sexta-feira, 27 de julho de 2012

Fada

      Fada "vem do latim fatum,que significa fado,destino.Dessa forma, acredita-se que elas intervêm de forma mágica no destino das pessoas".São comuns nos mitos célticos,anglo-saxões,germânicos e nórdicos.As fadas também são conhecidas como sendo as fêmeas dos elfos.O termo incorporou-se a cultura ocidental a partir dos assim chamados "contos de fadas".Nesse tipo de história, a fada é representada de forma semelhante a versão clássica dos elfos de J.R.R. Tolkien, porém apresentando "asas de libélula" as costas e utilizando-se de uma "varinha de condão" para realizar encantamentos,a fada pode ser retratada em estatura de uma mulher normal ou muito pequena. As vezes, o termo descreve qualquer  ser mágica ou criatura, incluindo goblins ou gnomos,em outras vezes, o termo descreve apenas um tipo específico de criatura.
      O primeiro autor que mencionou as fadas foi Pompônio Mela, um geógrafo que viveu durante o século I d.c.O escritor e folclorista inglês Joseph Ritson, na sua dissertação On Faries, definiu as fadas como uma espécie de seres parcialmente materiais, parcialmente espirituais, com o poder de mudarem a sua aparência e de, conforme a sua vontade, serem visíveis ou invisíveis para os seres humanos.As fadas são geralmente descritos como aparência humanos e com poderes mágicos .Embora na cultura moderna, são muitas vezes retratado como humanóides jovens, às vezes alado, de pequena estatura, que originalmente eram retratados de forma bastante diferente: altas, radiante, seres angelicais ou curtas, enrugados trolls são dois dos formulários comumente mencionados. Fadas diminutivo de um tipo ou outro foram registrados ao longo dos séculos, mas ocorrem junto com os seres de tamanho humano, as quais têm sido descrito como variando em tamanho desde muito pequeno até o tamanho de uma criança humana.Mesmo com essas pequenas fadas No entanto, o seu tamanho pequeno pode ser assumido atraves de mágica.Suas origens são menos claras no folclore, sendo variadamente ou alguma forma de demônio,ou uma espécie completamente independentes dos seres humanos ou anjos.folcloristas têm sugerido que a sua verdadeira origem está em uma vida corrida conquistada na clandestinidade,ou em crenças religiosas que perderam moeda com o advento do cristianismo.Estas explicações não são necessariamente incompatíveis, e que pode ser feita com várias fontes.
      As fadas podem ser divididas em:
*Elementais do ar: divididos em sílfides ou fadas das nuvens e fadas das tempestades. As primeiras vivem nas nuvens, são dotadas de elevada inteligência e sua principal atividade é transferir luz para as plantas; interessam-se muito também por animais e por pessoas, para as quais podem agir como protetoras e guias. As fadas das tempestades possuem grande energia e circulam sobre as florestas e ao redor dos picos das montanhas; costumam ser vistas em grupos pelas alturas e só descem à superfície quando o vento está forte.
*Elementais da terra: seus principais representantes são os gnomos, criaturas de cerca de um metro de altura que vivem no interior da terra (embora existam gnomos da floresta, que cuidam basicamente das raízes das plantas). Os kobolds, menores que os gnomos, são mais amigáveis e prestativos para os humanos que seus parentes, embora sejam igualmente cautelosos. Os gigantes são entidades enormes que costumam estar ligados à montanhas, embora também possam viver em florestas antigas. Finalmente, os Devas da Montanha, são os elementais da terra mais evoluídos, entidades que permeiam e trabalham com uma montanha ou uma cadeia inteira de montanhas, com sua consciência tão profundamente imersa na Terra que mal tomam conhecimento da existência de criaturas de vida breve, como os homens.
