terça-feira, 17 de julho de 2012

Biblia de Winchester

Inicial ornamentada de uma das páginas 
     A Bíblia de Winchester é um manuscrito romanico ilustrado produzido em Winchester(cidade do Condado de Hampshire,sudeste da Inglaterra) entre 1160 e 1175. Com folhas medindo 583 x 396 mm, é o maior sobrevivente do século 12.Ela ainda pode ser visto na biblioteca da Catedral de winchester,onde esta por mais de oitocentos anos.
     Durante o período românico, o foco da iluminação principal no Ocidente mudou a partir do Evangelho de livros para o Saltério e da Bíblia, e o manuscrito Winchester é um dos mais luxuoso de um grupo de românicos e início góticas Bíblias iluminadas incluindo o Codex Gigas(também conhecida como Bíblia do Diabo,por causa de uma grande ilustração do diabo do lado de dentro e a lenda em torno da sua criação),o Parc Abbey Bíblia,a Bíblia Fécamp e a Bíblia Morgan(também chamado de a Bíblia Morgan de Luís IX, o Livro dos Reis,a Bíblia cruzado, e a Bíblia Maciejowski).
      A Bíblia é composto por 468 fólios de pergaminho de pele de bezerro.Dado o grande tamanho das páginas, cada bifolium exigia uma pele inteira,estima-se que o manuscrito incorporou as peles de cerca de 250 bezerros . Sua primeira menção registrada, em 1622, descreve o manuscrito como uma Bíblia em dois volumes.Ao longo dos anos tem sido rebote duas vezes, primeiro em 1820, quando foi dividida em três volumes, e novamente em 1948. A Bíblia já se estende por quatro volumes separados mas unidos em ouro trabalhada em couro de cor creme.
     Embora muitas das iluminações permanecem inacabadas, o texto em si é completo. Excepcionalmente, quase todo o manuscrito está na mão de um único escriba , para salvar algumas adições menores. A maioria dos manuscritos desse tamanho seria empregar dois ou mais escribas. Estima-se que a tarefa de transcrever toda a Vulgata , aqui compreendendo tanto Antigo e Novo Testamento,duas versões do Salmos,e o Apócrifo, teriam levado cerca de quatro anos.Em contraste, as iluminações refletem o trabalho de pelo menos seis diferentes mãos. O historiador de arte Walter Oakeshott identificado pela primeira vez e chamou esses artistas, em 1945,se referindo a eles como o Mestre das Figuras Pulando, o Mestre dos Desenhos apócrifos, o Mestre do Gênesis inicial, o Mestre do amalequita, o Mestre da Folha Morgan, eo Mestre da Majestade gótico. Um exame atento da ilustração, muitas vezes revela o trabalho de duas mãos separadas, com uma prestação do esboço original ou desenho ea pintura outro na cor e detalhes.
     A arte da Bíblia Winchester está incompleto: iluminações muitas foram deixadas inacabadas, enquanto outros foram deliberadamente removidos. As iluminações de todo o manuscrito aparecem em diferentes estágios de conclusão, desde contornos irregulares e desenhos com tinta para não pintadas douradas imagens e figuras completas em todos, mas os detalhes finais. Ao todo, 48 dos principais iniciais historiadas que começam cada livro estar completo.
     Ao longo dos anos, o manuscrito sofreu nas mãos dos ladrões e colecionadores. Alguns nove iniciais iluminadas e pelo menos uma ilustração de página inteira foram totalmente removidos. Destes, apenas um (o inicial de Obadias) foi recuperado e restaurado para o texto.Outra folio falta, mostrando cenas das vidas de Samuel sobre o recto e do Rei David no verso , está agora no Morgan Biblioteca e é comumente referida como a Folha de Morgan. Se outros semelhantes miniaturas de página inteira foram removidos é desconhecida.
     
Fonte:en.wikipedia.org
imagens:www.flickr.com
             umolharsobreomundodasartes.blogspot.com.br

2 comentários:

Se gostou,odiou ou quer dar sugestões,comentem