segunda-feira, 26 de março de 2012

metamorfos

       Como a maioria das lendas tem varias versões diferentes,a do metamorfo não seria deiferente.Em cada região tem uma forma de descrever esses seres.Na lenda dos indios note-americanos e nórdicos,o metamorfo é um homem capaz de transforma-se apenas em animais,não se sabe se é um dom ou uma maldição.Em outras histórias,os metamorfos ja ganha a habilidade de se tranformar em outras pessoas,imitando a voz,o jeito,podendo até se apoderar das lembranças do imitado.
       Essa lenda também é muito variada em questão de como uma pessoa consegue essa habilidade,nas lendas primordiais,para uma pessoa fazer isso é somente com o uso de mágia,e com a evolução da lenda,a teoria mais aceita é a de que esse dom é uma mutação genética ou até mesmo passada de pai para filho ou seja hereditariedade.
      Segundo algumas lendas,existe várias raças de metamorfo,como os lobisomens(na minha opinião é um erro rótular os lobisomens como metamorfos,pelo fato de que o lobisomem não escolhe ser um lobisomem ele apenas é vítima de uma maldição,o metamorfo tem plena conciência de seus atos o lobisomem não,o metamorfo pode transformar a hora que quizer o lobisomem apenas nas sextas-feiras de lua cheia,entre outras diferanças),Nuwisha (Homem-Coiote),Gurahl (Homem-Ursos),Corax (Homem-Corvo)entre outros,esses citados acima são apenas algumas raças,que tem a particularidade de se transformar em apenas um animal,ou seja,o animal que ele representa,nessas raças esse dom é passado de pai para filho e o filho,se um metamorfo tiver um filho com outro metamorfo so que de tribo diferente o s filhos herdara o gene do animal mais forte,transformando assim apenas naquele animal,ou particularidade é que mesmo na forma humana o metamorfo possui caracteristica de seu animal,como super visão,super audição,olfato apurado,entre outros.
        E existe também os metamorfos capazes de se transformar em tudo,esses são os mais perigosos,pois possuem muita agilidade e são capazes de bloquear a mente enganando telepatas.
        Mas como reconhecer um metamorfo?em caso de metamorfos que se transforma em so um animal,eles são reconhecidos por terem caracteristicas de sua espécie como unhas em forma de garras,dentes caninos bem desenvolvido,excesso de pelos,orelhas e nariz caracteristicos,presença ou não ne calda(rabo),mas se o caso for desses que podem se transformar em tudo animais,humanos e objetos a unica maneira é atravéz de fotografia e luz pois possuem fotosensibilidade,deixando os olhos bem marcado.
         A respeito de sua morte,é outra polêmica,pois acreditam que morrem apenas com uma balada de prata no coração ,ja outros eles morrerem como qualquer outro serer humano.

Dica:Desenho=Mistica(x-man),
Série=Sam Merlotte e Luna(True Blood),No seriado Supernatural(sbt)esta presente em quase todas as temporadas.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Sacrificio

   Uma das práticas religiosas mais polimicas da atualidade é o sacrificio,mas o que é o sacrificio,como é realizado,etc.É o que vamos ver agora.
     Sacrificio é a prática de oferecer como alimento a vida de animais, humanos, colheitas e plantações, aos deuses, como acto de propiciação ou culto.
A teologia do sacrifício permanece uma questão em aberto, não apenas para as religiões que ainda realizam rituais de sacrifício, mas também para as que não mais os praticam, ainda que suas escrituras, tradições e histórias façam menção a sacrifício de animais. As religiões apresentam diversas razões pelas quais os sacrifícios podem ser realizados.
*Os deuses necessitam do sacrifício para seu sustento e para a manutenção de seu poder, que diminuiria sem o sacrifício.
*Os bens sacrificiais são utilizados para realizar uma troca com os deuses, que prometeram favores aos homens em retribuição pelos sacrifícios.
*A vida e o sangue das vítimas dos sacrifícios contêm mana ou algum outro poder sobrenatural, cuja oferenda agrada os deuses
*A vítima do sacrifício é oferecida como bode expiatório, um alvo para a ira dos deuses, que de outra maneira recairia sobre todos os homens.
*Os sacrifícios privam as pessoas de comida e de outras comodidades, e como tal constituem uma disciplina ascética.
*Coisas sacrificadas geralmente se tornam parte da renda da organização religiosa, por vezes base da economia para sustentar padres e templos.
*O sacrifício é, na verdade, parte de uma cerimónia. Por vezes é consumido pelos fiéis. Habitualmente incorpora uma forma de redistribuição em que os pobres obtêm parcela maior do que sua contribuição.
*Na Bíblia hebraica, Deus ordena que os israelitas ofereçam sacrifícios de animais no santuário, ou tabernáculo. Quando os israelitas já haviam chegado à terra de Canaã, ordenou-se que todos os sacrifícios terminassem, exceto os que aconteciam no Templo de Jerusalém. Na Bíblia, Deus pede sacrifícios como um sinal de sua aliança com povo de Israel. O sacrifício também era feito para que Deus perdoasse os pecados, uma vez que o animal estaria sendo punido no lugar do pecador.
                                      O Sacrificio ao redor do mundo
 Na Grécia antiga,a pedra do sacrificio era chamada de Bomos,o sacrificio era feito com animais domésticos que são usados até hoje na alimentação,que eram levados em procissão até o altar(Bomos),la a cabeça do animal era cortada com uma espada pequena a Makhaira ou Machaira,para saber se o animal iria agradar aos Deuses,o sacrificado era aberto para examinar suas entranhar em especial o figado,se aprovado o cujo era esquartejado.As gorduras e os ossos maiores, completamente descarnados, eram deixados no altar para serem cremados, processo pelo qual se enviava o produto sacrificial aos deuses. Alguns dos pedaços internos, os splanchna, eram grelhados em espetos neste fogo, pelos executantes do rito, e posteriormente distribuidos pelos mesmos, garantindo assim o contacto entre os deuses e os executantes do rito. O resto da carne era cozida e dividida em partes iguais para ser consumida no local, como consumação geral da festa sacrificial por todos os participantes. As peles e a língua eram entregues ao sacerdote, ou cidadão imaculado, que procedera ao sacrifício.Toda a encenação ritual era conduzida de modo a velar quaisquer traços de violência e assassinato, para fazer ressaltar a solenidade pacífica de uma festa feliz. O animal do sacrifício não chegava a perceber qual era o seu destino e ninguém se horrorizava com o prospecto da sua morte.

