Habitavam as ilhas da Grã-Bretanha,vindos de diversas regiões da Europa, entre os séculos II e III A.C. Organizavam-se em tribos,como os Bretões(Grã-Bretanha),Gauleses(Gália),Escotos(Escócia),Eburões(Gália),Batavos(Países Baixos),Belgas(Bélgica),Gálatas(província romana da Galácia, no centro da atual Turquia),Trinobantes(Britânia pré-romana) e Calêdonios(Escôcia).
Era um povo formado por indivíduos fortes e altos. Dedicavam-se muito à arte da guerra, embora também tenham desenvolvido muito o aspecto artístico, principalmente o artesanato. Conheciam técnicas agrícolas desenvolvidas para a época como, por exemplo, o arado com rodas. Fabricavam jóias, armaduras, espadas e outros tipos de armas, utilizando metais e sendo considerados os percussores do ferro na Europa. Fabricavam carros de guerra desenvolvidos, que chegavam a provocar medo nos inimigos.
No inicio a única tribo que se rotulava Celta era os gauleses,as outras tribos só começaram a ser chamados de celtas no século XVI d.c.Na percepção de estudiosos,a definição de Celta era;para os linguistas celtas eram os povos que falaram ou falam uma língua celta,e, por associação, são celtas as terras onde eles vivem.Segundo esta teoria, os povos celtas que deixaram de falar uma língua celta também deixaram de ser designados de celtas.E para os arqueologos povos que partilham uma cultura material e um estilo de arte específico.
A tribo ou clã,composto por famílias aparentadas que partilhavam um núcleo de terras agrícolas, mas que mantinham a posse individual do gado que apascentavam.A organização política era dividida em três classes: o rei e os nobres, os homens livres e os servos, artesãos, refugiados e escravos. Este último grupo não possuía direitos políticos. A esta estrutura secular, agregavam-se os sacerdotes (druidas), bardos(pessoa encarregada de transmitir as histórias, as lendas e poemas de forma oral) e ovados(videntes e realizavam sacrifícios muitas vezes humanos), todos com grande influência sobre a sociedade.
Eram politeistas,ou seja,tinham vários Deuses,e cultuavam muito o natural e a natureza,tinham uma percepção de morte e vida muito avançada,que inclusive deu origem a maioria da triagem espirita como por exemplo avida após a morte.No calendário celta havia diversas festas místicas como, por exemplo, o Imbolc (em homenagem a deusa Brigida(Deusa tríplice do fogo: o fogo da inspiração, da ferraria, da poesia, da cura da adivinhação,da agricultura,feitiçaria,amor))esta festa marcava o início da época do plantio das sementes. As cerimônias e os rituais ficavam sob responsabilidade dos druidas, o sacerdote dos celtas,a Beltane ainda comemorada nos dias atuais, reconhecido nas comemorações da Festa da Primavera, mas que originalmente marcava o verão,é um festival da fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a fertlidade da Terra e os fogos do Deus Celta Bellenos, e toda sua energia e luz.Samhain o ano novo Celta,acredita-se que é dessa festa que veio a inspiração para o Halloween,pois acretiva-se que nesse dia as almas vizitariam seus familiares.
Por serem de tribos distintas as vezes os deuses ganhava outro nome como Epona(Deusa dos cavalos), e a mesma Deusa Rhiannon, adorada em Gales.
Com a dominação romana,tanto a religião como a cultura Celta se perdeu no tempo,exceto por poucas tribos que se isolaram em lugares remotos como a Irlanda os País de Gales, uma entidade sub-nacional do Reino Unido, a Cornualha (Reino Unido), a Gália (França, e norte da Itália), o norte de Portugal e a Galiza (noroeste da Espanha).
Fonte:pt.wikipedia.org e www.suapesquisa.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se gostou,odiou ou quer dar sugestões,comentem