*Elementais do fogo: as salamandras ou espíritos do fogo, habitam o subsolo vulcânico, os relâmpagos e as fogueiras. São mais poderosas que as fadas dos jardins, mas estão mais distantes da humanidade também. São espíritos de transformação, responsáveis pela conversão de matéria em decomposição em solo fértil. Podem agir também como espíritos de inspiração, mediadores entre o mundo angélico e os níveis físicos de criação (ou seja, agem como musas).
*Elementais das águas: representados pelas ninfas, ondinas, espíritos das águas e náiades, são responsáveis por retirar energia do sol para transmití-la à água. As ninfas estão ligadas às águas, mas também à montanhas e florestas. Regulam o fluxo da água na crosta terrestre e dão personalidade e individualidade a locais aquáticos, tais como poços, lagos e fontes. Podem assumir a forma de peixes, os quais protegem. As ondinas parecem estar restritas a determinadas localidades, sendo responsáveis pelas quedas d'água e a vegetação circundante. Os espíritos das águas vivem em rios, fontes, lagos e pântanos. Assemelham-se a belas donzelas, muitas vezes com caudas de peixe; gostam de música e dança, e têm o dom da profecia. Embora possam ajudar eventualmente os seres humanos, estes têm de se acautelar com tais espíritos, que podem ser traiçoeiros e afogar pessoas. Da mesma forma que os espíritos das águas, as náiades presidem os rios, correntezas, ribeiros, fontes, lagos, lagoas, poços e pântanos.
     Grande parte do folclore sobre fadas gira em torno da proteção de sua malícia,para afasta-las usa-se ferro frio (ferro é como veneno para as fadas)ou encantos de rowan e ervas,impedindo que as fadas roubem os bebês e substituí-os por changelings.
       Muitos dos irlandeses referem a estes seres como deusas,mas com o advento do cristianismo, elas foram rebaixadas a um estado diminuído de poder.Neste momento em particular,as fadas eram consideradospela Igreja como sendo seres mal.
      No folclore escocês , as fadas são divididos em Tribunal Seelie, as fadas mais beneficamente inclinado (mas ainda perigoso), e do Tribunal Unseelie, as fadas maliciosos. Enquanto as fadas do tribunal Seelie gostava de pregar peças nos humanos geralmente eram assuntos inofensivos, em relação ao corte Unseelie que gostava de trazer danos aos seres humanos como forma de entretenimento.Fadas Trooping consulte fadas que aparecem em grupos e podem formar colônias. Nesta definição, fada é geralmente entendida em um sentido mais amplo, como o termo também pode incluir vários tipos de criaturas míticas , principalmente do Celtic origem,porém, o termo também pode ser utilizado em seres semelhantes, como os anões ou elfos de folclore germânico . Estes se opõem ao fadas solitárias, que não vivem ou associar com outros de sua espécie.
Fadas nas culturas popular:
*Lorelei, a fada alemã, de longos cabelos louros, que canta para atrair os homens e afogá-los.
*Melusina, a mulher-serpente, fugiu no dia em que o marido, Raymond de Poitou, demasiado curioso, surpreendeu-a no banho em seu aspecto encantado.
*Morgana Le Fay, a protetora do rei Artur em Avalon.
*Viviane, a amante de Merlin.
*Fada Bela, a fada brasileira, de cachos loiros e trapalhona, é meio fada e meio humana, possui vários poderes, fada criada na série Caça Talentos, da Rede Globo entre 1996 à 1998, protagonizada por Angélica.
*Sininho (ou Tinker Bell), fada fiel a Peter Pan que é apaixonada platonicamente pelo companheiro.
*Sookie Stackhouse, personagem dos livros da autora Charlaine Harris e da série True Blood,que é meio fada e meio humana. Possui o dom da telepatia.

Dica:Desenho-Clube das Winx,x-man Fada (Megan Gwynn)
Filme-Peter pan fada sininho,Barbie e o segredo das fadas

Série-Supernatural 6×9 “Clap your Hands If you Believe'' e 5x6 "I Believe the Children Are Our Future"


     
   
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou,odiou ou quer dar sugestões,comentem