       No Judaismo,o sacrifício é conhecido como Korban, palavra que vem do hebreu karov,e que significa "vir para perto de Deus".Judeus medievais como Maimônides(foi um filósofo, religioso, codificador rabínico e médico) reinterpretaram a necessidade de sacrifícios. Em sua visão, Deus sempre colocava os sacrifícios abaixo de orações e da meditação filosófica. No entanto, Deus entendia que os israelitas estavam acostumados aos sacrifícios animais, que as tribos pagãs realizavam como forma de comunicação com seus deuses. Assim, na visão de Maimônides, era natural que os israelitas acreditassem que o sacrifício fosse necessário na relação entre o homem e Deus. Maimônides concluiu que a decisão de Deus de permitir sacrifícios era uma concessão às limitações psicológicas do homem. Era esperado que os israelitas passassem de sacrifícios à adoração pagã em pouco tempo.
       No Islã o sacrifício é feito para ajudar os pobres, e para recordar o profeta Abraão que não se opunha a sacrificar o filho (de acordo com os muçulmanos, seria Ismael) a pedido de Deus. O animal a ser sacrificado pode ser um cordeiro, uma ovelha, uma cabra, um camelo ou uma vaca. Deve ser saudável e estar consciente.No ritual a garganta e as veias jugulares são cortadas rapidamente com faca bem afiada. A espinha dorsal e o pescoço não devem ser quebrados até que o animal pare de se mover, evitando dor ao animal. São explicitamente proibidas outras formas de sacrifício de animais como morte a pauladas, eletrocussão e perfuração do crânio com lança.A carne é normalmente distribuída entre os parentes necessitados. No entanto, dependendo do propósito ou da ocasião, pode ser consumida pela pessoa que sacrificou o animal. Todos os animais devem ser sacrificados dentro das formas acima, não se importando se a carne será utilizada em comemoração religiosa ou consumo pessoal.
        No Camdomblé,sacrificio vem da palavra sacrificar que no sentido religioso é oferecer em holocausto por meio de cerimônias próprias.O ritual denominada de sacrifício não é propriamente secreta; porém não se realiza senão diante de um reduzido número de pessoas, todos fiéis da religião.Uma pessoa especializada no sacrifício, o Axogun, que tem tal função na hierarquia sacerdotal, é quem o realiza ou, na sua falta o babalorixá. O Axogun não pode deixar o animal sentir dor ou sofrer porque a oferenda não seria aceita pelo Orixá. O objeto do sacrifício, que é sempre um animal, muda conforme o Orixá ao qual é oferecido; trata-se, conforme a terminologia tradicional, ora de um animal de duas patas, ora de um animal de quatro patas, galinha, pombo, bode, carneiro. Na realidade não se trata de um único sacrifício: sempre que se fizer um sacrifício a qualquer Orixá, deve ser antes feito um para Exú, o primeiro a ser servido.Todas as partes do animal vão servir de alimento, nada é jogado fora. O couro do animal é usado para encourar os atabaques, o animal inteiro é limpo e cortado em partes, algumas partes são preparadas para os Orixás e o restante é destinado aos demais. Tudo é aproveitado: até a porção oferecida aos Orixás é posteriormente distribuída entre os filhos da casa como o inché do Orixá. É usada para confraternização: unem-se os filhos a comer com o pai ou mãe, havendo repartição do Axé gerado pelo Orixá. (Acredita-se que após algum tempo que a comida esteja no Peji ela fica impregnada pelo Axé do Orixá). O sacrifício no candomblé é a renovação do Axé, feito uma vez por ano para cada Orixá da casa ou em circunstâncias especiais.
        Na biblia existe várias passagens a respeito do sacrificio,esses sacrificios eram os comunais,onde participava toda a congregação, e o individual,que eram para pedir perdão,mas tinha que ser sincero,para agradecer ou para se aproximar de Deus.Os animais usados eram o boi(que mostra sua força com os chifres, chifrando e chutando. Traduzido para o ser humano, é aquele que sempre tem uma palavra áspera na língua, que fala com ironia, que gosta de ressaltar os defeitos do próximo, e cujos próprios defeitos são óbvios),o bode(cuja natureza é ousada, porém se quiser move-lo do lugar é impossível a não ser que ele próprio o queira. Traduzido em termos humanos é a pessoa que não aceita opiniões ou sugestões de outrem, achando que sabe tudo e é teimosa e obstinada em suas convicções)e a ovelha(cuja natureza é dócil, que não faz grandes estragos e é fácil subjugá-la. Porém tem um "apetite" insaciável. O ser humano que se compara à ovelha é uma pessoa boa por natureza, sem defeitos aparentes, mesmo assim tem que trabalhar para refinar-se nas pequenas coisas. Cada pessoa tem que trabalhar em refinar seu temperamento particular, sua natureza e instintos naturais. Em outras palavras, quem sabe controlar suas vontades, subjugar suas paixões, refinar seus instintos naturais e, com tempo e muito esforço, transformar sua natureza, realmente fica mais próximo de Deus).
                                             O sacrificio humano
Sacrifícios humanos foram praticados desde a Antiguidade, quando matavam-se pessoas ritualisticamente de forma que agradasse algum deus ou força espiritual. Muitas civilizações tiveram ou ainda têm práticas de sacrifício humano em suas culturas, como por exemplo o caso da civilização asteca.

