segunda-feira, 7 de maio de 2012

Harpia

     As harpias (em grego, ἅρπυιαι)ou(hárpyia,que significa arrebatadora),são descritas como aves de rapina com rosto de mulher e seios.Segundo Hesíodo(foi um poeta da Grécia Antiga. Nasceu, viveu e faleceu em Ascra, no fim do século VIII a.C..), as harpias eram irmãs de Íris(personificação do arco-íris e mensageira dos deuses,é representada como uma virgem com asas de ouro), filhas de Taumante(divindade marinha) e a oceânide Electra.A princípio eram duas, Aelo ("a borrasca", "a impetuosa") e Ocípite ("a rápida no voo") e mais tarde seu número foi aumentado para três com Celeno ("a escura").Dizia-se que habitavam as ilhas Estrófades, no mar Egeu. Muito mais tarde, o poeta romano Virgílio, na Eneida (6.289) colocou-as no vestíbulo do Inferno, junto com outros monstros.
      A iconografia ora as mostra ávidas de sangue e de sexo, a aguardar o momento de beber o sangue do herói que tombou na refrega, ora como sedutoras mulheres aladas, transportando carinhosamente o corpo de um jovem, não necessariamente para o Reino de Hades, mas para alguma espécie de paraíso, onde possam mais tarde usufruir do amor do raptado. Na chamada Tumba de Xanto na Lícia, as harpias, na forma de aves com cabeça de mulher, guardam o túmulo para arrebatar o morto. Eram frequentemente esculpidas sobre os sepulcros com a finalidade de raptar particularmente os mortos mais jovens. Não é fácil, por vezes, a não ser nas intenções, distingui-las das sirenas, enquanto estas não surgiram nas pinturas com os pés palmitiformes. Como os demais deuses alados e raptores, as três damas-aves aladas têm por objetivo a união íntima com aqueles que arrebatavam.Mais tarde, sobretudo à época clássica, as harpias transformaram-se em monstros horríveis, com rosto de mulher idosa, corpo semelhante ao do abutre, garras aduncas e seios pendentes. Pousavam nas iguarias dos banquetes e espalhavam um cheiro tão infecto que ninguém mais podia comer.
     Um dos mitos mais famosos das harpias,é a do rei trácio Fineu que era cego,que é contado na história de Jasão.Segundo a história,as harpias foram enviadas para punir rei Fineu,roubando-lhe a comida em todas as refeições,principalmente em se tratando de iguarias,o que não podiam levar, sujavam com seus excrementos,em algumas versões a cegueira também foi um dos castigos.Essa punição era porque ele abusava de seus dons proféticos,revelando aos homens as intenções dos deuses,segundo outros por indicar a Frixo como chegar à Cólquida e a seus filhos como retornar à Hélade.Foi libertado pelos argonautas Zetes e Calais, filhos de Bóreas(Titã que representavam os ventos - sendo este o bravio vento norte) e Orítia(mortal,filha do rei de Atenas Erecteu).Como agradecimento mostrou a Jasão e os argonautas o caminho para passar pelas Simplégades(eram um par de rochedos,que afundava as navegações). Enéias e seus companheiros, depois da queda de Tróia, na viagem em direção à Itália, pararam na ilha das Harpias; mataram animais dos rebanhos delas, as atacaram quando elas roubaram as carnes, e ouviram de uma das Harpias terríveis profecias a respeito do restante de sua viagem.
      Segundo fontes tardias, as harpias uniram-se ao vento Zéfiro e geraram quatro cavalos: os dois de Aquiles, Xanto e Bálio, "mais rápidos que o vento" e os dois dos Dióscuros, Flógeo e Hárpago.
       Segundo Jean Chevalier e A. Gheerbrant, as harpias são parcelas diabólicas das energias cósmicas, as abastecedoras do Hades com mortes súbitas. Traduzem as paixões desregradas; as torturas obsedantes, carreadas pelos desejos e o remorso que se segue à satisfação das mesmas. Diferem das Erínias na medida em que estas representam a punição e aquelas figuram o agenciamento dos vícios e as provocações da maldade. O único vento que poderá afugentá-las é o sopro do espírito.
As harpias eram:
*Aelo (Ἀελλώ) é uma harpia cujo nome em grego significa "a borrasca".
*Ocípete (Οκύπητη) é uma harpia cujo nome em grego significa "a rápida no voo".
*Celeno (Κελαινώ) é uma harpia cujo nome em grego significa "a obscura". Também é chamada de Podarge (Ροδαργε). Em outras versões em vez de harpia, Celeno uma das sete plêiades, filha de Atlas e Pleione.
Dicas:Desenho:Cavaleiros do zodiaco,"Valentine de Harpia", é um dos espectros de Hades.
Game:Ragnarok

Filmes:Hercules ano de 2005

livro:O filho de Netuno,da editora Disney hyperion,no Brasil editora intrinseca

     

Um comentário:

  1. Adoro Harpias *-* são um dos meus seres mitológicos favoritos (acho que só perde para as ninfas e para as sereias).
    Gostei do seu blog muito interessante ^-^
    *indo ver outras postagens*

    ResponderExcluir

Se gostou,odiou ou quer dar sugestões,comentem