descritos tanto no Cristianismo como em tradições mais antigas às vezes mostrando formas híbridas de homem e animal.No Gênesis aparece um querubim como guardião do Jardim do Éden, expulsando Adão e Eva após o pecado original.Ezequiel os descreve como guardiães do trono de Deus e diz que o ruflar de suas asas enchia todo o templo da divindade e se parecia com som de vozes humanas; a cada um estava ligada uma roda, e se moviam em todas as direções sem se voltar, pois possuíam quatro faces: leão,(O leão sempre foi reconhecido como forte, feroz, majestoso, ele é o rei dos animais e essa face simboliza então sua força). touro, (o touro é reconhecido como um animal que trabalha pacientemente para seu dono.Ele é forte, podendo carregar um urso, e conhece o seu dono). águia, (como um anjo, este pássaro voa acima das tempestades, enquanto abaixo delas existem tristezas, perigos, e angústias.Um pássaro ligeiro e poderoso, elegante, incansável) e homem, Esta face fala da mente, razão, afeições,e todas as coisas que envolvem a natureza humana, isso, para alguns estudiosos, significa que eles assim como os homens possuem o livre arbítrio. E eram inteiramente cobertos de olhos, significando a sua onisciência.Mas as imagens querubins que Moisés colocou sobre a Arca da Aliança tinham forma humana, embora com asas.Satanás é descrito como o querubim ungido, sendo chamado antes pelo nome de Lúcifer ou Belial.
*Tronos ou Ofanins:Os Tronos têm seu nome derivado do grego thronos, que significa "anciãos". São chamados também de erelins ou ofanins, ou algumas vezes de Sedes Dei(Trono de Deus), e são identificados com os 24 anciãos que perpetuamente se prostram diante de Deus e a Seus pés lançam suas coroas.São os símbolos da autoridade divina e da humildade, e da perfeita pureza, livre de toda contaminação.
2° Triade:É composta pelos Príncipes da Corte celestial.
*Dominações:As Dominações ou Domínios (do latim dominationes) têm a função de regular as atividades dos anjos inferiores, distribuem aos outros anjos as funções e seus mistérios, e presidem os destinos das nações. Crê-se que as Dominações possuam uma forma humana alada de beleza inefável, e são descritos portando orbes de luz e cetros indicativos de seu poder de governo. Sua liderança também é afirmada na tradução do termo grego kyriotes [küriotés], que significa "senhor", aplicado a esta classe de seres.São anjos que auxiliam nas emergências ou conflitos que devem ser resolvidos logo. Também atuam como elementos de integração entre os mundos materiais e espirituais, embora raramente entrem em contato com as pessoas.
*Virtudes:São os responsáveis pela manutenção do curso dos astros para que a ordem do universo seja preservada. Seu nome está associado ao grego dunamis, significando "poder" ou "força", e traduzido como "virtudes" em Efésios 1:21, e seus atributos são a pureza e a fortaleza. O Pseudo-Dionísio diz que eles possuem uma virilidade e poder inabaláveis, buscando sempre espelhar-se na fonte de todas as virtudes e as transmitindo aos seus inferiores.Orientam as pessoas sobre sua missão. São encarregados de eliminar os obstáculos que se opõe ao cumprimento das ordens de Deus, afastando os anjos maus que assediam as nações para desviá-las de seu fim, e mantendo assim as criaturas e a ordem da Divina providência. Eles são particularmente importantes porque têm a capacidade de transmitir grande quantidade de energia divina. Imersas na força de Deus, as Virtudes derramam bênçãos do alto, frequentemente na forma de milagres. São sempre associados com os heróis e aqueles que lutam em nome de Deus e da verdade. São chamados quando se necessita de coragem.
*Potestades:As Potestades ou Potências são também chamadas de "condutores da ordem sagrada". Executam as grandes ações que tocam no governo universal. Eles são os portadores da consciência de toda a humanidade, os encarregados da sua história e de sua memória coletiva, estando relacionados com o pensamento superior - ideais, ética, religião e filosofia, além da política em seu sentido abstrato.Também são descritos como anjos guerreiros completamente fiéis a Deus. Seus atributos de organizadores e agentes do intelecto iluminado são enfatizados pelo Pseudo-Dionísio, e acrescenta que sua autoridade é baseada no espelhamento da ordem divina e não na tirania. Eles têm a capacidade de absorver e armazenar e transmitir o poder do plano divino, donde seus nomes.Os anjos do nascimento e da morte pertencem a essa categoria. São também os guardiões dos animais.
3°Triade:É composta pelos anjos ministrantes, que são encarregados dos caminhos das nações e dos homens e estão mais intimamente ligados ao mundo material.
*Principados:do latim principatus, são os anjos encarregados de receber as ordens das Dominações e Potestades e transmití-las aos reinos inferiores, e sua posição é representada simbolicamente pela coroa e cetro que usam. Guardam as cidades e os países. Protegem também a fauna e a flora. Como seu nome indica, estão revestidos de uma autoridade especial: são os que presidem os reinos, as províncias, e as dioceses, e velam pelo cultivo de sementes boas no campo das ideologias, da arte e da ciência.
*Arcanjos:vem do grego αρχάγγελος, arkangélos, que significa "anjo principal" ou "chefe", pela combinação de archō, o primeiro ou principal governante, e άγγελος, aggělǒs, que quer dizer "mensageiro". Este título é mencionado no Novo Testamento por duas vezes e a esta ordem pertencem os únicos anjos cujos nomes são conhecidos através da Bíblia: Miguel, Rafael e Gabriel. Miguel é especificamente citado como "O" arcanjo,ao passo que, embora se presuma pela tradição que Gabriel também seja um arcanjo, não há referências sólidas a respeito. Rafael descreve a si mesmo como um dos sete que estão diante do Senhorclasse de seres mencionada também no Apocalipse.Considerado canônico somente pela Igreja Ortodoxa da Etiópia, o Livro de Enoque fala de mais quatro arcanjos, Uriel, Ituriel, Amitiel e Samuel, responsáveis pela vigilância universal durante o perído dos Nefilim, os "anjos caídos". Contudo em outras fontes apócrifas estes são por vezes ditos como querubins. A igreja Ortodoxa faz de Uriel um arcanjo e o festeja com Rafael, Gabriel e Miguel na Synaxis de Miguel e os outros Poderes Incorpóreos, em 21 de novembro.
                Seu caráter de mensageiros, ou intermediários, é assinalada pelo seu papel de elo entre os Principados e os Anjos, interpretando e iluminando as ordens superiores para seus subordinados, além de inspirar misticamente as mentes e corações humanos para execução de atos de acordo com a vontade divina .Atuam assim como arautos dos desígnios divinos, tanto para os Anjos como para os homens, como foi no caso de Gabriel na Anunciação a Maria.A cultura popular faz deles protetores dos bons relacionamentos, da sabedoria e dos estudos, e guerreiros contra as ações do Diabo.
*Anjos:Os anjos são os seres angélicos mais próximos do reino humano, o último degrau da hierarquia angélica acima descrita e pertencentes à sua terceira tríade.A tradição hebraica, de onde nasceu a Bíblia, está cheia de alusões a seres celestiais identificados como anjos,e que ocasionalmente aparecem aos seres humanos trazendo ordens divinas.São citados em vários textos místicos judeus,especialmente nos ligados à tradição Merkabah.Na Bíblia são chamados de מלאך אלהים (mensageiros de Deus), מלאך יהוה (mensageiros do Senhor), בני אלוהים (filhos de Deus) e הקדושים (santos).São dotados de vários poderes supernaturais, como o de se tornarem visíveis e invisíveis à vontade,voar,operar milagres diversos e consumir sacrifícios com seu toque de fogo.Feitos de luz e fogo sua aparição é imediatamente reconhecida como de origem divina também por sua extraordinária beleza.Segundo a tradição católica os anjos(mensageiros) são designações de cargos, não de natureza.Para Deus,apesar dos vários cargos angelicais,todos são anjos e todos são iguais perante Ele.
                                                   Anjos em outras tradições
      Os anjos são ainda figuras importantes em muitas outras tradições religiosas do passado e do presente, e o nome de "anjo" é dado amiúde indistintamente a todas as classes de seres celestes. Os muçulmanos, zoroastrianos, espíritas, hindus e budistas, todos aceitam como fato sua existência, dando-lhes variados nomes, mas às vezes são descritos como tendo características e funções bem diferentes daquelas apontadas pela tradição judaico-cristã, esta mesma apresentando contradições e inconsistências.