Ocasiões em que se sacrificavam homens:
*Para a criação de um novo templo ou ponte;
*Quando da morte de um rei ou membro do alto clero, para que o sacrificado servisse ao morto na próxima vida;
*Em tempos de desastres naturais. Secas, terremotos, erupções vulcânicas, maremotos, etc, seriam sinais de fúria dos deuses - sacrifícios eram a forma de acalmá-los.

    Na minha opinião,um dos sacrificios humano mais conhecido é o de Jesus.



fonte:www.chabad.org.br  e  pt.wikipedia.org

segunda-feira, 19 de março de 2012

Civilização Celta

     Habitavam as ilhas da Grã-Bretanha,vindos de diversas regiões da Europa, entre os séculos II e III A.C. Organizavam-se em tribos,como os Bretões(Grã-Bretanha),Gauleses(Gália),Escotos(Escócia),Eburões(Gália),Batavos(Países Baixos),Belgas(Bélgica),Gálatas(província romana da Galácia, no centro da atual Turquia),Trinobantes(Britânia pré-romana) e Calêdonios(Escôcia).
       Era um povo formado por indivíduos fortes e altos. Dedicavam-se muito à arte da guerra, embora também tenham desenvolvido muito o aspecto artístico, principalmente o artesanato. Conheciam técnicas agrícolas desenvolvidas para a época como, por exemplo, o arado com rodas. Fabricavam jóias, armaduras, espadas e outros tipos de armas, utilizando metais e sendo considerados os percussores do ferro na Europa. Fabricavam carros de guerra desenvolvidos, que chegavam a provocar medo nos inimigos.
      No inicio a única tribo que se rotulava Celta era os gauleses,as outras tribos só começaram a ser chamados de celtas no século XVI d.c.Na percepção de estudiosos,a definição de Celta era;para os linguistas celtas eram os povos que falaram ou falam uma língua celta,e, por associação, são celtas as terras onde eles vivem.Segundo esta teoria, os povos celtas que deixaram de falar uma língua celta também deixaram de ser designados de celtas.E para os arqueologos povos que partilham uma cultura material e um estilo de arte específico.
      A tribo ou clã,composto por famílias aparentadas que partilhavam um núcleo de terras agrícolas, mas que mantinham a posse individual do gado que apascentavam.A organização política era dividida em três classes: o rei e os nobres, os homens livres e os servos, artesãos, refugiados e escravos. Este último grupo não possuía direitos políticos. A esta estrutura secular, agregavam-se os sacerdotes (druidas), bardos(pessoa encarregada de transmitir as histórias, as lendas e poemas de forma oral) e ovados(videntes e realizavam sacrifícios muitas vezes humanos), todos com grande influência sobre a sociedade.
     Eram politeistas,ou seja,tinham vários Deuses,e cultuavam muito o natural e a natureza,tinham uma percepção de morte e vida muito avançada,que inclusive deu origem a maioria da triagem espirita como por exemplo avida após a morte.No calendário celta havia diversas festas místicas como, por exemplo, o Imbolc (em homenagem a deusa Brigida(Deusa tríplice do fogo: o fogo da inspiração, da ferraria, da poesia, da cura  da adivinhação,da agricultura,feitiçaria,amor))esta festa marcava o início da época do plantio das sementes. As cerimônias e os rituais ficavam sob responsabilidade dos druidas, o sacerdote dos celtas,a Beltane ainda comemorada nos dias atuais, reconhecido nas comemorações da Festa da Primavera, mas que originalmente marcava o verão,é um festival da fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a fertlidade da Terra e os fogos do Deus Celta Bellenos, e toda sua energia e luz.Samhain o ano novo Celta,acredita-se que é dessa festa que veio a inspiração para o Halloween,pois acretiva-se que nesse dia as almas vizitariam seus familiares.
      Por serem de tribos distintas as vezes os deuses ganhava outro nome como Epona(Deusa dos cavalos), e a mesma Deusa Rhiannon, adorada em Gales.
      Com a dominação romana,tanto a religião como a cultura Celta se perdeu no tempo,exceto por poucas tribos que se isolaram em lugares remotos como a Irlanda os País de Gales, uma entidade sub-nacional do Reino Unido, a Cornualha (Reino Unido), a Gália (França, e norte da Itália), o norte de Portugal e a Galiza (noroeste da Espanha).
Fonte:pt.wikipedia.org   e   www.suapesquisa.com

