sábado, 17 de março de 2012

Sereia/Tritão

      Acredita-se que a lenda das sereias originou-se na Babilônia e na Suméria a muitos tempos atrás,por causa do Deus Enki(deus das águas doces),que segundo a lenda tinha a cauda de peixe,ou so a cabeça de peixe.As sereias do mar em primeiro lugar,demônios,que tinha metade mulher e metade ave, habitava as cavernas e as rochas ao redor do Mar Tirreno e tinham um canto suave que atraiam os marinheiros.Elas são mencionados pela primeira vez na Odisséia de Homero.Odisseu ordenou que seus marinheiros tampassem os ouvidos para não ouvir a canção e, em seguida,e em seguida amarrou-se ao mastro do navio para resistir às sereias.
     Esta história contada na Idade Média pela igreja para alertar sobre os males da tentação. Naquela época, era muito comum encontrar nas igrejas, mosteiros e catedrais imagens de sereias.
     As sereias como conhecemos hoje com a cauda de peixe,foi descrita pela primeira vez por Adelmus Santos por volta de 680 AD.
     Nomes dados à sereia medieval e moderna em outras línguas: mermaids (de mere, "mar" em inglês medieval, e maid, "moça" ou "virgem") em inglês; zeemeermin ou meermin em holandês; Meerjungfrau, Seejungfrau ou Fischweib em alemão; havfrue em dinamarquês e norueguês; sjöjungfru ou havsfru em sueco; merenneito ou vedenneito em finlandês; sirène em francês; sirena em castelhano e italiano.Já o masculinos das sereias são chamados de tritões nome de seres da mitologia grega que eram representados como homens-peixes e não estavam relacionados às antigas sirenas. Em inglês, o tritão é chamado merman; em holandês, meerman ou zeemeerman; em alemão, Wassermann; em dinamarquês, havman; e em finlandês, vetehinen.
     Na mitologia grega,são ditas filhas do deus-rio Aquelôo e da musa Melpômene, ou de Aquelôo e Estérope, ou da ninfa Fórcis e do monstro marinho Ceto, ou de Eagro e da musa Calíope.
     Existe duas versões sobre sua origem:
*Eram belas jovens do séquito de Coré-Perséfone. Quando Hades raptou Coré, elas suplicaram aos deuses que lhes concedessem asas para procurá-la na terra, no cé e no mar. Deméter, irritada por não terem impedido o rapto da filha, as transformou em almas-pássaros.
*Afrodite as transformou em aves por elas desprezarem os prazeres do amor, tornando-as frígidas da cintura para baixo. Desejavam o prazer, mas, não podendo usufruí-lo, atraíam e prendiam os homens para devorá-los.
O Bebê da Terra, de John Collier (1899)
    Mais tarde, elas desafiaram as Musas, que venceram e exigiram uma coroa feita com as plumas das sirenas. Retiraram-se então para as costas do sul da Itália, perto dos estreitos onde viviam Caríbdis e Cila. Encantavam os marinheiros com sua música harmoniosa, sentadas em uma pradaria sobre a ilha de Antemoessa, junto a uma pilha de esqueletos humanos e corpos em putrefação. Elas não os devoravam, deixavam isso a outras aves que as acompanhavam.
     Existe várias sereias elas são:Lígia (A Melodiosa),Partênope (A Aparência de Jovem),Leucósia(ABranca)
   Aglaófone (A Bela Voz),Aglaope (A Bela Aparência),Himéropa (A Doce),Pisínoe(APersuasiva),Telxínoe (A Encantadora),Telxíope (A Perturbadora), Molpe (O Estranho Canto),Raidné (O Progresso).
                                                Sereias ao redor do mundo
   No Oriente médio,Derketo, era uma deusa que amou um pastor mortal e teve com ele uma filha, a futura rainha Semíramis. Envergonhada, Atargátis pulou em um lago e tomou a forma de um peixe. Inicialmente, era representada como um peixe com cabeça e pernas humanas, como o deus babilônio Ea, mas mais tarde, segundo Luciano de Samósata, passou a ser representada com a forma de uma sereia.