*No Budismo e Hinduísmo-O Budismo e o Hinduísmo descrevem os anjos, ou devas, como os chamam, de maneira semelhante às outras religiões ocidentais. Seu nome deriva da raiz sânscrita div, que significa "brilhar", e seu nome significa, então, os "seres brilhantes" ou "autoluminosos". Dizem que alguns deles comem e bebem, e podem construir formas ilusórias para poderem se manifestar em planos de existência diferentes dos seus próprios. O Budismo estabelece uma categorização bastante completa para os seus devas, em grande parte herdada da tradição Hinduísta.
*Islamismo-Divide os anjos em dois partidos principais, os bons, fiéis a Deus, e os maus, cujo chefe é Iblis ou Ash-Shaytan, privados da graça divina por terem se recusado a prestar homenagens a Adão.Por outro lado, existe também no Islamismo uma categorização hierárquica. Em primeiro lugar estão os quatro Tronos de Deus, com formas de leão, touro, águia e homem. Em seqüência, vêm o querubim, e logo os quatro arcanjos: Jibril ou Jabra'il, o revelador, intermediário entre Deus e os profetas e constante auxiliador de Maomé; Mikal ou Mika'il, o provedor, citado apenas uma vez no Corão (2:98) e quem, segundo a tradição, ficou tão horrorizado com a visão do inferno quando este foi criado que jamais pôde falar de novo; Izrail, o anjo da morte, uma criatura espantosa de dimensões cósmicas, quatro mil asas e um corpo formado de tantos olhos e línguas quantas são as pessoas da Terra, que se posta com um pé no sétimo céu e outro no limite entre o paraíso e o inferno; e Israfil, o anjo do julgamento, aquele que tocará a trombeta no Juízo Final; tem um corpo cheio de pelos e feitos de inumeráveis línguas e bocas, quatro asas e uma estatura que vai desde o trono de Deus até o sétimo céu.Por fim, os demais anjos. Como uma classe à parte estão os gênios, ou djins, que possuem muitas características humanas, como a capacidade de se alimentar, propagar a espécie, e morrer, e cujo caráter é ambíguo.
*Espiritismo-os anjos seriam os espíritos elevados de benignidade superior que são protetores dos necessitados e mensageiros do amor.Seriam, portanto, aqueles que trazem mensagens do mundo incorpóreo. Por este motivo seriam chamados de anjos, palavra que significa mensageiros, os quais aparecem inúmeras vezes nos textos sagrados de religiões judaico-cristãs, indicando a comunicabilidade entre vivos e mortos. Ainda segundo o Espiritismo, os anjos, em sua concepção mais comumente conhecida e aceita - criaturas perfeitas, a serviço direto de Deus - seriam os espíritos que já alcançaram a perfeição passível de ser alcançada pelas criaturas. Estes, ao fazê-lo, passariam a dedicar a sua existência a fazer cumprir a vontade de Deus na Criação, por serem capazes de compreendê-la completamente. Que haja seres dotados de todas as qualidades atribuídas aos anjos, não restam dúvidas. A revelação espírita neste ponto confirma a crença de todos os povos, fazendo-nos conhecer ao mesmo tempo a origem e natureza de tais seres.
                                                        Anjos Especiais
Anjo da Guarda:chamado fravashi pelos seguidores de Zoroastro, e ao anjo da guarda, como o nome diz, é confiada individualmente cada pessoa ao nascer, protegendo-a do mal até onde a ordem divina o permita, fortalencendo corpo e alma e inspirando-a à prática das boas ações.