sábado, 17 de março de 2012

Sereia/Tritão

      Acredita-se que a lenda das sereias originou-se na Babilônia e na Suméria a muitos tempos atrás,por causa do Deus Enki(deus das águas doces),que segundo a lenda tinha a cauda de peixe,ou so a cabeça de peixe.As sereias do mar em primeiro lugar,demônios,que tinha metade mulher e metade ave, habitava as cavernas e as rochas ao redor do Mar Tirreno e tinham um canto suave que atraiam os marinheiros.Elas são mencionados pela primeira vez na Odisséia de Homero.Odisseu ordenou que seus marinheiros tampassem os ouvidos para não ouvir a canção e, em seguida,e em seguida amarrou-se ao mastro do navio para resistir às sereias.
     Esta história contada na Idade Média pela igreja para alertar sobre os males da tentação. Naquela época, era muito comum encontrar nas igrejas, mosteiros e catedrais imagens de sereias.
     As sereias como conhecemos hoje com a cauda de peixe,foi descrita pela primeira vez por Adelmus Santos por volta de 680 AD.
     Nomes dados à sereia medieval e moderna em outras línguas: mermaids (de mere, "mar" em inglês medieval, e maid, "moça" ou "virgem") em inglês; zeemeermin ou meermin em holandês; Meerjungfrau, Seejungfrau ou Fischweib em alemão; havfrue em dinamarquês e norueguês; sjöjungfru ou havsfru em sueco; merenneito ou vedenneito em finlandês; sirène em francês; sirena em castelhano e italiano.Já o masculinos das sereias são chamados de tritões nome de seres da mitologia grega que eram representados como homens-peixes e não estavam relacionados às antigas sirenas. Em inglês, o tritão é chamado merman; em holandês, meerman ou zeemeerman; em alemão, Wassermann; em dinamarquês, havman; e em finlandês, vetehinen.
     Na mitologia grega,são ditas filhas do deus-rio Aquelôo e da musa Melpômene, ou de Aquelôo e Estérope, ou da ninfa Fórcis e do monstro marinho Ceto, ou de Eagro e da musa Calíope.
     Existe duas versões sobre sua origem:
*Eram belas jovens do séquito de Coré-Perséfone. Quando Hades raptou Coré, elas suplicaram aos deuses que lhes concedessem asas para procurá-la na terra, no cé e no mar. Deméter, irritada por não terem impedido o rapto da filha, as transformou em almas-pássaros.
*Afrodite as transformou em aves por elas desprezarem os prazeres do amor, tornando-as frígidas da cintura para baixo. Desejavam o prazer, mas, não podendo usufruí-lo, atraíam e prendiam os homens para devorá-los.
O Bebê da Terra, de John Collier (1899)
    Mais tarde, elas desafiaram as Musas, que venceram e exigiram uma coroa feita com as plumas das sirenas. Retiraram-se então para as costas do sul da Itália, perto dos estreitos onde viviam Caríbdis e Cila. Encantavam os marinheiros com sua música harmoniosa, sentadas em uma pradaria sobre a ilha de Antemoessa, junto a uma pilha de esqueletos humanos e corpos em putrefação. Elas não os devoravam, deixavam isso a outras aves que as acompanhavam.
     Existe várias sereias elas são:Lígia (A Melodiosa),Partênope (A Aparência de Jovem),Leucósia(ABranca)
   Aglaófone (A Bela Voz),Aglaope (A Bela Aparência),Himéropa (A Doce),Pisínoe(APersuasiva),Telxínoe (A Encantadora),Telxíope (A Perturbadora), Molpe (O Estranho Canto),Raidné (O Progresso).
                                                Sereias ao redor do mundo
   No Oriente médio,Derketo, era uma deusa que amou um pastor mortal e teve com ele uma filha, a futura rainha Semíramis. Envergonhada, Atargátis pulou em um lago e tomou a forma de um peixe. Inicialmente, era representada como um peixe com cabeça e pernas humanas, como o deus babilônio Ea, mas mais tarde, segundo Luciano de Samósata, passou a ser representada com a forma de uma sereia.
   Na Inglaterra as sereias aparecem no folclore britânico tanto para prever desastres quanto para provocá-los. Elas podem também ser um sinal de mau tempo. Às vezes, porém, mostram-se mais benéficas e dão meios de cura a humanos. Os tritões são também citados, como mais feios e selvagens que as sereias, mas com pouco interesse por humanos.
   Na Cornualha em Zennor, Cornualha, uma sereia apaixonou-se por um rapaz e o atraiu para o mar. Perto da península de Lizard, também na Cornualha, um homem chamado Lutey ajudou uma sereia encalhada a voltar para a água. Ela lhe deu seu pente e disse que ele e seus descendentes seriam capazes de quebrar os feitiços das bruxas e controlar demônios, mas nove anos depois ela voltou e o arrastou para as ondas. Na década de 1840, o folclorista Robert Hunt ouviu que várias famílias da Cornualha diziam ter poderes fantásticos por serem descendentes de uma sereia ou tritão. Por outro lado, uma sereia arruinou a baía de Padstow com bancos de areia, porque alguém ali atirou nela.
    Em Gales as sereias da fronteira galesa não vivem no mar, mas em lagos e rios. Em Marden (Herefordshire) o sino de uma igreja caiu uma vez em uma poça profunda de um rio, onde uma sereia o agarrou. Em Child's Ercall (Shropshire) a sereia de um lago oferecia a alguns homens ‘um pedaço de ouro, grande como a cabeça de um homem, e estava bem perto’, quando um deles disse um palavrão de espanto e ela gritou e desapareceu.
    Na Irlanda da cintura para baixo, as sereias são peixes,da cintura para cima, são belas jovens com pele pálida, olhos escuros e cabelos compridos. Os tritões são feios, com pele, dentes e cabelos verdes, nariz vermelho e adunco, e olhos pequenos e estreitos.São geralmente de natureza pacífica e benévola para com os humanos, com os quais às vezes se casam.Os filhos desses casamentos têm membranas entre os dedos das mãos e dos pés e, às vezes, também uma pele escamosa.
   Na Dinamarca são muito belas e podem ser vistas a pentear os longos cabelos loiros na superfície do mar, a apascentar seu gado branco como leite nas dunas, ou ainda em meio às brumas que flutuam sobre o mar no início do verão. Essas aparições geralmente prenunciam tempestades e mau tempo.Essas sereias podem tanto ser benévolas quanto malévolas e têm o dom da profecia.O Tritão é descrito como tendo a forma de um belo homem, às vezes com pele azul e tendo cabelo e barba negros ou verdes. Quando não está em seu lar subaquático, pode ser visto nas escarpas e cavernas rochosas da costa. Geralmente é considerado benigno enquanto não for perturbado.
     No Brasil,as mais conhecidas são a Yara mãe d'água,que é retrada no estilo Europeu sendo loira e de olhos verdes e uma bela voz,Yemanjá e a caboclinha do Rios São Francisco,é descrita como uma mulher com traços indigenas,metade peixe e metade mulher.
    Na Alemanha existe a sereia chamada Loreley que é depressiva canta e chora a beira de um rochedo no Rio Reno, muitos afirmam que de fato, ela existe e quem viajar de barco perto do rochedo ouvirá a Loreley.


