domingo, 22 de abril de 2012

Gaia

Hoje 22 de Abriu é Dia da Terra,e para homenagia-la,trago uma post sobre a Mãe Terra ou Gaia.
     No inicio dos tempos não existia nada,ou tudo era coberto por uma imensa escuridão,chamada Caos(a primeira divindade a surgir no universo),desse "ser" nasceu:Gaia(Mãe terra),Tártaro(personificação do Mundo Inferior),Eros(Deus grego do amor),Érebo(personificação da escuridão, mais precisamente o criador das Trevas) e Nix(personificação da noite).
     Gaia teve vários filhos,sozinha ela gera Urano(personificação do céu),Ponto(antigo Deus pré-olímpico do mar) e as Óreas que eram os deuses primordiais ou daemos rústicos das montanhas,eram:Atos(uma montanha da Trácia),Citerão(grupo montanhoso da Beócia),Etna(o vulcão da Sicília),Hélicon(uma montanha da Beócia que competiu com Citéron),Nisa(uma montanha da Beócia que criou Dionísio)Olimpo(a morada dos deuses olímpicos e a montanha mais alta da Grécia),Óreos(Deus da montanha Othrys, em Malis (sul da Tessália); a montanha foi usada pelos Titãs na Titanomaquia),Parnes(uma montanha da Beócia)Parnaso(no centro da Grécia, consagrado a Apolo e morada das Musas) e Tmolos(uma montanha da Lídia) entre outras.
      Gaia gerou a Urano(céu),para que houvesse alguém que lhe cobrisse totalmente e que service de morada das os Deus bons.Com Urano ela teve 12 Titãs:Oceano(menso rio que rodearia a Terra),Céos(titã da inteligência),Crio(representava o inverno, o frio, os seres marítimos e seu poder destrutivo envolvia as criaturas até hoje desconhecidas do mar abissal. Ninguem conhece a real forma deste titã),Hiperião(é um deus solar primitivo,é também o Titã da visão),Jápeto(deus-titã do tempo de vida humano e da mortalidade, principalmente da morte violenta e também está associado à habilidade artesanal,era conhecido como "o perfumado"),Téia(Deusa Titã da visão e da luz brilhante que vem do claro azul do céu . Era também, a Deusa que deu ao ouro, à prata e às pedras preciosas seu brilho e seu valor intrínseco.),Reia(Deusa mãe e simbolizava a fertilidade da natureza e feminina),Têmis(guardiã dos juramentos dos homens e da  lei),Mnemosine(personificação da memória e criadora das palavras e da linguagem),Febe(primeira deusa da Lua e deusa Titã do oráculo de Delfos, o centro da terra segundo a crença grega),Tétis(Deusa Titã das fontes subterrâneas de água fresca, e também a Deusa protetora da amamentação e do cuidado dos jovens) e Cronos(personificação do tempo).Mais tarde Gaia e Urano tiveram os Ciclopes,conhecidos como "Os Uraneos"os mais famosos são:Arges(trabalhava com Hefesto e forjava raios para Zeus)Brontes(Trovão,odiava a todos principalmente quem era da família)e Estéropes(relâmpago)e tiveram também os Hecatônquiros possuíam cem mãos e em algumas histórias, possuíam também, 50 cabeças,eles eram:Briareu ("forte"), Coto ("filho de Cotito") e Giges ("o membrudo").Sendo Urano capaz de prever o futuro, temeu o poder de filhos tão grandes e poderosos e os encerrou novamente no útero de Gaia. Ela, que gemia com dores atrozes sem poder parir, chamou seus filhos Titãs e pediu auxílio para libertar os irmãos e se vingar do pai. Somente Cronos aceitou. Gaia então tirou do peito o aço e fez a foice dentada. Colocou-a na mão de Cronos e os escondeu, para que, quando viesse Urano, durante a noite não percebesse sua presença. Ao descer, Urano, para se unir mais uma vez com a esposa, foi surpreendido por Cronos, que atacou-o e castrou-o, separando assim o Céu e a Terra. Cronos lançou os testículos de Urano ao mar, mas algumas gotas caíram sobre a terra, fecundando-a. Do sangue de Urano derramado sobre Gaia, nasceram os Gigantes, as Erínias(Eram Tisífone (Castigo), Megera (Rancor) e Alecto (Interminável).)as Melíades são um tipo especial de ninfas, nascidas do freixo - árvore que simboliza a durabilidade e a firmeza(são algumas delas:Ide (visão),Adrastéia (inescapável),Amaltéia (alívio),Adamantéia (indomável),Kinosoure (guardar),Helike (circular)e Melisse (doçura)) e Afrodite(deusa do amor, da beleza e da sexualidade).
       Gaia,com sua persuasão feminina destronou o marido Urano com a ajuda do filho Cronos,e induziu ao neto Zeus que destronasse o filho Cronos,por Zeus ter exilado os Titãs no Tártaro,isso causou a revolta de Gaia que pariu os Andróginos(seres com quatro pernas e quatro braços que se ligavam por meio da coluna terminado em duas cabeças, além de possuir os órgãos genitais femininos e masculinos),para que destruíssem Zeus,mas com a ajuda de Têmis,Zeus venceu os inimigos,na segunda tentativa Gaia criou uma planta que daria a imortalidade aos gigantes mas a planta precisava de luz,sabendo disso,Zeus ordenou que Hélios(personificação do Sol ), Selene(a Deusa grega da lua), Eos(Deusa grega que personificava o amanhecer) e as Estrelas não subissem ao céu, e escondido nos véus de Nix, ele encontrou a planta e a destruiu.Mesmo assim Gaia incitou os Gigantes a colocarem as montanhas umas sobre as outras na intenção de subir o céu e invadir o Olimpo. Mas Zeus e os outros deuses venceram novamente.Como última tentativa ela enviou seu mais terrivel filho Tifão um deus da mitologia a quem imputavam os gregos a paternidade dos ventos ferozes e violentos,para que destruissem todos os Deuses,mas esses se juntaram e o destruiram,depois disso Gaia de rendeu e jurou jamais tentar contra Zeus e depois disso foi aceita como Deusa Olimpica.
   Gaia teve outros filhos como:
*Com Oceano:Creusa e Esperqueus Deus de um rio com o mesmo nome.
*Com Pontos:Ceto,Euríbia,Nereu e Taumante todos divindades marinha
*Com Posiedon:Anteu e Caribdis(monstro marinho protetor de limites territoriais no mar).
*Com Tártaro:Equidna(riatura monstruosa da mitologia grega, com tronco de uma bela mulher (ou ninfa) e cauda de serpente em lugar dos membros) e Tifão (deus da mitologia a quem imputavam os gregos a paternidade dos ventos ferozes e violentos).
*Com Hefesto:Erictónio de Atenas.
*Com pais desconhecidos:Mimas,Feme e Piton(uma serpente gigantesca, que nasceu do lodo na Terra após o grande dilúvio).

Fonte:.wikipedipta.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou,odiou ou quer dar sugestões,comentem