terça-feira, 9 de abril de 2013

Rusalka

   
 Na mitologia eslava,um rusalka (plural: rusalkas ou rusalky) é uma mulher fantasma,Ninfa d'água, succubus,sereia ou uma demônia que habitava em um curso de água.Segundo a maioria das tradições, a rusalkas eram peixes-mulher,que vivia no fundo dos rios.No meio da noite,elas iriam sair para o banco e dança nos prados.Se elas vissem homens bonitos,elas os encantavam com músicas e danças,e em seguida, levavam-os para o fundo rio para a sua morte.
    Na maioria das versões,a rusalka é um ser morto inquieto,associada com a "força impura".De acordo com Zelenin,as pessoas que morrem violentamente e antes de seu tempo,como as mulheres jovens que cometem suicídio porque foram abandonada por seus amantes,ou mulheres solteiras que estão grávidas, deve viver o seu tempo designado aqui na Terra como um espírito.
     A versão fantasmagórica é a alma de uma jovem mulher que morreu em ou perto de um rio ou de um lago e voltou para assombrar.Este mortos-vivos rusalka não é invariavelmente malévolo,e será permitido descansar em paz se sua morte for vingada.Rusalkas também pode vir de crianças não batizadas,muitas vezes,aqueles que nasceram fora do casamento e foram afogadas por suas mães por esse motivo.Bebê supostamente rusalkas vagar pela floresta implorando para ser batizado,para que possam ter paz.Eles não são,necessariamente,inocente,no entanto,e pode atacar um humano que ignorá-lo.
    Enquanto sua morada principal era o corpo de água em que ela morreu, o rusalka poderia sair da água à noite, subir em uma árvore, e sentar lá cantando canções, sentar em uma doca e pentear o cabelo, ou juntar-se outros em rusalkas danças circulares (polonês : korowody) no campo.
     Embora em algumas versões do mito, os seus olhos brilham como fogo verde, outros descrevem-los com a pele extremamente pálida e translúcida, e sem pupilas visíveis. Seu cabelo é às vezes descrito como verde ou dourado, e muitas vezes perpetuamente molhado. O Rusalka não poderia viver por muito tempo em terra firme, mas com o pente era sempre seguro, por isso deu-lhe o poder de conjurar água quando ela precisava. Segundo algumas lendas, o cabelo deve Rusalka secar, ela vai morrer.
      Rusalkas gostaria de ter homens e crianças se juntar em seus jogos. Eles podem fazer isso por homens atraentes com seu canto e, em seguida, afogando-os, enquanto as crianças eram muitas vezes atraídos com cestas de frutas. Homens seduzidos por um rusalka poderia morrer em seus braços, e em algumas versões de ouvi-la rir também pode causar a morte. Como alternativa, eles iriam atrair os homens, principalmente os solteiros, e agradar-los à morte.
       Especificidades relativas ao rusalki diferia entre as regiões. Embora na maioria dos contos que viviam sem homens, na Ucrânia foram muitas vezes ligados a água, enquanto na Bielorrússia eles estavam ligados com a floresta e campo. Onde a terra era fértil, as donzelas apareceram nus e bonito. Em áreas mais duras de Rússia , eles apareceram como "grandes seios amazonas ". Muitas vezes, no norte do país, eles eram feios e coberto de pêlos.
     Acredita-se que são mais perigoso durante a Semana Rusalka (Rusal'naia) no início de junho. Neste momento, eles deveriam ter deixado suas profundezas das águas, a fim de balançar em ramos de bétulas e salgueiros por noite. Natação durante esta semana era estritamente proibido, para que sereias iria arrastar um nadador para o chão rio. Uma característica comum a celebração da Rusal'naia foi o banimento ritual ou enterro do rusalka no final da semana, que se manteve como entretenimento na Rússia até 1930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou,odiou ou quer dar sugestões,comentem