Fonte:pt.fantasia.wikia.com e  misteriosfantasticos.blogspot.com.br


Dicas:Filme=H²O,Meninas sereia,A pequena sereia,As sereias,Sabrina na Austrália,Splash - Uma sereia em minha vida,Aquamarine.
Série=H²O Meninas sereia(Boomerang e Record),O canto da sereia(extinta Manchete,link),Encanto da triologia Sereia,Supernatural episódio 4.14(Sex and Violence).
Documentários=Sereias do canal animal planet
 

sexta-feira, 16 de março de 2012

Deuses e Deusas da morte

Anúbis:Deus egipcio da mumificação,funerais,da vida após a morte,protetor dos mortes e de suas tumbas.Filho de Néftis(que representa as terras áridas,as secas do deserto e a morte)e de seu irmão Seth(é o deus egípcio da violência e da desordem, da traição, do ciúme, da inveja, do deserto, da guerra, dos animais e serpentes),casado com Anput sua versão feminina,tiveram uma filha Kebechet(deificação do embalsamamento líquido).A associação de Anúbis com chacais provavelmente se deve ao fato de estes perambularem pelos cemitérios.












Macha ou Dama Branca:Deusa celta,conhecida como Rainha dos mortos,simboliza a morte e a destrição,filha de Aed e da Deusa-mãe Emma,muitas vezes citada como uma das três faces de Morrigan(Deusa da vingança, a guerra e a morte no campo de batalha).









Morrigan:Deusa Celta da vingança, a guerra e a morte no campo de batalha,Associada ao corvo,premonições de destrição ou de uma vaca.Muito comparada com lilith e com as furias gregas,devido a sua figura terrivel.É com freqüência vista como uma divindade trinitária, embora as associações desta tríade variem: a mais freqüente dá-se de Morrígan com Badb(guerra) e com Macha(morte) - embora algumas vezes incluem-se Nemain(Deusa guerrira), Fea, Anann e outras.







Ament:Deusa da morte egipcia, que recebe os mortos nos portoes do submundo. Oferece aos mortos pao e vinho, antes que eles entrem pelos portoes que conduzem ao outro mundo.

Andjey: Deus egipcio da morte, responsavel pelo renascimento das almas no mundo pós-vida.






Azrael:É o Arcanjo da Morte islâmico. Ele também é o Anjo da Morte na tradição e folclore Judaíco-Cristã.





Barão Cimitiere:No Vodou haitiano, Baron Cimitière (Barão do cemitério) é um dos Guédé(é a família dos espíritos que encarnam os poderes de morte e fertilidade).Ele é considerado o guardião masculino do cemitério.
Barão Samedi:No Voodoo e Vodou haitiano,ele é um loa(são os espíritos da religião Vodou praticada no Haiti.) dos mortos.É usualmente descrito com um chapéu branco, terno preto, óculos escuros, e algodão tampando as narinas, semelhante a um cadáver vestido e preparado para o enterro no estilo haitiano. Ele tem a cara freqüentemente parecida a uma caveira branca e fala com uma voz nasal.Ele é o cabeça da Guédé família de Loa, ou um aspecto deles, ou possivelmente o seu pai espiritual.
Baron La Croix:No Vodou haitiano, Baron La Croix (Barão da Cruz), também grafado Lakwa, é um dos Guédé, um Loa dos mortos e sexualidade, juntamente com Baron Samedi e Baron Cimetière. Ele é o último suave e sofisticado espírito da Morte - muito culto e afável. Ele tem uma filosofia existencial sobre a morte, encontrar a razão da morte para ser tanto humor e absurdo. Baron La Croix é a expressão extrema da individualidade, e oferece-lhe a lembrança de se deleitar com os prazeres da vida. Viver feliz e viver bem, mesmo para os mais ricos e talentosos, ou o mais pobre e pessoas engenhosas não são poupados a derradeira experiência universal - a Morte.

Maman Brigitte:No Vodou,é uma loa morte, a esposa do Baron Samedi. Ela bebe o hot peppers e é simbolizada por um galo preto. Como Barão e o Guédé, ela usa a obscenidade. Ela protege lápides nos cemitérios, se forem devidamente assinalada com uma cruz.



Cizin:Deus Maia dos mortos e governate do submundo,possivelmente era uma divindade maléfica,pois era frequentemente relatado em guerras e sacrificios humanos,e também destruindo as árvores plantadas por Chac(Deus da chuva)  Cizin é muitas vezes representado na cerâmica e ilustrado nos códices sob a forma de um esqueleto de dança, segurando um cigarro. Ele também é conhecido por seu colarinho de morte, a característica mais importante das quais consiste de olhos sem corpos pendurados por cabos de seus nervos. Após a conquista espanhola, Cizin tornou-se fundiu com o diabo cristão.





Ereshkigal:Deusa Sumeria e Acadiana dos mortos,é filha de Anu(Senhor do céu)e Nammu(Deusa do mar)e irmã gêmea de Enki(Deus da água doce e conhecedor da vida e da morte).O seu nome significa "Senhora da Grande Habitação Inferior" ou ainda "Senhora dos Vastos Caminhos", tal nome indica que é a rainha do inferno, pois "vastos caminhos" tanto como "terras vastas" eram eufemismos para se falar do Inferno, terra cujos caminhos são infindáveis e sem rumo certo. Assim, Ereshkigal é a rainha de Kur-Nu-Gia "A Terra do Não Retorno".O motivo pelo qual Ereshkigal se tornou rainha do Inferno é de certo modo obscuro, alguns unem sua figura a de Ninlil, de modo que, após ter sido violentada, ela morre e então se torna a severa rainha do mundo inferior passando a se chamar então Ereshkigal. Outros textos antigos sugerem que por sua vontade ela abandonou o seio de Namu e partiu para descobrir o destino de Kur e outros irmãos que partiram para além do Mundo das coisas vivas, e lá chegando tornou-se a rainha dos deuses infernais.

Dis Pater:Deus Romano que governa o submundo ou o mundo dos mortos.




