sexta-feira, 4 de maio de 2012

Odin

     É considerado o deus principal da mitologia nórdica.É o deus da sabedoria, da guerra e da morte, embora também, em menor escala, da magia, da poesia, da profecia, da vitória e da caça.Era filho de Borr e da jotun ("gigante") Bestla, irmão de Vili e Ve,esposo de Frigg(é a Deusa-Mãe,Deusa da fertilidade, do amor e da união. É também a protectora da família, das mães e das donas-de-casa, símbolo da doçura.) e pai de muitos dos deuses.tais como Thor(representando a força da natureza (trovão)disparando relâmpagos com o seu poderoso martelo Mjolnir), Baldr(Deus da justiça e da sabedoria), Vidar(Deus associado à vingança)e Váli(Deus da natureza,nasceu com o único propósito de matar Höðr como vingança pelo assassinato acidental de seu irmão gêmeo Baldr.Nasceu destinado a sobreviver ao Ragnarok para preservar a cultura Viking.).
     Odin morava em Asgard(é o reino dos deuses), no palácio de Valaskjálf(construída e coberta com prata pura), que ele construiu para si, e onde se encontra seu trono, o Hliðskjálf, desde onde podia observar o que acontecia em cada um dos nove mundos.Durante o combate brandia sua lança, chamada Gungnir, e montava seu corcel de oito patas, chamado Sleipnir( filho do garanhão cinza Svadilfari e de Loki enquanto "ele" era uma linda égua branca).
      Como deus da guerra, era encarregado de enviar suas filhas, as valquírias, para recolher os corpos dos heróis mortos em combate,os einherjar, que se sentam a seu lado no Valhalla de onde preside os banquetes. No fim dos tempos Odin conduzirá os deuses e os homens contra as forças do caos na batalha do fim do mundo, o Ragnarök. Nesta batalha o deus será morto e devorado pelo feroz lobo Fenrir, que será imediatamente morto por Vidar, que, com um pé sobre sua garganta, lhe arrancará a mandíbula.
        A quarta-feira, dia que era/é dedicado ao deus, tomou as denominações, no inglês, wednesday (antigo saxão, wôdanes dag, anglo-saxão, vôdnes dag), no holandês, woensdag (médio-neerlandês, woensdach), no sueco e dinamarquês, onsdag (Old Norse, odinsdagr), e no dialeto da Vestefália, godenstag ou gunstag.
       Vemos que Óðinn, na concepção do poeta édico, é criador da humanidade, detentor supremo do conhecimento, das fórmulas mágicas e das runas, invocado por ocasião das batalhas, durante os naufrágios e as doenças, na defesa contra o inimigo, e afinal em qualquer situação desesperadora. Altares se elevavam em sua honra.
       Nas baladas da Edda, o deus supremo está em ligação com símbolos, emblemas e certos elementos adequados às diversas circunstâncias em que aparece. Assim, no Valhöll (Valhalla), tem o seu grande palácio onde recebe e aloja os guerreiros mais valorosos, e em outro dos seus três salões em Ásgarðr (Asgard), o alto Valaskjalf, senta-se no trono Hliðskjalf (Hlidskialf), de onde é possível enxergar o mundo inteiro e acompanhar todos os acontecimentos da vida. A seus pés, deitam-se os dois lobos Geri e Freki, símbolos da gulodice, que o acompanham em suas caçadas e lutas, alimentando-se dos cadáveres dos guerreiros. Nos seus ombros estão os dois corvos Munin e Hugin, a sussurrar-lhe o que viram e ouviram por todos os cantos. Quando se encaminha a uma batalha, o que é freqüente, usa armadura e elmo de ouro, trazendo nas mãos o escudo e a lança Gungnir, que tem runas gravadas no cabo, montando seu famoso corcel de oito patas, Sleipnir, que tem a faculdade de cavalgar no espaço, por cima das terras e águas.
        Em muitas passagens, descrevem-se as andanças de Odin, em que se apresenta sob o disfarce de um viajante baixo e de cabelos escuros, envolvido numa enorme capa azul ou cinza, com um chapéu de abas largas, quebradas acima do olho perdido e o outro olho negro faiscante, como nas baladas édicas Vafþrúðnismál e no Grímnismál, e com os nomes significativos de Gagnrad (o que determina a vitória), Grimnir (o disfarçado), além do Hávalmál (parte III) e nos Baldrs Draumar, respectivamente com os nomes Hár (o elevado, o eminente, o sublime) e Vegtam (o acostumado aos caminhos).

Outros filhos de Odin:

*Meili "o encantador" ,é um Deus filho do Deus Odin,não há informações sobre essa divindade.Alguns estudiosos do século 19 teorizou que a mãe de Meili é Jord , a Deusa da Terra.Também durante o século 19, Viktor Rydberg teorizou que Baldr e Meili é o mesmo Deus.
*Hermodr,mensageiro dos deuses e é aquele que carrega as almas dos mortos para o submundo.
*Hóder era um deus cego,assassinou involuntariamente seu irmão Balder e morreu pelas mãos de Vali.
*Bragi Deus da sabedoria e da poesia. É o protetor dos trovadores.

Um comentário:

Se gostou,odiou ou quer dar sugestões,comentem