segunda-feira, 30 de abril de 2012

Hera ou Juno

      Irmã e esposa de Zeus,era uma das 12 divindade gregas do Olimpo, é filha de Réia e Cronos.É a Deusa do casamento e rege a fidelidade conjugal.Retratada como majestosa e solene, muitas vezes coroada com os polos (uma coroa alta cilíndrica usada por várias deusas), Hera pode ostentar na sua mão uma romã, símbolo da fertilidade, sangue e morte, e um substituto para as cápsulas da papoula de ópio.A vaca, e mais tarde, o pavão eram animais relacionados com ela.
       Hera era conhecida por sua natureza ciumenta e vingativa, principalmente contra as amantes de Zeus e seus filhos,tanto que tentou matar Hércules quando este era apenas um bebê,mas também contra os mortais,como Paris que a ofendeu escolhendo Afrodite como a deusa mais bela, ganhando assim o ódio de Hera.O único filho de Zeus que ela não odiava, antes gostava, era Hermes(Deus da fertilidade, dos rebanhos, da magia, da divinação, das estradas e viagens, entre outros atributos)e sua mãe Maia, porque ficou surpresa com a sua inteligência e beleza.
       Possuía sete templos na Grécia,Hera pode ter sido o primeiro a quem os gregos dedicou um santuário do templo fechado com telhado, em Samos cerca de 800 aC. Foi substituído mais tarde pelo Heraion , um dos maiores templos gregos em qualquer lugar (grego altares estavam na frente dos templos, sob o céu aberto). Havia muitos templos construídos neste site assim provas é um pouco confuso e arqueológico datas são incertas.O templo criado pelos Rhoecus escultor e arquiteto foi destruído entre 570-60 aC. Este foi substituído pelo Polycratean templo 540-530 aC. Em um desses templos que vemos uma floresta de 155 colunas. Também não há evidência de azulejos sobre este templo sugerindo tanto o templo nunca foi concluída ou que o templo estava aberto para o céu.
        Santuários anteriores, cuja dedicação à Hera é menos seguro, eram do tipo micênico chamado "santuários casa".Samos escavações revelaram oferendas votivas, muitas delas final 8 e 7 aC séculos, que mostram que Hera em Samos não era simplesmente uma deusa grega local do Egeu : o museu não contém figuras de deuses e suplicantes e outras oferendas votivas de Armenia , Babilônia , Irã , Assíria , Egito , testemunho da reputação que este santuário de Hera apreciado e ao grande afluxo de peregrinos . Comparado com esta deusa poderosa, que também possuía o primeiro templo em Olympia e dois dos grandes templos do século quinto e sexto Paestum , a megera de Homero e dos mitos é uma "figura quase... comica" de acordo com Burkert.
         Hera era também adorado como uma virgem: havia uma tradição em Stymphalia em Arcadia que tinha havido um santuário triplo para Hera a menina (Παις [Pais]), a mulher de idade (Τελεια [Teleia]), ea Separado (Χήρη [ Chere] "Viúvo" ou "Divorciado").Na região em torno de Argos , o templo de Hera em Hermione perto de Argos foi a Hera da Virgem.Na primavera de Kanathos , perto Nauplia , Hera renovou seu virgindade anualmente, em ritos que não estavam a ser falado (arrheton).
         Quanto Zeus lutava com os titãs,Réia entregou Hera aos cuidados dos titãs Oceano e Tétis, que a criaram nas extremidades do mundo, o que irá provocar para sempre a gratidão da filha de Crono. Existem outras tradições que lhe atribuem a educação às Horas, ao herói Têmeno, filho de Pelasgo, ou ainda às filhas de Astérion, rei de Creta. Após seu triunfo definitivo, Zeus a desposou, em núpcias soleníssimas.Os mitógrafos sempre acentuaram, aliás, que os pomos de ouro do Jardim das Hespérides foram o presente de núpcias que Gaia ofereceu a Hera e esta os achou tão belos, que os plantou em "seu jardim", nas extremidades do Oceano.
          Desde os tempos mais antigos, Hera tem por atributo o véu tomado pela jovem, em sinal de separação do resto do mundo. Primitivamente, o véu envolvia inteiramente a deusa ; Fídias caracterizou Hera no friso do Partenão com o véu atrás. Hera está sempre envolvida da cabeça aos pés pelas vestes ; mas tem o pescoço e os braços nus. Os seus atributos são o véu, a diadema, o pavão e o cuco. Representavam-na como mulher de elevada estatura e severa beleza, com feições majestosas e atitude imponente e digna. "A fisionomia de Hera, diz O. Muller, tal qual foi muito provavelmente fixada por Policleto, apresenta as formas da beleza em todo o seu esplêndido e inalterável frescor, isto é, docemente arredondadas, sem serem demasiadamente cheias, dignas de respeito, mas sem dureza. A testa, cercada de cabelos que caem em linhas onduladas, forma um triângulo levemente abobadado; os olhos abertos e redondos olham para a frente. Um ar de juventude e frescor paira sobre todo o corpo da deusa que nos representa uma matrona a banhar-se sem cessar na fonte da virgindade, como se narra de Hera."
           Hera, embora seja a deusa tutelar do casamento, raramente viveu em harmonia com o divino esposo. Um dia ousou, com o apoio de Posídon, conspirar contra Zeus, com a intenção de o destronar, e juntos conseguiram até amarrá-lo. Mas a Nereida Tétis levou em socorro ao rei dos deuses o gigante Briareu, cuja presença bastou para deter os projetos de Hera. Zeus, encolerizado, suspendeu a mulher entre o céu e a terra, valendo-se de uma cadeia de ouro, com uma pesada bigorna a puxar-lhe os pés. Essa singular Fábula, antiquíssima, foi reproduzida por Correggio, no convento de São Paulo, em Parma. Por uma inconveniência mitológica, de que a Renascença nos oferece vários exemplos, o artista representou a rainha do céu completamente nua, ao passo que Hera sempre está vestida da cabeça aos pés.Na guerra de Tróia, Hera foi constantemente inimiga dos troianos e protetora dos gregos. Quando viu os amigos sucumbir aos golpes de Heitor, quis levar-lhes auxílio. Mas Zeus proibira que os deuses participassem da luta, e fixara-se no Gargaro, para ter a certeza de que lhe obedeceriam. Hera, então, excogitou um ardil: foi ver Afrodite, e, sob o pretexto de uma visita, pediu-lhe emprestada a maravilhosa cintura, que dava a quem a usasse maravilhosa beleza. Assim ornada, voltou ao marido, fingindo querer conversar com ele um instante. Como tivesse posto o Sono a par do projeto, não tardou o rei dos deuses em adormecer, e os troianos perderam num momento todas as vantagens que haviam conquistado com tão grande esforço. Ao despertar, Zeus enfureceu-se e ameaçou-a de um tratamento análogo ao que já lhe infligira, mas o mal estava feito.
          Seus filhos são:Ares(Deus da guerra selvagem, ou sede de sangue, ou matança personificada),Ênio(Personificação do horror e destruidora de Cidades e frequentemente representada coberta de sangue e levando armas de guerra),Hebe(Deusa da juventude),Ilítia(Deusa dos partos),Hefesto(Deus da tecnologia, dos ferreiros, artesãos, escultores, metais, metalurgia, fogo e dos vulcões),Éris(Deusa que personifica a discórdia).
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou,odiou ou quer dar sugestões,comentem