Hades:Filho de Cronos(tempo)e Reia(maternidade),é o Deus Grego que governa o submundo ou o mundo dos mortos. È tambem o Deus das riquezes.Casou-se com Perséfone(rainha do submundo)e seus filhos são:Mecária(Deusa da boa morte),Erínia ou fúrias(Eram Tisífone (Castigo), Megera (Rancor) e Alecto (Interminável)),Melinoe(deusa dos fantasmas e também das oferendas e cerimonas fúnebres).





Itonde:É o Deus africano da morte e dos caçadores das profundesas da selva,sua alimentação baseia-se em ratos,e é descrito no épico de Lianja (livro que conta a história da África)como o primeiro homem a morrer,e possuiu um sino mágico,o clejo, pelo qual ele prevê quando a morte vai atacar.

Kala:Deusa hindu da morte e da destruição.
Kali:É uma das divindades mais "respeitadas" do Hinduísmo. A tradição inclui sacrifícios animais e antigamente humanos.Deusa da morte e da sexualidade, Kali - cujo nome, em sânscrito, significa "negra" - é a "esposa" do Deus Shiva, em algumas culturas, pois segundo os Vedas, pois Shiva é transformado em Kali, que seria um de seus lados, para trazer o fim, segundo o tântrismo é a divina "Mãe" ou Pai do universo, destruidora (o) de toda a maldade. É representada (o) como uma mulher exuberante, em uma parte da India em outra como Homem de pele escura, que traz um colar de crânios em volta do pescoço e uma saia de braços decepados - expressando, assim, a implacabilidade da morte.Mas Kali não é uma deusa ou deus do mal pois, na verdade, o papel de ceifadora de vidas é absolutamente indispensável para a manutenção do mundo. Os devotos são recompensados com poderes paranormais e com uma morte sem sofrimentos.Não sei se kali e Kala é a mesma Deusa.

Mania:Deusa romana dos mortos, que é mãe dos fantasmas.

Morta:Deusa romana dos mortosm que cortava o fio da vida aos mortais, levando-os a partir para o submundo.Ela é responsável pela dor e morte que ocorre em uma sequência de quadros meia metade do tempo de sono. Seu pai é o deus da noite e sua mãe a deusa das trevas. Ela visita e avisa com antecedência da dor ou a morte prestes a ser suportado. 




Mors:na mitologia romana é a personificação da morte,Mors é filho de Nox (noite), e irmão do Somnus(sono). É geralmente representado como uma figura de um cadaver vestido num sudário e segurando uma ampulheta nua mao, e uma foice na outra.





Thanatos:Foi o daemon( são bons ou benevolente seres espíritos da natureza )personificação da morte. Ele foi uma figura menor na mitologia grega, muitas vezes referido mas raramente aparecendo em pessoa.Na mitologia romana é representado por Mors.
Atropos ou Aisa:Uma das três Moirai(Clotho , que girou o fio e Lachesis , que mediu o comprimento),era o mais velho dos três destinos, e era conhecido como o "inflexível" ou "inevitável". Era Atropos quem escolheu o mecanismo de morte e acabou com a vida de cada mortal, cortando os seus fios com o seu "tesouras abominava."

keres:Na mitologia grega eram do sexo feminino morte de espíritos.Eram filhas de Nyx , e, como tal, as irmãs do destino ( Moirai ), Doom ( Moros ) Morte e do Sono ( Thanatos e Hypnos ), lutas ( Eris ), Velhice ( Geras ), vingança divina ( Nemesis ), Charon , e outros personificações.Elas foram descritos como seres escuros com ranger de dentes e garras e com uma sede de sangue humano.




Ankou:É uma personificação da morte na mitologia Breton.O Ankou é o capanga de Morte (oberour ar maro) e ele também é conhecido como o observador do cemitério, eles disseram que ele protege o cemitério e as almas em torno dele por algum motivo desconhecido e ele recolhe as almas perdidas em sua terra. Os mortos do ano passado, em cada paróquia, torna-se o Ankou de sua paróquia para todo o ano seguinte. Quando houve, em um ano, mais mortes do que o habitual, se diz sobre o Ankou.Aparece como uma figura alta, abatido com um grande chapéu e longos cabelos brancos ou um esqueleto com uma cabeça giratória que vê todo mundo em todos os lugares. O Ankou dirige um vagão de morte ou um carrinho com um eixo rangendo. O carro ou vagão está empilhado de cadáveres e uma parada em uma cabine significa morte instantânea para quem está dentro.
Śmierć:Na lenda da Polônia tem uma aparência semelhante ao tradicional the Reaper Grim, mas em vez de um manto negro, a morte tem um manto branco. Além disso, devido à gramática, a Morte é uma mulher (a palavra śmierć é do sexo feminino), vistas principalmente como uma velha esquelética, 

Pesta:É a morte na cultura da Noruega,tem esse nome por causa da Peste Negra,que significa "bruxa praga". Ela usava um capuz preto. Ela iria para uma cidade carregando ou ancinho ou uma vassoura. Se ela trouxe o ancinho, algumas pessoas poderiam sobreviver a praga, caso ela trouxe a vassoura no entanto, todos morreriam.

Giltinė Morte:Na mitologia Baltica é uma mulher velha, feia, com nariz comprido azul e uma língua venenosa mortal. A lenda diz que Giltinė era jovem, bonita e comunicativa, até que ela estava presa em um caixão durante sete anos. A deusa da morte era uma irmã da deusa da vida e do destino, Laima , simbolizando a relação entre o início e o fim.





Yama:Deus Hindu da morte,foi considerado como tendo sido o primeiro mortal que morreu e avistou o caminho para as moradas celestes, assim, em virtude da prioridade que ele se tornou o governante do falecido. Em algumas passagens, no entanto, ele já é considerado como o deus da morte. Nome de Yama pode ser interpretado como "gêmeo", e em alguns mitos ele é combinado com uma irmã gêmea Yami .