   Na Inglaterra as sereias aparecem no folclore britânico tanto para prever desastres quanto para provocá-los. Elas podem também ser um sinal de mau tempo. Às vezes, porém, mostram-se mais benéficas e dão meios de cura a humanos. Os tritões são também citados, como mais feios e selvagens que as sereias, mas com pouco interesse por humanos.
   Na Cornualha em Zennor, Cornualha, uma sereia apaixonou-se por um rapaz e o atraiu para o mar. Perto da península de Lizard, também na Cornualha, um homem chamado Lutey ajudou uma sereia encalhada a voltar para a água. Ela lhe deu seu pente e disse que ele e seus descendentes seriam capazes de quebrar os feitiços das bruxas e controlar demônios, mas nove anos depois ela voltou e o arrastou para as ondas. Na década de 1840, o folclorista Robert Hunt ouviu que várias famílias da Cornualha diziam ter poderes fantásticos por serem descendentes de uma sereia ou tritão. Por outro lado, uma sereia arruinou a baía de Padstow com bancos de areia, porque alguém ali atirou nela.
    Em Gales as sereias da fronteira galesa não vivem no mar, mas em lagos e rios. Em Marden (Herefordshire) o sino de uma igreja caiu uma vez em uma poça profunda de um rio, onde uma sereia o agarrou. Em Child's Ercall (Shropshire) a sereia de um lago oferecia a alguns homens ‘um pedaço de ouro, grande como a cabeça de um homem, e estava bem perto’, quando um deles disse um palavrão de espanto e ela gritou e desapareceu.
    Na Irlanda da cintura para baixo, as sereias são peixes,da cintura para cima, são belas jovens com pele pálida, olhos escuros e cabelos compridos. Os tritões são feios, com pele, dentes e cabelos verdes, nariz vermelho e adunco, e olhos pequenos e estreitos.São geralmente de natureza pacífica e benévola para com os humanos, com os quais às vezes se casam.Os filhos desses casamentos têm membranas entre os dedos das mãos e dos pés e, às vezes, também uma pele escamosa.
   Na Dinamarca são muito belas e podem ser vistas a pentear os longos cabelos loiros na superfície do mar, a apascentar seu gado branco como leite nas dunas, ou ainda em meio às brumas que flutuam sobre o mar no início do verão. Essas aparições geralmente prenunciam tempestades e mau tempo.Essas sereias podem tanto ser benévolas quanto malévolas e têm o dom da profecia.O Tritão é descrito como tendo a forma de um belo homem, às vezes com pele azul e tendo cabelo e barba negros ou verdes. Quando não está em seu lar subaquático, pode ser visto nas escarpas e cavernas rochosas da costa. Geralmente é considerado benigno enquanto não for perturbado.
     No Brasil,as mais conhecidas são a Yara mãe d'água,que é retrada no estilo Europeu sendo loira e de olhos verdes e uma bela voz,Yemanjá e a caboclinha do Rios São Francisco,é descrita como uma mulher com traços indigenas,metade peixe e metade mulher.
    Na Alemanha existe a sereia chamada Loreley que é depressiva canta e chora a beira de um rochedo no Rio Reno, muitos afirmam que de fato, ela existe e quem viajar de barco perto do rochedo ouvirá a Loreley.


Fonte:pt.fantasia.wikia.com e  misteriosfantasticos.blogspot.com.br


Dicas:Filme=H²O,Meninas sereia,A pequena sereia,As sereias,Sabrina na Austrália,Splash - Uma sereia em minha vida,Aquamarine.
Série=H²O Meninas sereia(Boomerang e Record),O canto da sereia(extinta Manchete,link),Encanto da triologia Sereia,Supernatural episódio 4.14(Sex and Violence).
Documentários=Sereias do canal animal planet
 

3 comentários:

Se gostou,odiou ou quer dar sugestões,comentem