Anjo registador:É o anjo encarregado de servir uma determinada alma, e que toma nota de todas as suas ações, palavras, obras, sentimentos, pensamentos - em suma, de tudo o que ocorre durante a sua passagem pelos planos da Matéria. O anjo registador toma nota dos acontecimentos de cada dia e comunica-os ao Guardião dos Pergaminhos, que é o chefe da legião de anjos chamados "anjos do registro", bem como de todos os anjos registadores encarregados de servir os grupos de almas que evoluem no tempo e no espaço.
                                                      REFERÊNCIAS BÍBLICAS

Um anjo anunciou o nascimento de João (Lc l:1-17);

E deu-lhe o nome ( Lc 1:13);

Um anjo anunciou a Maria o nascimento de Jesus (Lc 1:26-37);

Um anjo anunciou a José esse mesmo nascimento (Mt 1:20,21 );

E deu-lhe o nome (Mt 1:21);

Anjos anunciaram aos pastores o nascimento de Jesus (Lc 2:8-15 )

E cantaram aleluias (Lc 2:13,14);

Um anjo dirigiu Sua fuga para o Egito e no regresso (Mt 2:13-20);

Anjos serviram a Jesus depois da tentação (Mt4:11; Mc 1:13);

Um anjo esteve com Jesus, na agonia do Getsémane (Lc 22:43 );

Um anjo removeu a pedra do sepulcro (Mt 28:2);

E anunciou a ressurreição ás mulheres (Mt 28:5-7 );

Dois anjos apresentaram o Salvador ressurreto a Maria Madalena (Jo 20:11-14).