Yamaduts:no Hindu são mensageiros da morte.Yamaduts dizer às pessoas que estão mortas e ajudar a transportá-los para a vida após a morte.
Yanluo:Na mitologia Chinesa,é o deus da morte e do governante de Di Yu(submundo,inferno).Originou a partir de Yama no hinduísmo e foi adotada no panteão chinês e eventualmente se espalhou para o Japão como Enma-O e na  Coréia como Grande Rei Yŏmna. Ele é normalmente representado usando um gorro de juiz chinês e as tradicionais vestes chinesas em ambas as representações chinesas e japonesas.
Shinje:É o mesmo que yama e yanluo,so que no budismo tibetano.





Grim reaper ou Ceifero:É aquele famoso ser,de vestes preta,que em uma das mãos tem uma foice e geralmente na outra um livro,tem sua imagem ligada aos"Quatro cavaleiros do Apocalipse"(morte,fome.guerra e doença).existe um feitiço de mágia negra que é capaz de controlar-lo,esse feitiço é a base de ossos e sangue humano,se a pessoa que faz o feitiço perder o controle o ceifero se volta contra ele.




Naemia:Deusa romana que atende e cuida dos funerais.
Nideninna:Deusa Babilonica que tem o poder sobre o livro dos mortos.

Persefone: Deusa Grega da morte filha de Zeus e Deméter(deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano) , que se tornou esposa de Hades e rainha dos infernos.
Proserpina:Deusa Romana da morte, equivalente a Persefone na mitologia Grega era filha de Júpiter com Ceres. Tambem como Persefone foi raptada por Plutao, ( o correspondente a Hades na Grecia), e assim coroada pelo casamento enquanto «rainha dos infernos».
Tuchulcha:deusa etrsuca demoniaca que aguarda o submundo.
Plutao:Deus dos infernos ou do submundo, equivalente da Hades na Grecia.


Fonte:wikipédia e astrologosastrologia.com





quinta-feira, 15 de março de 2012

As Horas

      Persistia em várias Deusas da mitologia grega e filhas de Zeus e Têmis(Deusa grega guardiã dos juramentos dos homens e da lei).originalmente deusas do ano, das estações e da ordem natural necessária à prosperidade do campo e mais tarde foram incorporando outras divindades.
      Elas são:
*Irene:A paz,é uma linda jovem que portava uma cornucópia(vaso em forma de chifre onde se colocava frutas e flores e que representa fertilidade, riqueza e abundância), um centro,uma tocha ou um ríton (taça com a forma de um chifre, usada em libações).
*Dice:Jugamento e justiça,na mão direita sustentava uma espada (simbolizando a força, elemento tido por inseparável do direito) e na mão esquerda sustentava uma balança de pratos (representando a igualdade buscada pelo direito).É representada descalça e com os olhos bem abertos.Nasceu como mortal e Zeus a pôs na terra para manter a humanidade no caminho da justiça, mas logo descobriu que isso era impossível e a trouxe para viver a seu lado no Olimpo.
*Eunômia:Lei e legislação.
*Tinha também Talo(deusa da primavera, dos brotos e dos botões, portadora de flores e protetora da juventude),Carpo(encarregada do outono, do amadurecer e da colheita, bem como de guardar o caminho para o monte Olimpo e afastar as nuvens que rodeavam a montanha quando um dos deuses saía),Auxo(deusa do período do crescimento dos vegetais),Acme,Analote(é a personificação da alvorada),Disis(deusa das doenças),Diceia(deusa menor da justiça),Eupória(deusas guardiãs da ordem natural, do ciclo anual de crescimento da vegetação e das estações climáticas anuais),Gimnásia(deusa da ginástica e dos esportes),
         Segundo alguns,Clóris, deusa da primavera, era também uma das Horas.Em versões mais detalhadas,eram consideradas Horas:Dâmia(equivalente a Carpo) e Auxésia,que se tornaram deusas devido a suas morte violentas por causa de um julgamento errado.Ferusa(a que traz),Euporia(Abundância) e Ortósia(Prosperidade),Iar(Primavera),Tero(Verão),Quimo(Outono) e Ftinóporo (Inverno).
    Para quebrar o paradigma de que as Hora so eram representavam períodos do ano surgiram mais 12 deusas que eram:
*Auge:a primeira luz
*Anatole:Nascer-do-sol
*Música:a hora matinal de estudo da música
*Ginástica:(Gymnasia):a hora matinal do exercício físico
*Ninfa:hora matinal do banho
*Mesêmbria:Meio-dia
*Esponda:hora das libações após a refeição
*Elete:primeira hora de trabalho da tarde
*Acte:(comer ou relacionada a prazer), a segunda das horas de trabalho da tarde
*Hésperis:a tarde,e que era mãe das Hespérides(ninfas do poente e das luzes douradas do pôr-do-sol, fenômeno que supostamente celebrava o casamento de Zeus e Hera.)
*Dísis:Pôr-do-sol
*Arctos:Constelação da noite (Ursa Maior).
 fonte:pt.fantasia.wikia.com  e  pt.wikepedia.com

sábado, 10 de março de 2012

Deus Júpiter

      Também conhecido como Jove,Júpiter era o deus do dia e deus de todos os deuses romanos,é muito comparado com Zeus,o deus grego.
      Filho de Saturno(tempo)e Cibele(mãe dos deuses,simbolizava a fertilidade da natureza),sua história é a mesma de Zeus,teve os irmãos engolidos pelo pai,foi salvo pela mãe e voltou para reinvidicar o trono.Casou-se com Juno sua irmã,com a qual teve 4 filhos:Lucina,deusa dos partos e gestantes, Juventa,deusa da juventude, Marte,deus da guerra(pai de Rómulo e Remo) e Vulcano,o artista celestial.
     Teve outros filhos:Baco era seu filho e da mortal Sémele. A jovem durante a gravidez insistiu que queria ver o pai do seu filho, em toda a glória. Júpiter tentou dissuadi-la, mas sem êxito. Quando o rei dos deuses se apresentou abertamente à sua amante, esta caiu fulminada. Júpiter tomou então o feto e colocou-o na sua barriga da perna, onde terminou a gestação.

