terça-feira, 1 de maio de 2012

Hefesto ou vulcano

Hoje 1° de maio é dia do trabalho,e porisso o Deus escolhido de hoje é o Deus Hefesto,para os romanos Vulcano.Era representado carregando vasos pintados e um bastão,em algumas imagens, ele aparece com os pés na posição contrária. Aparece também quase sempre trabalhando em uma bigorna, suado e com a barba por fazer. Os símbolos de Hefesto são um martelo de ferreiro, uma bigorna e uma tenaz, embora por vezes tenha sido retratado empunhando um machado.
       É filho de Zeus e Hera/Jupiter e Juno,é o Deus do trabalho, do fogo, dos artesãos, dos escultores,da metalurgica,da tecnologia,dos ferreiros e dos metais,era muito importante e venerado na religião grega, principalmente nas cidades onde a prática da manufatura era intensa como, por exemplo, a cidade de Atenas.
      Quando nasceu era muito feio,anão e manco,sua aparência era tão horrível que sua mãe o atirou do Monte Olímpo quando viu seu rosto. Foi neste momento que ficou com o problema físico na perna outros dizem que era tão feio que sua mãe o jogou no mar sua queda durou 9 dias e 9 noites,e foi criado pela oceânides Tétis (mãe de Aquiles) e Eurínome(outra oceânides).
       Outra explicação afirma que ele teria sido arremessado por Zeus, por ter resgatado sua mãe quando o rei dos deuses a acorrentou por opôr-se a ele.Já outro relato afirma que ele teria despencado durante um dia e caído na ilha de Lemnos, onde foi criado e treinado para ser um mestre artesão pelos síntios, antiga tribo nativa daquela ilha.De acordo com estas duas versões, ele teria ficado coxo graças à queda.
      Hefesto ao ser cuidado por Tétis durante nove anos cresceu e aprendeu a trabalhar com metal, e a fazer jóias também. Um dia sua mãe Hera viu uma de suas jóias. Gostando muito, quis saber quem as fazia, foi quando soube que era seu filho rejeitado, e o quis então de volta ao Olimpo, porém Hefesto recusou o convite de sua mãe. Mas Hera não desistiu da volta de seu filho e pediu para que Dionísio o convencesse a voltar. Dionísio só conseguiu isso após embriagá-lo com vinho e com uma mula ajudando ele a carregar Hefesto de volta ao Olimpo.Um tempo antes de voltar para o Olimpo, Hefesto se vingou de sua mãe, construiu um lindo trono de ouro e mandou entregá-lo. Sua mãe Hera muito contente, sentou-se no trono, mas nele havia fios transparentes que seguraram Hera no trono e ninguém conseguia tirá-la, até que Hefesto soltou sua mãe e disse que voltaria ao Olimpo apenas se sua mãe lhe desse a mão da mulher mais bela.
      No Olimpo Hefesto continuou suas criativas obras e mesmo com as críticas e risadas irônicas por causa de suas pernas conseguiu a atenção de todos os deuses pelo fato de sua grande sabedoria e criatividade. Foi então que Hera para reparar seus danos lhe deu a mão de Afrodite(Deusa do amor e da beleza). Hefesto casou-se com Afrodite, no entanto, apesar da beleza de Afrodite ser muito grande, seu caráter não era.Afrodite sempre manteve um caso com o Deus Ares(Deus da guerra selvagem), mas Hefesto tomou conhecimento da traição e preparou uma armadilha para os dois. Hefesto saiu de casa e Afrodite se encontrou com Ares em sua residência e na cama Hefesto tinha colocado uma rede com fios transparentes, foi então que os dois deitaram e ficaram amarrados na frente de todos os deuses passando humilhação. Logo depois de sua separação casou com Caris que era Deusa da graça e primavera, foi quando Hefesto teve paz. O deus Hefesto não teve nenhum filho.
           Um mito de fundação ateniense narra que Atena teria recusado uma união carnal com Hefesto devido à sua aparência pouco atraente e seu defeito físico, e que quando ele então se enfureceu e tentou tomá-la a força, a deusa desapareceu de sua cama. A ejaculação de Hefesto caiu sobre a terra, engravidando Gaia, que acabou por dar à luz a Erictônio de Atenas; este então foi dado, ainda criança, a Atena, para que essa o criasse, guardado por uma serpente.
           Na ilha de Lemnos, sua consorte era a ninfa Cabiro, com quem ele teve dois filhos, dois deuses ferreiros conhecidos como cabiros. Na Sicília, sua consorte foi a ninfa Etna, e seus filhos foram os dois deuses dos gêiseres sicilianos conhecidos como palicos.
           Segundo Homero a esposa de Hefesto era Cáris. Para a maior parte dos mitos, no entanto, Hefesto é marido de Afrodite, que o trai cometendo adultério com Ares.
            Hefesto tinha uma grande capacidade de criação. De acordo com a mitologia, foi ele quem fez égide que é o escudo de Zeus, usado na batalha contra os titãs. Ele também construiu pra si um lindo e grandioso palácio de bronze. Entre suas criações está Pandora, a primeira mulher mortal.Foi responsável por fazer boa parte dos magníficos equipamentos dos deuses, e quase todo tipo de trabalho em metal dotado de poderes mágicos que aparece na mitologia grega é tido como tendo sido feito pelo deus; o elmo alado e as sandálias de Hermes, o peito de armas conhecido como égide, a célebre cinta de Afrodite, o cetro de Agamenon[10] a armadura de Aquiles, os crotala de bronze de Héracles, a carruagem de Hélios (bem como a sua própria), o ombro de Pélops, o arco e flecha de Eros. Hefesto trabalhava com o auxílio dos ciclopes ctônicos, seus assistentes na forja. Também construiu autômatos de metal que trabalhavam para ele; entre estes estavam tripés que tinham a capacidade de ir e votar ao Monte Olimpo. Hefesto deu ao cego Órion seu aprendiz, Cedálion, para ser seu guia. Em uma das versões do mito do deus, Prometeu teria roubado o fogo que ele deu aos homens da forja de Hefesto. Este também teria criado o presente que os deuses deram ao homem, a mulher Pandora e seu pithos. Como um hábil ferreiro, Hefesto fez todos os tronos do Palácio do Olimpo.
           Em muitas histórias dizem que Hefesto não tem filhos,em outras já lhe atribuem a paternidade de:Eros Deus do amor que em versões e filho do caos,Afrodite com Hefesto ou Zeus,ou Hermes ou Ares . Com Aglaia(uma das Três Graças)ele teve Eucleia(Deusa da boa reputação e da glória),Eutênia(espírito feminino que personificava a prosperidade para os antigos gregos),Eufeme(Deusa do correto discurso) e Filofrósine(Deusa da amabilidade).Com Etna teve os Palicos,com Cabiro teve os Cabiros(gênios benfeitores que habitavam a ilha de Lemnos),com Gaia teve Erictônio(foi (segundo algumas versões) primeiro rei mítico de Atenas; segundo outras versões, Erictónio foi o sucessor de Anfictião)Com Anticleia teve Perifetis,e de mães desconhecidas teve Árdalo,Cércio (possivelmente),Óleno,Palemônio(É um argonauta,conhecido com o reparador,é capaz de consertar praticamente tudo),Filoto,Pílio e Espínter.
         Seu representante romano Vulcano era pai de Caco(gigante semi-humano) e Céculo.

       
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou,odiou ou quer dar sugestões,comentem