NO LIVRO DOS ATOS
Um anjo abriu as portas da prisão aos apóstolos (At 5:19);

Um anjo encaminhou Filipe ao oficial etíope (At 8:26 );

Um anjo soltou Pedro da prisão (At 12:7-9);

E foi chamado “seu” anjo, (At 12:15), anjo da guarda de Pedro;

Um anjo feriu Herodes de Morte (At 12:23 );

Um anjo orientou Cornélio em mandar buscar Pedro (At 10:3);

Um anjo esteve com Paulo, durante a tempestade (At 27;23 )

3.4 – ANJOS NO ANTIGO TESTAMENTO

Um anjo socorreu Hagar (Gn 16:7-12);

Anjos anunciaram o nascimento de Isaque (Gn 18 -15 );

E a destruição de Sodoma (Gn 18:16-33);

Anjos destruíram Sodoma e salvaram Ló (Gn 19:1-19);

Um anjo impediu a morte de Isaque (Gn 22:11,12);

Anjos guardaram Jacó (Gn 28:12; 31:1 l; 32: l; 48:16);

Um anjo comissionou Moisés a redimir Israel (Êx 3:2);

Um anjo guiou Israel no deserto (Êx 14:19; 23:20-23; 32:34);

Um anjo dirigiu os esponsais (contrato de noivado) de Isaque e Rebeca (Gn 24:7);

A Lei foi dada por anjos (At 7:38,53; Gl 3:19; Hb 2:2);

Um anjo repreendeu Balaão (Nm 22:31-35 );

Um “príncipe do exército do Senhor”apareceu a Josué (Js 5:13-15);

Um anjo repreendeu os israelitas por sua idolatria (Jz 2:1-5);

Um anjo comissionou Gideão a livrar Israel (Jz 6:11-40);

Um anjo anunciou o nascimento de Sansão (Jz 13);

Um anjo feriu o exército assírio (II Rs 19:35; Is 37:36);

Um anjo acudiu Elias quando este fugia de Jezabel (I Rs 19:5-8);

Eliseu esteve cercado de anjos invisíveis (II Rs 6:14-17);

Um anjo livrou Daniel dos leões (Dn 6:22);

Anjos acamparam-se em redor do povo de Deus (Sl 34:7; 91:11);

Anjos ajudaram Zacarias a escrever (Zc 1:9; 2:3; 4:5) etc.,

ANJOS NAS EPÍSTOLAS E NO APOCALIPSE 

Há anjos eleitos (I Tm 5:21);

Os anjos são “inumeráveis” (Hb 12:22; Ap 5:11);

Ministram a favor dos herdeiros da salvação (Hb 1:13,14);

Virão com Jesus em chama de fogo (II Ts 1:7);

Um anjo dirigiu a redenção do Apocalipse (Ap 1:1);

As Igrejas têm anjos que as aguardam (Ap 1:20; 2:8,12,18; 3:1,7,14);

O livro do Apocalipse em grande parte é um drama de anjos. Os anjos não devem ser adorados (Cl 2:18; Ap 22:8,9 );

Há diferentes ordens de anjos com diferentes categorias e dignidades.

São organizados em “principados, poderes, tronos, domínios”(Rm 8:38; Ef 1:21; 3:10; Cl 1:16; 2:15;1 Pe 3:22);

Ocasionalmente a palavra “anjo” parece se referir a forças da natureza. Mas em geral significa inequivocamente personalidades do mundo invisível. Tanto se fala na Bíblia a respeito do ministério dos anjos que somos constrangidos a crer que Deus se serve deles, em parte, para executar a Sua vontade no governo do universo.

Dicas:Esta presente na série Sobrenatural

 
               








Filmes:Legião,Constantine,Cidade dos anjos,A Felicidade Não se Compra,Sem Notícias de Deus,As Asas do Desejo,Michael - um Anjo Sedutor(parece nome de filme pôrno ruim),Dogma(com Alanis Morisette interpretando Deus,recomendo é um filme ótimo),Barbarella,Uma Vida Menos Ordinária,Anjos Rebeldes , Gabriel - A Vingança de Um Anjo,Tão longe tão perto,Asas do Desejo,Minha Garota é um Anjo,ANJOS EXTERMINADORES