Para conquistar a Princesa Europa, transformou-se em touro branco. A jovem aproximou-se e Júpiter mostrou-se meigo. Quando Europa montou sobre o seu dorso, ele elevou-se nos ares e levou a princesa para a ilha de Creta, onde se uniu a ela. Dessa união nasceram Minos, Radamante e Sarpédon.

Noutra altura apaixonou-se por Alcmena, esposa de Anfitrião. Para a conquistar, assumiu a forma do próprio marido e contou com a ajuda de Mercúrio, que tomou a forma do criado Sósia. Dessa união nasceu o semi-deus Hércules.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Zeus

       Mais conhecido como Deus dos Deuses,Zeus que significa "rei divino", era o Deus do céu,dos fenômenos naturais, com raios, trovões, chuvas e tempestades,mais tarde, ele foi associado à justiça e à lei,e tinha como símbolo o relâmpago, a águia, o touro e o carvalho.Era filho caçula dos titãs (e irmãos),Cronos(Deus do tempo)e Reia(Deusa da fertilidade ou Deusa mãe).
      Para entender a história de Zeus,primeiro temos que voltar no início dos tempos,Urano(Personificação do céu)era o governador da terra,até ser destronado pelo filho Cronos.Então Urano profetizou que Cronos também teria o trono usurpado por um de seus filhos.
      Os tempos se passaram e Cronos casou-se com sua irmã Reia,tendo com ela 6 filhos,Hera, Hades, Poseidon, Héstia, Demeter,os quais foram engolidos para que a profecia não se realizase.Quando engravidou do 6°filho Reia,pediu a ajuda de seus pais para que à ajudassem a proteger o filho.Gaia que não gostava de Cronos por ele ter aprisionado os hecatônquiros gigantes de cem braços e cinquenta cabeças.( Briareu ("forte"), Coto ("filho de Cotito") e Giges ("o membrudo"))(que eram filhos de Gaia e Urano)no Tártaro(personificação do mundo inferior).
       Réia foi levada por sua mãe até Creta,onde deu à luz a Zeus na Caverna de Dicte,onde ficou sendo cuidado pela avó,por ninfas(Deusas-espirito da natureza)e sendo alimentado pela cabra Amalteia,quando a cabra morreu Zeus fez um um escudo chamado Égide com a pele da cabra.
       Reia voltou ao palácio,e enrolando uma pedra na manta deu-a para Cronos e a engoliu pensando ser o bebê.Já crescido Zeus se desfarça de viajante,vai ao pálacio do pai e o oferece uma bebida que o faz vômitar todos os seus irmãos por ele engolido.Assim começa uma batalha que durou 100anos(ou 10),a qual ficou conhecida como:Titanomaquia.Zeus ficou apoiado pelos irmão e mais tarde os Hecatônquiros,foram libertos por Zeus que seguiu o conselho de sua avó Gaia em incorpora-los a equipe,do outro lado Cronos era ajudado por seus irmãos.
       No fim Zeus vence,apriciona os inimigos no Tártaro,e divide o universo com seus irmãos,Zeus ficou com o céu e a Terra, Poseidon ficou com os oceanos e Hades ficou com o mundo dos mortos.
       Já Deus de tudo e de todos,Zeus se casa com Métis(deusa da prudência),quando Métis engravidou de Atenas,Zeus foi informado por Gaiade que o segundo filho do casa lhe roubaria o trono,como aconteceu com Urano e Cronos,com medo Zeus propõe uma brincadeira com Métis a de se transformar em algo,em uma de suas transformações,ela se transforma em mosca e é engolida por Zeus,so que sua cabeça começa a inchar,então com seu martelo Hefesto abre uma fenda na cabeça de Zeus,e de la sai Atenas,assim quebrando a profecia.
     Depois Zeus se casa com a titã Têmis(guardiã dos juramentos dos homens e da lei),com a qual teve as Moiras e as Horas.Depois Zeus se casa com sua irmã Hera.

terça-feira, 6 de março de 2012

Monte Olimpo e os Deuses Panteão

   Se  vou falar sobre os Deuses,(e de outros seres também)nada melhor que começar com a morada deles.
    Na mitologia grega,o Monte Olimpo é onde mora os 12 Deuses mais importantes da Grécia também chamados de Dodekatheon (dōdeka= doze + θεοί, theoi= deuses).Eles eram Zeus(deus dos deuses),Hera(Deusa do casamento e da maternidade),Poseidon(Deus do mar),Atena(Deusa da   guerra,civilização,sabedoria,estratégia,arte,justiça,e da habilidade ),Ares(Deus da guerra selvagem,para muitos a personificação da matança),Deméter(Deusa da terra cultivada,colheita,e das estações do ano),Apolo(Deus do sol,da luz,purificação e das artes),Ártemes(irmã gêmea de Apolo,é a Deusa da lua,caça,da vida selvagem e da magia),Hefesto(Deus da tecnologia,dos ferreiro,artesãos, escultores, metais, metalurgia, fogo e dos vulcões),Afrodite(Deusa do amor, da beleza e da sexualidade),Hermes( Mensageiro dos deuses; Deus do comércio e dos ladrões),Dioniso(Deus do vinho, das festas e do êxtase).Em algumas versões,ainda pertecem aos 12 panteão:Héstia(Deusa virgem do lar e da lareira),e Hades(Deus dos mortos, dos Infernos e das riquezas da terra).

     O Monte Olimpo era uma grande montanha que ultrapassava o céu,e na sua ponta um palácio que em algumas versões e todo de cristal,onde morava os deuses.A uma história que diz que,quando Gaia(Mãe Terra)criou os Titãs eles eram tão grande que fizeram das montanhas seus tronos,incluindo o Monte Olimpo.


Fonte:pt.wikipedia.org


Dica:Filme=Hércules e Xena: A Batalha Pelo Monte Olimpo